Blog Post

Contabilidade digital: entenda mais e prepare sua empresa<span class=6 min read">
Cotidiano Contábil, Fiscal e Tributário

Contabilidade digital: entenda mais e prepare sua empresa6 min read

Desde que a tecnologia se tornou protagonista em empresas de diferentes ramos de atuação, os gestores e profissionais contábeis vêm sendo agraciados com soluções digitais de ponta destinadas a otimizar o trabalho. Neste post, vamos apresentar mais uma dessas melhorias: a contabilidade digital.

Uma das razões pelo qual esse modelo de negócio vem sendo adotado cada vez mais é o aumento de produtividade geral dos colaboradores. Afinal, com a digitalização dos serviços fiscais, o contador pode acessar as informações dos clientes em poucos cliques, sem a necessidade do contato direto para checar situações.

Para informá-lo sobre a contabilidade digital e seus benefícios, preparamos este conteúdo especial. Confira!

O que é a contabilidade digital?

É um modelo de negócios para empresas de contabilidade e trabalhadores autônomos que se relaciona à substituição de toda a parte manual dos processos de coleta e reunião de informações por soluções digitais robustas e capazes de automatizar as operações financeiras.

Além disso, a tecnologia adotada ainda proporciona o monitoramento eficiente das movimentações contábeis e fiscais, tornando mais prático o trabalho do profissional do ramo. A contabilidade digital transforma as tarefas em serviços compartilhados, aproximando os contadores dos seus clientes — o que garante um relacionamento mais próximo e fideliza os consumidores.

Basicamente, a contabilidade digital é a integração das rotinas contábeis às tecnologias mais avançadas no mercado. O grande diferencial é que a iniciativa se baseia na utilização de todo o alcance da internet e das ferramentas tecnológicas, o que elimina grande parte das tarefas burocráticas e possibilita que as empresas reduzam custos e otimizem suas tarefas.

Um exemplo prático: empresas estrangeiras já contam com a digitalização de processos de autoria. Com essa funcionalidade, é possível ter uma trilha digital de quando e por quem cada arquivo foi acessado. Assim, em vez de pesquisar nos gabinetes de arquivos a documentação necessária durante uma auditoria, os auditores poderão aproveitar os arquivos digitais.

Um serviço digitalizado melhora a eficiência e a precisão desses processos e possibilita uma auditoria de 100% das transações financeiras de uma empresa, em vez de apenas uma amostra. Além disso, esse exemplo prova que a tecnologia chega para agregar valor ao trabalho do contador, e não para eliminar a necessidade desse profissional.

Quais são as vantagens de oferecer esse serviço?

Agora, para ir além do conceito inicial, vamos conhecer os benefícios mais importantes da adesão à contabilidade digital.

Menos gastos com impressão

Bom, vamos iniciar com um benefício básico. Verificar, autenticar e armazenar devidamente arquivos de notas fiscais eletrônicas (NFe-s), documentos auxiliares da nota fiscal (DANFEs), livros diários e balanços, entre outras obrigatoriedades contábeis, se tonou bem mais fácil com a popularização da opção digital de se fazer contabilidade.

Desse modo, não há mais necessidade de manter uma elevada quantidade de papéis na empresa para garantir o arquivamento de informações relevantes. Toda essa papelada pode ser transformada em arquivos digitais que serão armazenados na nuvem, com acesso remoto e simplificado para os contadores.

A contabilidade digital evolui junto com as ferramentas

As tecnologias que têm sido mais implantadas para otimizar os serviços de contabilidade, como inteligência artificial e computação em nuvem, podem ser combinadas em um único sistema de gestão.

Essa estrutura possibilita que os dados dos clientes sejam acessados de forma 100% online, com acompanhamento das rotinas contábeis em tempo real.

Menos retrabalho para os contadores

Além disso, o nível de retrabalho é, também, reduzido. Quando lembramos da contabilidade mais tradicional, fica mais fácil visualizar os ganhos obtidos pela transferência em tempo real das informações.

Sistemas mais evoluídos de gestão proporcionam vantagens significativas em agilidade e ampliação de atendimentos (ou seja, o número de clientes por cada contador).

Atualização em relação às demandas do mercado

Aderir à contabilidade digital não é apenas seguir uma tendência do mercado, mas acompanhar as exigências legais, já que a troca de informações contábeis se tornou plenamente informatizada — basta se lembrar do SPED Fiscal e de todos os seus módulos.

Além de agilizar a rotina dos escritórios e facilitar a escrituração e o repasse das informações fiscais, a contabilidade digital torna mais simples o arquivamento desses dados e a consulta rápida. Isso agiliza a fiscalização por parte dos órgãos públicos e ajuda a livrar a empresa de multas e sanções diversas.

Redução de erros

A automação aplicada à contabilidade possibilita a redução dos erros humanos, o que ainda auxilia a realizar trabalhos repetitivos em menos tempo e liberar os colaboradores mais talentosos da empresa para tarefas mais desafiadoras.

Dessa forma, você garante que seus prazos com os clientes estejam sempre em dia, já que a automação vai garantir um ritmo estável de cumprimento de tarefas. Além disso, essa estabilidade possibilita projeções de metas mais precisas.

contabilidade digital

Como unir as contabilidades digital e consultiva?

Investir na contabilidade digital é um passo importante para todas as empresas de serviços contábeis que desejam assumir um papel consultivo junto aos seus clientes. A opção consultiva pode ser definida como a combinação entre inteligência empresarial, capacidade de interpretar novas informações e a atuação estratégica em prol dos contratantes.

A atuação desse profissional tem como principal objetivo fornecer diagnósticos precisos da situação atual dos clientes e fornecer estratégias factíveis de melhoria em toda a rotina contábil dos contratantes. Podemos dizer que esse novo contador é uma evolução significativa do colaborador mais básico, que se ocupava apenas com guias de impostos e folhas de pagamento, por exemplo.

Para se aprimorar como um contador dos novos tempos, nada melhor do que utilizar as soluções digitais mais avançadas do mercado. Dessa forma, a união da contabilidade digital à consultiva pode ser exemplificada por esse novo modelo de profissional.

Assim, temos o consultor que se adapta à transformação digital, unindo tecnologia e consultoria assertiva de negócios. Nessa nova configuração, o profissional se qualifica para prover os serviços tradicionais da contabilidade com o auxílio de ferramentas de ponta.

Percebeu como a contabilidade digital veio para ficar? O mais interessante é que o bom profissional não precisa se preocupar. Os avanços tecnológicos crescentes na área são destinados a tornar os contadores mais completos e prepará-los para as demandas de um mercado em constante mudança.

Gostou do artigo e quer ler mais um conteúdo relevante? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre como dar desconto em nota fiscal eletrônica!

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Aprenda a emitir nota fiscal pelo celular com a ajuda da SIEG - Blog SIEG

    […] objetivos ambiciosos: se tornar uma referência no mercado de soluções tecnológicas aplicadas à contabilidade. E não só no Brasil, mas em toda a América […]

  2. 4 dicas valiosas para evitar erros na folha de pagamento -

    […] você souber desde o começo como cada informação deve ser lançada no sistema — de forma digital —, quem é responsável por cada tarefa e como deve ser feita a verificação do processo você […]

  3. 4 dicas valiosas para evitar erros na folha de pagamento - Chiclete Marketing

    […] você souber desde o começo como cada informação deve ser lançada no sistema — de forma digital —, quem é responsável por cada tarefa e como deve ser feita a verificação do processo você […]

  4. Avatar
    Vinicius

    quero conhecer a ferramenta.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *