Blog Post

Cofre Sieg: entenda o que é e quais as suas funcionalidades<span class=6 min read">
Cotidiano Contábil

Cofre Sieg: entenda o que é e quais as suas funcionalidades6 min read

Guardar e gerenciar os arquivos XML’s das notas fiscais eletrônicas emitidas é relevante para as empresas, que necessitam desse documento armazenado com segurança em seu banco de dados.

Dentro desse contexto, é bem provável que você já tenha tido problemas ao procurar uma NF-e solicitada pelo cliente, mesmo que as tenha organizadas por ordem alfabética em uma pasta no computador da empresa. Além disso, se perde muito tempo fazendo esse tipo de busca.

Foi pensando em solucionar esse problema que desenvolvemos o Cofre Sieg, um aplicativo que pode organizar de forma prática e rápida os arquivos XML da sua empresa.

Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse programa. Siga conosco e confira agora mesmo!

O que é o Cofre Sieg?

O Cofre Sieg é um aplicativo primordial para qualquer empresa que esteja no mercado atualmente e necessite de um espaço em nuvem para armazenar os seus arquivos XML’s com segurança.

Isso se justifica porque ele auxilia às empresas a atenderem à legislação, que obriga que as notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas sejam armazenadas por um período de pelo menos 5 anos.

Para enviar as notas para o Cofre Sieg, o usuário pode optar por três formas:

  • busca com o certificado digital;
  • instalação de um robô do Cofre Sieg para buscar as notas com uma máquina que determina o envio do XML para a nuvem;
  • envio do XML por e-mail diretamente para a nuvem.

cofre sieg

Quais são as funcionalidades do Cofre Sieg?

O aplicativo Cofre Sieg conta com diversas funcionalidades integradas, que podem fazer a diferença para as empresas. Veja as principais delas, na sequência!

Organização

Quando há uma empresa com um volume de notas expressivo, organizar os cofres pode ser um problema, pois muitas vezes o processo é manual. O Cofre Sieg armazena os arquivos XML de forma automática.

Normalmente se utiliza muito papel para esse trabalho, o que deixa a empresa sujeita a erros ou falhas de operação, além da desorganização dos arquivos. Além disso, se você for imprimir todas as notas fiscais que emite, precisará de um grande espaço físico para armazenar tantos documentos.

Busca de arquivos

Para localizar um arquivo no sistema, o usuário pode utilizar qualquer campo da NF-e, como o número de série, nome da empresa para qual a nota foi emitida etc. Há ainda a pesquisa avançada, que permite ao usuário realizar uma busca detalhada dos arquivos XML.

Extração de relatórios

No Cofre Sieg, o usuário pode extrair relatórios de NFe, CTe, NFST, entre outros. Além dos relatórios, também existem gráficos de fácil visualização para realizar comparativos, como as empresas que venderam e compraram mais.

Para quem essa ferramenta é recomendada?

O sistema Sieg atende desde escritórios de contabilidade com um funcionário que movimenta 100 notas por mês, até grandes companhias, que movimentam mais de 5 milhões de notas no mesmo período.

Além disso, a Sieg tem uma ligação com a Receita Federal, pela qual são retiradas as informações do CNPJ para saber o que é emitido por cada empresa, independentemente de ter recebido ou não a mercadoria. Isso é muito relevante para que haja mais organização.

Por isso, recomenda-se o Cofre Sieg para empresas de qualquer porte, que desejam ter os seus arquivos XML sempre bem organizados.

Quando vale a pena contratar o Cofre Sieg?

Sem a ferramenta Cofre Sieg, as empresas nunca saberão se emitiram alguma nota contra e a contabilidade poderá ter problemas durante a fiscalização. Com a nossa ferramenta configurada, há a garantia de conhecimento e acesso a todos os documentos fiscais.

Assim sendo, contratar a ferramenta é relevante para manter os arquivos XML sempre muito bem organizados na empresa, facilitando a sua localização quando se fizer necessário e tornando-se uma precaução em caso de fiscalizações.

Quais são as vantagens do Cofre Sieg?

Para que você compreenda ainda mais sobre as vantagens que o Cofre Sieg pode trazer para a sua empresa, desenvolvemos uma lista. Acompanhe!

Instalação prática e fácil

A grande vantagem proporcionada pela Sieg Soluções Inteligentes é que não fazemos apenas a venda do sistema. Todos os processos são acompanhados por um consultor, desde a apresentação do software, até o treinamento e a utilização. Isso garante uma instalação prática e fácil.

Usabilidade

O Cofre Sieg é uma ferramenta muito amigável, bonita e fácil de usar. Desse modo, qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informática poderá utilizá-la.

Download em espécie de destinatário

Um diferencial muito importante da ferramenta é que o download é enviado em espécie de destinatário, sem a necessária manifestação. O manifesto do destinatário é uma função que a Receita Federal disponibiliza para que ele confirme ou desconheça operações.

Sistema 100% em segundo plano

O sistema do Cofre Sieg opera 100% em segundo plano, como um antivírus. Uma vez que o sistema for configurado, ele não incomoda o usuário em suas atividades, tanto com o certificado digital A1 e A3.

Geração de PDFs organizados

Além de baixar os arquivos XML dos documentos fiscais, o sistema gera um PDF com todos os documentos da empresa de forma organizada. Se alguma faz uma compra pela internet, por exemplo, o consumidor recebe uma nota fiscal em seu e-mail em dois formatos, PDF e XML. O XML é o arquivo que deve ser armazenado pela empresa, mas o PDF também é útil como um auxiliar.

Como o Cofre Sieg aumenta a segurança das informações dos clientes?

O Cofre Sieg tem o seu sistema de segurança desenvolvido em parceria com a Amazon Web Services, empresa especializada em data centers e armazenagem de arquivos.

Assim, são adotados os protocolos mais modernos da segurança da informação utilizados no mundo inteiro. Os usuários podem ter a tranquilidade de acessar os seus arquivos disponíveis a qualquer momento em que necessitarem, de forma intacta.

Como você pode perceber, o Cofre Sieg é a ferramenta ideal para quem deseja ter as notas fiscais e demais arquivos XML da empresa sempre muito bem organizados.

Ficou com alguma dúvida sobre essa importante ferramenta? Não deixe de entrar em contato conosco! Estamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer questionamento que você tiver sobre o Cofre Sieg.

Posts relacionados

1 Comentário

  1. 6 dicas valiosas para um gerenciamento de documentos fiscais eficiente - Blog SIEG

    […] apenas o armazenamento em nuvem garante essa confiabilidade. Assim, vale a pena investir em um software para proteção de documentos fiscais que, preferencialmente, permita a geração de notas fiscais […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *