As normas brasileiras de contabilidade, também conhecidas pela sigla NBC, são regras de conduta que necessitam ser seguidas pelos contadores e demais profissionais da área.

Tratam-se de regulamentações que têm o objetivo de padronizar processos e tornar os procedimentos de trabalho contábil compreensíveis, tanto para os colegas de profissão, quanto para pessoas leigas que precisam ter acesso a esses documentos por algum motivo.

A adoção das normas brasileiras de contabilidade é uma prática muito benéfica, porém é comum que elas sejam alteradas de tempo em tempo. Por isso, é importante que o profissional contábil se mantenha atualizado em relação a elas.

Pensando nisso, desenvolvemos este post, que apresentará uma série de dicas para que você saiba como se manter atualizado com as normas brasileiras de contabilidade. Acompanhe, a seguir!

Entenda quais são as normas brasileiras de contabilidade

As normas brasileiras de contabilidade são divididas em duas categorias: normas técnicas e normas profissionais.

No primeiro caso, elas são responsáveis por fazer a regulamentação dos procedimentos e regras que são obrigatórios para que se pratique o exercício da profissão contábil. Especificamente, elas podem ser reconhecidas pela sigla NBCT.

Já as regras profissionais, que recebem a sigla NBCP, têm o objetivo de regulamentar as atividades da profissão de contador em si.

Ambos os casos merecem a atenção dos profissionais da área, que precisam estar sempre em busca de conhecimento sobre a atualização delas, para assim se manterem ativos no mercado e não causarem erros ao desenvolverem trabalhos para as empresas que atendem.

Além de entender os diferentes tipos de normas brasileiras de contabilidade, é necessário seguir uma série de recomendações para aprender sobre cada uma delas.

Verifique constantemente o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o órgão responsável por elaborar e divulgar as normas brasileiras de contabilidade. Por isso, ele deve ser uma das principais fontes de informação sobre as regras que devem ser seguidas.

Assim sendo, você deve sempre consultar o conselho quando tiver dúvidas ou necessitar saber algo em específico, como as alterações na forma de mensurar receitas e informações ao fisco.

Acompanhe blogs de contabilidade

Blogs de contabilidade, como o da Sieg, estão sempre em busca das novidades do setor, para divulgar a seus leitores. De tal modo, convém acompanhar esses canais, que certamente produzirão artigos interessantes informando sobre mudanças nas normas de contabilidade.

Além dos blogs, você também pode seguir páginas nas redes sociais e fazer a assinatura de revistas da área, para manter-se sempre muito bem informado sobre o assunto.

Invista em cursos e treinamentos

Como as alterações nas normas da contabilidade acontecem constantemente, investir em cursos e treinamentos pontuais é uma alternativa interessante. Esses cursos são ministrados, geralmente, por instituições de ensino regionais e também entidades de classe.

Realizar esses cursos é bastante relevante, uma vez que a educação continuada é a única maneira de um contador se manter ativo no mercado e assim ter mais desenvolvimento profissional e prestar um trabalho adequado para os seus clientes.

Leia sobre legislação contábil

A leitura sobre legislação contábil também é um meio muito interessante para a capacitação profissional. Isso porque as literaturas que trazem as normativas e regras que precisam ser seguidas são constantemente atualizadas.

Ler sobre legislação contábil é relevante para que todas as alterações que foram feitas possam ser analisadas caso a caso e você saiba como aplicar tudo de forma ética e correta, ao prestar serviços aos seus clientes.

Invista em capacitação EAD

Muitas vezes o pouco tempo disponível para estudar as normas brasileiras de contabilidade pode ser um empecilho para os contadores. Afinal, se deslocar até uma instituição de ensino demanda tempo e pode não ser adequado para quem trabalha muito todos os dias.

Por isso, uma alternativa interessante é investir nas capacitações EAD, pesquisando cursos a distância que tragam informações relevantes sobre as mudanças no universo contábil.

Diversas instituições de ensino trabalham nessa modalidade e podem ser úteis para quem deseja se aprimorar, mas não tem muito tempo para isso. Afinal, os cursos a distância podem ser feitos em qualquer hora e em qualquer local desde que se tenha acesso à internet.

Participe de grupos nas redes sociais

A tecnologia precisa ser vista como uma aliada pelos profissionais da contabilidade e, assim sendo, participar de grupos da área em redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp, pode ser uma boa ideia para manter-se sempre atualizado.

Os grupos de contabilidade promovem interessantes debates e trocas de conhecimento entre os profissionais, sendo um excelente canal para, além de discutir sobre as NBC, também praticar networking com outros contadores.

Tenha boas habilidades no ambiente digital

Como você pode perceber, muitas das dicas para se manter atualizado sobre as normas brasileiras de contabilidade estão relacionadas às habilidades no ambiente digital. Desse modo, é importante que você tenha facilidade em lidar com todas essas situações.

Apenas dessa forma será possível ficar bem informado sobre todas as alterações que são feitas nas legislações, bem como se atualizar nas demais áreas da contabilidade, de modo geral.

Mantenha um bom relacionamento com colegas de profissão

É bastante relevante que você mantenha um relacionamento saudável com os seus colegas de profissão. Por mais que eles possam ser concorrentes, em alguns casos, isso não significa que eles necessitem ser seus inimigos.

Você pode buscar sempre ter um relacionamento amigável com colegas de profissão, trocando dicas profissionais e também ideias e opiniões sobre as diferentes maneiras de se aplicar e aprender as normas brasileiras de contabilidade.

De maneira geral, podemos dizer que é imprescindível que os contadores tenham conhecimento sobre as mudanças que ocorrem nas normas brasileiras de contabilidade, uma vez que elas afetam diretamente no seu desempenho profissional. Então, seguir as dicas que listamos é muito importante para estar sempre em dia com os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento do seu trabalho.

Gostou do nosso artigo e quer receber mais dicas interessantes como essas em suas redes sociais? Então siga as nossas páginas. Estamos no Facebook, no Twitter, no Google Plus e no LinkedIn. Acompanhe nossos conteúdos também por meio desses canais.