Blog Post

Como fidelizar a carteira de clientes da contabilidade? Descubra!<span class=12 min read">
Cotidiano Contábil

Como fidelizar a carteira de clientes da contabilidade? Descubra!12 min read

Consumidores que mantêm um bom relacionamento com empresas, além do mero contato formal, funcionam como núcleos de atração. Isso porque eles despertam a curiosidade de outras pessoas que buscam serviços do tipo. carteira de clientes da contabilidade

Dessa forma, fidelizar a carteira de clientes da contabilidade é um ótimo meio de divulgar a imagem do seu escritório e investir na boa reputação. Pensando nisso, preparamos um artigo especial para que você saiba como cumprir essa estratégia com êxito. Acompanhe conosco!

O que é uma carteira de clientes da contabilidade?

Essa carteira se relaciona ao total de consumidores frequentes de uma determinada empresa. São aqueles clientes que adquirem periodicamente algum produto ou serviço dessa companhia.

Contudo, ao avaliar as possibilidades crescimento de uma carteira, mesmo os consumidores inativos devem ser considerados. Isso porque eles já adquiriram algum produto no passado e podem ser convencidos a solicitar um novo serviço. carteira de clientes da contabilidade

Essa constatação é especialmente relevante no ramo de contabilidade, já que as obrigações fiscais e tributárias não podem ser negligenciadas. Por isso, os profissionais da área estão sempre em demanda. Podemos apontar três tipos de clientes relevantes para a montagem de uma carteira. Vamos conhecê-los.

Clientes ativos

Esses são os consumidores fidelizados. Eles são essenciais para um ciclo de vendas e respondem aos estímulos da empresa, já que mantêm uma relação de confiança mútua com ela. carteira de clientes da contabilidade

Clientes inativos

Aqui, temos os clientes que já adquiriram algum serviço ou produto (um software dedicado às operações contábeis, por exemplo), mas não o fazem de forma frequente. Um dado interessante é que eles podem ter migrado para algum concorrente que oferece melhores condições de acordo com suas necessidades.

Prospects

Também conhecido como leads no marketing digital, são consumidores em potencial que sondam a sua empresa, mas que ainda não se decidiram pela aquisição de algum serviço. Essas pessoas costumam oferecer dados para contato, como nome e e-mail, o que gera uma oportunidade valiosa.

Como montar uma carteira de clientes no escritório contábil?

Agora, conheceremos algumas dicas importantes para rechear a sua carteira de clientes e garantir que o seu escritório esteja sempre em evidência.

Cuide muito bem dos clientes que já estão com você

O primeiro passo para conquistar clientes novos e fidelizar os inativos é garantir que aqueles que já buscam os seus serviços com frequência estejam devidamente satisfeitos. Pode parecer estranho, mas essa dica procede: quando as pessoas que buscam algum serviço contábil notam o tratamento da sua empresa aos consumidores fidelizados, a tendência é que eles se interessem mais ainda.

Isso porque um escritório com alto índice de rotatividade de clientes não passa a tranquilidade e confiança necessárias para os consumidores em potencial, que buscam uma alternativa no mercado. Como se não bastasse, os fidelizados tendem a trazer novas pessoas para o seu escritório, por meio da divulgação boca a boca.

Peça indicações para aumentar a carteira de clientes

Mencionamos o “marketing boca a boca” e essa estratégia merece um tópico especial. No ramo da contabilidade, uma das estratégias mais valiosas para captar novos clientes é essa propaganda informal.

Basta pensar um pouco nas especificações do ramo contábil: os profissionais dessa área trabalham com finanças (principalmente na contabilidade gerencial), tributos e obrigações legais. Assim, pessoas que precisam desses serviços priorizam a confiança e a transparência acima de tudo.

Dessa forma, elas costumam buscar dicas com colegas, parceiros e amigos próximos. Portanto, uma ótima maneira de aumentar a carteira de clientes é consultar os próprios consumidores já fidelizados, em busca de indicações.

É possível oferecer prêmios e descontos oficiais para aqueles que indicarem amigos que efetivamente fechem negócio com a sua empresa. No caso de mensalidades, por exemplo, é possível oferecer um desconto regular nos pagamentos.

Monte uma estratégia completa

As duas primeiras dicas são especiais para escritórios que já operam há um certo tempo e desejam conquistar novos clientes. Contudo, é possível incrementar as suas estratégias mesmo se você ainda está começando do zero. Isso passa pela montagem de um plano de ação completo para captação.

Assim, é fundamental estudar o perfil dos consumidores ideais do seu negócio para conseguir uma segmentação adequada. Desse modo, você, como gestor do negócio, pode buscar clientes menores, como MEIs e donos de e-commerces.

Com essa atitude, você consegue delinear uma estratégia específica e com maior poder de conversão, já que o público-alvo será composto por uma parcela mais segmentada. Por fim, o último passo é a montagem de um pacote de serviços com diferenciais ideais para nichos específicos.

Um exemplo: se o seu negócio começa a se apresentar como um escritório especializado em microempresários, é interessante reforçar os seus serviços específicos, como a contabilidade dedicada aos MEIs — de forma que eles alcancem a maior rentabilidade possível sem desrespeitar as obrigações.

Invista em estratégias de marketing

Você deve ter notado que reforçamos a necessidade de levar o seu serviço ao público. Contudo, como isso pode ser efeito, de fato? Enviando milhares de e-mails aleatoriamente? Abordar pessoas nas redes sociais?

Essas não são estratégias razoáveis. Uma ótima medida é investir em estratégias de marketing de conteúdo. Além de contar com técnicas específicas para atingir as pessoas, ainda será possível controlar o que será comunicado a elas e a frequência dos contatos.

Por meio de um blog simples e um ou mais redatores que se alinhem às suas expectativas, é possível produzir artigos relevantes e atrair pessoas que estejam em busca de conhecimento da área. Dessa forma, você evita estratégias invasivas e ainda oferece informações úteis.

Analise e repita todas as dicas sempre que necessário

O trabalho de conquistar novos clientes e fidelizá-los nunca termina. Afinal, você pode colecionar diversas avaliações positivas, mas alguns consumidores sairão da sua carteira por motivos fora do seu alcance.

Assim, é importante entender que conduzir a carteira de forma adequada é uma tarefa cíclica, que deve ser repetida de forma frequente para garantir o crescimento do empreendimento e gerar novas oportunidades.

Cabe aos gestores decidir pela eliminação de certos métodos e a substituição, de acordo com as diretrizes da companhia e de novas técnicas de segmentação. Priorizar a contratação de tecnologias dedicados ao mercado contábil é uma ótima forma de manter o seu negócio modernizado e atento às tendências.

Quais são as vantagens de ter uma boa carteira de clientes?

Agora que já apresentamos as dicas de gerenciamento de uma carteira de clientes, é o momento de conhecer os benefícios dessas estratégias para a sua companhia. Podemos elencar algumas das mais óbvias:

  • aprimoramento do relacionamento entre o negócio e os clientes;
  • melhoria nos canais de atendimento e pós-venda;
  • possibilidade de customizar os produtos de acordo com a demanda e necessidade do público-alvo;
  • estratégias de marketing mais precisas, principalmente ao combiná-las com ferramentas de análises de dados;
  • marketing boca a boca;
  • melhoria no nível de satisfação geral.

Gerenciar a carteira de clientes de forma adequada proporciona à empresa a aplicação de mudanças pontuais em seus processos de vendas, além do desenvolvimento de metas e objetivos para aproveitar as oportunidades.

Além disso, a gestão da carteira proporciona decisões apuradas na hora de escolher parceiros. Isso porque se torna mais fácil identificar aqueles que se alinham aos seus objetivos, diretrizes e metas preestabelecidas.

carteira de clientes da contabilidade

Como fidelizar clientes na contabilidade?

O cliente que nutre confiança pela sua marca tende a pensar duas vezes antes de considerar a busca por produtos da concorrência. Afinal de contas, ele prefere garantir serviços de alto nível a arriscar em opções desconhecidas. Agora, conheceremos dicas importantes de fidelização.

Trace metas e objetivos factíveis

Esse tipo de atitude é essencial para cumprir os prazos estabelecidos e manter um nível de excelência em suas entregas. Assim, não prometa prazos irreais ou até mesmo uma quantidade de serviços que o seu escritório não poderá entregar.

Contudo, alguns imprevistos sempre surgirão. Saídas de colaboradores, panes e falhas nos processos, quedas de energia elétrica etc. Nesses casos, seja transparente na argumentação com o seu cliente.

Empresas sérias não sofrerão desses problemas diariamente. Dessa forma, essas ocorrências não serão frequentes e você não comprometerá a sua credibilidade com o seu contratante.

Outro aspecto a ser considerado consiste no atraso dos próprios clientes, principalmente aqueles que ainda não adotaram soluções digitais dedicadas à contabilidade. Assim, tarefas como entregas e gerenciamento de documentos, recibos e envio de notas acabam comprometidos.

Esse tipo de ocorrência acontece por duas razões principais. A primeira dela envolve a falta de uma orientação adequada a esse consumidor. Para que isso deixe de acontecer, converse (de forma amigável) com esse cliente e esclareça a gravidade do atraso de envio dessa documentação. Além disso, marque datas que permitam uma margem razoável para combater os imprevistos.

Já a segunda razão consiste na negligência ou despreparo dos profissionais da empresa contratada. Dessa forma, para coibir esse tipo de comportamento, realize treinamentos e conscientize os seus trabalhadores, reforçando as consequências legais do descumprimento de prazos.

Conheça os seus clientes

Hoje, a tendência é que a empresa que não investe em atendimento personalizado perca cada vez mais espaço. Afinal de contas, encontrar concorrentes é um processo que demanda apenas alguns cliques por parte do cliente.

Esse tipo de atendimento consiste no relacionamento mais próximo entre uma empresa e seus clientes. Os colaboradores passam a conhecer essas pessoas pelo nome, identificam o seu histórico de aquisição de serviços e oferecem sugestões personalizadas.

O atendimento diferenciado deve ser desenvolvido desde o primeiro contato, até mesmo para que o consumidor não passe a pensar que a empresa só se interessou pelas suas opiniões após o fechamento de uma transação.

Fique atento ao modus operandi da empresa contratante. Mencionamos os MEIs, muitos desses profissionais são mais informais e abertos a conversas leves nas tratativas. Entretanto, empresas maiores podem prezar pela seriedade integral nas negociações. Cabe aos contadores identificar essas características e personalizar o tratamento.

Ofereça vantagens e diferenciais

Questões relacionadas ao balanço financeiro mensal, folha de pagamento e obrigações fiscais são algumas das atribuições óbvias dos contadores. Contudo, clientes fiéis, principalmente aqueles que falam bem do seu trabalho para outras pessoas, merecem mais.

Assim, considere a possibilidade de oferecer relatórios financeiros e contábeis completos, além de visitas quinzenais às empresas contratantes. Você estabelece uma relação íntima e até mesmo capta insights valiosos para melhorar ainda mais o trabalho em relação àquele cliente.

Organize a rotina administrativa carteira de clientes da contabilidade

O sucesso do relacionamento com os clientes está diretamente ligado à qualidade do serviço prestado. Contudo, para garantir que cada contratante tenha suas demandas satisfeitas, é necessário organizar a rotina administrativa.

É uma otimização para o seu cronograma. Seu negócio se programa para cumprir todas as obrigações fiscais dos seus clientes, cuidando de revisar todos os procedimentos adotados.

É importante notar que negligenciar alguma obrigatoriedade pode ser um prejuízo irreparável para o seu escritório de contabilidade. Imagine se uma ação precipitada da sua parte ocasione um processo de sonegação movido contra uma das suas contratantes, por exemplo.

Ofereça suporte de qualidade carteira de clientes da contabilidade

Os seus colaboradores são especializados o suficiente para prestar um suporte eficaz e personalizado em relação às dúvidas dos contratantes? Caso a resposta seja negativa, talvez seja o momento de treiná-los de forma adequada.

Além disso, é importante mesclar conhecimento técnico ao bom atendimento. Não adianta ter os profissionais mais talentosos quando esses colaboradores se notabilizam pela rispidez com que tratam os clientes. Busque um equilíbrio na montagem do seu escritório.carteira de clientes da contabilidade

Por que a tecnologia pode ser importante na fidelização de clientes?

Os contadores passam por um processo bastante curioso nos dias de hoje, já que eles estão no olho do furacão da transformação digital. Diversas soluções digitais têm surgido para otimizar o serviço desses profissionais — além de novos cenários, como a contabilidade digital.

A SIEG Soluções Inteligentes desenvolve softwares avançados, totalmente adaptados para o setor contábil. Basta conhecer alguns cases de sucesso para comprovar toda essa eficiência.

Isso porque a companhia foi fundada já com o objetivo principal de otimizar os processos fiscais dos seus contratantes. Com suas soluções digitais, é possível contar com algumas vantagens significativas:

  • geração de relatórios de notas fiscais eletrônicas (e CTes) customizadas;
  • serviço inovador de manifestação do destinatário facultativa. Nesse caso, o sistema baixa a nota, mas não manifesta de forma automática;
  • captura de notas de serviço;
  • armazenamento em nuvem por um período amplo, 5 anos.

O NF-e Sieg, por exemplo, um dos principais softwares da empresa, possibilita ao contador baixar os arquivos XML automaticamente, sem ciência imediata. Além de tudo, ele possibilita a captura dos arquivos SAT. Trata-se do SPED mais rápido do mercado nacional.

Já o Cofre SIEG gerencia arquivos XML de forma otimizada, com armazenamento em um serviço completo de nuvem. Esse sistema é perfeito para organizar a carteira de clientes, já que proporciona uma consulta rápida, o que resulta em uma resposta igualmente veloz caso os seus consumidores solicitem algum arquivo.

Como foi possível perceber no post, gerenciar a carteira de clientes da contabilidade é um processo árduo, mas recompensador para aqueles que conseguem se destacar com um atendimento diferenciado. Além disso, soluções tecnológicas de ponta agilizam esse relacionamento com os consumidores.

Gostou do artigo e quer ler outros conteúdos como este? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter no formulário ao lado!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *