INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

contabilidade gerencial

Como a contabilidade gerencial pode ajudar o seu cliente?

Aqueles que trabalham na área de contabilidade sabem como o trabalho de administração de finanças pode ser complexo. Mas, no geral, ela é dedicada apenas a acompanhar o fluxo de recursos dentro da empresa.

Porém, em momentos de crise, quando a empresa está passando por mudanças ou é necessário averiguar possíveis erros, a contabilidade gerencial ganha bastante importância. Caso você não o conheça, esse conceito nasceu durante a época da Grande Depressão, após a Segunda Guerra Mundial.

Seu objetivo é condensar as informações financeiras que os gestores da empresa precisam, para tomar diversas decisões vitais dentro do negócio e manter o controle de suas atividades. Considerando a grande ênfase dada hoje em dia à análise de métricas, você pode concluir que todo cliente de contabilidade pode tirar proveito desse serviço.

Se você quer entender mais sobre a contabilidade gerencial, como essas técnicas podem auxiliar seu cliente e como oferecer esse serviço, acompanhe e descubra tudo que precisa saber.

Como a contabilidade gerencial beneficia seus clientes?

Hoje em dia, essa área é fundamental para o funcionamento e crescimento de um negócio, principalmente para conseguir ter um diferencial de mercado. Aqui estão 4 motivos para isso. Vejamos a seguir.

Mais informação para tomar decisões

Como já mencionamos, o trabalho desse tipo de contabilidade é acompanhar os dados de finanças da sua empresa e gerar relatórios detalhados que contribuam para a tomada de decisão dos seus gestores. Tomar decisões com base no “achismo” ou em pura intuição não é uma boa estratégia. Não em um mercado tão complexo e volátil.

Esses dados são bem variados, como o custo e desempenho de cada setor individualmente, avaliação da sua competitividade no contexto atual do mercado, entre outros. Quando mais precisos forem seus dados, melhor.

Compreender o retorno financeiro de seus investimentos

Uma das métricas mais importantes que você pode obter por meio da contabilidade gerencial é o nível de rentabilidade de seus diversos investimentos dentro da empresa.

Por exemplo, descobrir quanto de retorno financeiro você obtém com cada real investido em campanhas de marketing. Dependendo da avaliação feita, você pode testar e planejar futuros investimentos com mais facilidade e gerar resultados mais consistentes.

Quais devem ser as metas de rentabilidade

Boa parte dos problemas financeiros de uma empresa ocorre quando um gestor não sabe quais são as exigências mínimas de retorno para manter seu capital de giro. Muitos acabam investindo em oportunidades de médio e longo prazo, as quais podem ser boas, mas esquecem de conferir se a estrutura financeira atual dá suporte para esse tipo de atuação no momento. Assumir riscos sem o devido preparo nunca é uma boa ideia.

Aprender a lidar com os momentos de crise

Todo esse conceito de contabilidade nasceu durante a Grande Depressão, quando era necessário tomar decisões rápidas e assertivas para manter a integridade da empresa. Um movimento desinformado poderia significar uma grande perda de recursos e a demissão de vários funcionários.

Hoje em dia, esse quadro não mudou muito. A alta concorrência exige que os gestores saibam se posicionar em momentos de crise, seja ela generalizada na economia ou apenas na empresa.

contabilidade gerencial

O que você precisa fazer para fornecer contabilidade gerencial aos seus clientes?

Agora que você entende por que seus clientes precisam desse tipo de contabilidade, é hora de ver como você poderá oferecê-la com maior qualidade. Aqui estão 4 passos para você seguir:

Profissionais com amplo conhecimento de finanças

Naturalmente, uma empresa precisa de especialistas para prestar um serviço de alta qualidade em qualquer área. Dentro da contabilidade, isso é ainda mais importante, pois a quantidade de conhecimento exigida para atuar aqui é bem ampla, indo desde a matemática financeira até a área tributária. Ter um contador incompleto nessa posição é, no mínimo, um risco para o seu cliente e para a integridade da empresa.

Fontes de informação sobre o mercado e a economia

Para fornecer suas análises de contabilidade aos seus clientes, você não pode se restringir apenas às suas atividades internas. É importante fornecer o contexto econômico da sua análise.

Afinal, algo que pareça uma boa ideia em tempos de crise, pode ser apenas um desperdício de energia para quem está em uma condição mais favorável, em que possa correr alguns riscos para obter maior retorno. Ter acesso a portais de dados sobre a economia, notícias privilegias e afins será um forte diferencial em relação a outros escritórios de contabilidade.

Alinhamento entre setor fiscal e financeiro

Apenas para esclarecer, a contabilidade gerencial é profundamente alinhada com o trabalho do setor jurídico da empresa, pois boa parte de suas avaliações também dependem da condição fiscal do negócio.

É importante que ambos possam trocar informações com facilidade, enviando e recebendo dados em pouco tempo. Sem tal proximidade, é bem provável que o seu negócio comece a perder eficiência.

Lembre-se de também colaborar com os outros setores da empresa do seu cliente. Todos eles fornecem os dados que você precisa sobre as atividades diárias do negócio. Converse bem com seus clientes e busque o máximo de coordenação com todos no time.

Uso de softwares e outras tecnologias para otimizar o trabalho

Por fim, mas não o menos importante, é quase impossível imaginar uma pessoa tomando nota de cada detalhe sobre a movimentação financeira do negócio. Há muito mais informação circulando do que qualquer um jamais seria capaz de processar e organizar por conta própria. Por isso que, para realizar um serviço de qualidade, você precisa de softwares contábeis adequados.

Como o nome já diz, a função desse tipo de ferramenta é facilitar a análise financeira de uma empresa. Ele pode captar dados do cliente, de parceiros ou do mercado de forma geral e usá-los para gerar relatórios mais detalhados sobre o desempenho financeiro do negócio. Dessa forma, uma avaliação que levaria meses para ser feita pode ser realizada, de forma automatizada, em questão de poucos dias.

Agora que você tem essas informações, é hora de colocar a contabilidade gerencial em prática dentro do seu escritório. Acha que mais pessoas podem aproveitar? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a importância desse setor.

Artigos relacionados