INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Contabilidade 4.0 e Tecnologia

Contabilidade 4.0: conheça o futuro do segmento contábil

Em alguns anos o contador vai deixar de existir? Entenda tudo sobre esse tema, conheça a contabilidade 4.0 e saiba por que ela é o futuro da profissão.

Praticamente todo contador já ouviu falar que sua profissão está caminhando para a extinção, não é mesmo? Bom, um dos motivos pelo qual Isso acontece, é porque, em 2018, uma pesquisa revelou algumas ocupações que iriam acabar.

O texto da pesquisa aponta o avanço da tecnologia como causa da extinção de algumas profissões e a contabilidade estava entre elas. No entanto, se você tem medo que isso aconteça, não se preocupe! Na verdade, as inovações agregam ao dia a dia e ajudaram a criar a contabilidade 4.0

Neste conteúdo, abordaremos em detalhes o assunto e mostraremos como você pode se adaptar ao cenário tecnológico que tende a crescer cada vez mais. Confira!

Contabilidade 4.0

A contabilidade 4.0 vai acabar com a profissão da forma atual?

Muitas pessoas ainda enxergam o contador como um profissional em uma sala antiquada, escura e lotada de prateleiras com documentos. Aquele que visita o cliente só para pegar assinaturas. A gente sabe que alguns escritórios ainda são assim. Mas a tendência é que esse modelo fique para trás.

Essa parte burocrática e operacional está perdendo cada vez mais espaço. Isso não quer dizer que a profissão vai acabar ou que o setor fiscal não é importante. Na verdade, o acompanhamento da saúde financeira das empresas e o cálculo de impostos, por exemplo,  são essenciais para qualquer companhia crescer e lucrar.

Do mesmo modo acontece com a análise patrimonial e muitas outras atividades do ramo. Além disso, a contabilidade como um todo é fundamental para evitar problemas com órgãos como, por exemplo, a Receita Federal. 

Mas a questão é que muitas dessas funções foram impactadas pela tecnologia e podem ser resolvidas ou otimizadas por softwares contábeis ou de gerenciamento de documentos fiscais. Assim, sobra tempo para que o contador deixe a parte repetitiva de lado para se tornar estratégico, como visa a contabilidade 4.0. 

A inovação não impactou só esse setor. Pense na forma como utilizamos os bancos atualmente. Quem imaginava que realizar uma transferência ou abrir uma conta seria tão prático? As instituições financeiras digitais chegaram para transformar esse segmento. Mas não destruíram as tradicionais. Elas apenas precisaram se adaptar à realidade e, com isso, tiveram diversos benefícios. 

Com a contabilidade, a situação é parecida. Deixar de lado o operacional e aderir a sistemas gera mais assertividade e produtividade para o escritório. Sem contar que abre espaço para uma contabilidade consultiva, elemento vital para o planejamento da empresa.

Como os escritórios podem se adaptar à contabilidade 4.0?

A contabilidade 4.0 é que um conjunto de táticas e tecnologias que automatizam funções e agilizam a rotina dos profissionais. Dessa forma, em vez de focar em apenas em executar tarefas, o contador possui tempo para ser consultivo e fazer parte da estratégia de seus clientes. 

Mas como isso funciona? O primeiro passo é comunicar aos seus parceiros esse novo serviço. Começar a engajar mais nas decisões que norteiam a companhia e se fazer presente em reuniões importantes. Dessa forma, a ocupação deixa de ser vista como burocracia e se torna parte da tomada de decisão de outros negócios. 

Outro ponto fundamental é deixar a resistência à tecnologia de lado e aderir à essas soluções tão vantajosas. Seja para gerir tarefas, armazenar documentos em nuvem, utilizar inteligência artificial ou gerenciar documentos fiscais.

A SIEG, por exemplo, possui um software poderoso, intuitivo e fácil de usar para auxiliar nesse último item citado. Essa parte é tão relevante porque, só com a automatização das atividades, o contador terá tempo para auxiliar os clientes sobre os rumos da organização.

Por fim, daremos uma dica sobre como se adaptar a contabilidade 4.0. Para ter sucesso nesse novo momento, é importante que o contador tenha visão estratégica, mantenha-se atualizado e faça especializações sobre o assunto. 

Toda profissão se transforma

E então, ficou mais tranquilo quanto ao futuro da contabilidade? Lembre-se que toda profissão se transforma ao longo dos anos, tanto pela tecnologia, quanto pela mudança de comportamento da sociedade.

Por isso, procure soluções confiáveis e modernas que possam ajudar nesse processo e caminhe para a evolução. Assim, teu escritório se mantém competitivo no mercado, se torna crucial para os clientes e gera muito lucro.

Agora, que tal conferir outro conteúdo com 5 dicas para contadores que desejam crescer profissionalmente? É só clicar no título do artigo que está logo abaixo: 

Artigos relacionados