O volume de alterações contábeis segue crescendo, enquanto o dia a dia dos escritórios de contabilidade continua altamente complexo. Em meio a este cenário, o contador ainda enfrenta a necessidade de ser mais atuante nas decisões estratégicas dos clientes. Encontrar a saída para tantas demandas não é fácil, mas pode ser mais simples com o uso de tecnologias disruptivas. O que você já sabe sobre inteligência artificial?
O que é a Inteligência Artificial
O conceito de inteligência artificial nada mais é do que um conjunto de tecnologias utilizadas para simular as capacidades humanas. São diferentes ferramentas para desenvolver softwares que se aproximam do nosso jeito de pensar, aprender e agir. E, mesmo parecendo intimidador, isso não significa que um robô irá tomar o seu espaço.
A pesquisa “Prosperando em um mundo de IA” revelou que 80% dos líderes das grandes empresas consideram que essa tecnologia os tem ajudado muito. Isso acontece porque a inteligência artificial é uma ferramenta de apoio utilizada para simplificar a rotina dos profissionais. A partir dela tarefas manuais são automatizadas, atividades são integradas e informações atualizadas em tempo real. Também há vantagens na realização de processos em larga escala, sem perder a eficiência. Juntando tudo, você melhora o serviço, entrega resultados assertivos e, ainda, ganha tempo para estar mais próximo de seus clientes.
A Inteligência Artificial e a contabilidade
Durante algum tempo, acreditava-se que tecnologias como a IA só estariam disponíveis em um futuro muito, muito distante. Mas se você pensa que esta realidade está longe dos escritórios de contabilidade, pode parando por aí.
A inteligência artificial vem sendo utilizada na área contábil para automatizar processos como cálculos, classificação de documentos, análises, entre outros. Muitas vezes este tipo de tecnologia já está presente no dia a dia e o contador nem sabe disso. No HüB SIEG, por exemplo, a IA é utilizada em recursos internos do sistema como na captura de documentos, rotinas automáticas e na visualização de resultados em dashboards. Detalhes que fazem toda a diferença na hora de automatizar o trabalho e investir o seu tempo de forma estratégica.
Uma das áreas da contabilidade em que a inteligência artificial mais tem oportunidades de se destacar é a fiscal. Com uma base de mais 14 bilhões de documentos autorizados, o Fisco poderia analisar, validar e processar informações com mais agilidade. Este é um projeto que já vem sendo pensado e pode estar mais próximo de acontecer do que a gente imagina, confira aqui.
Entre os principais benefícios que a IA proporciona ao escritório de contabilidade estão:
- Redução de custos, pois automatiza processos eliminando horas extras
- Certeza em dados com o cruzamento da legislação com os produtos, serviços e atividades
- Ganho de tempo com a automação de tarefas
- Economia com o ganho de atividades em escala
Como ter mais tempo utilizando a IA
Entre todas as vantagens que a inteligência artificial proporciona, a principal delas ainda é a economia de tempo. A partir da automação dos processos, o profissional se mantém mais próximo de seus clientes atuando de forma estratégica. Por isso, antes de adquirir um sistema, é importante checar se ele conta com este tipo de recurso.
Outro tema inovador que tem pautado a contabilidade é a IoT, conhecida como Internet das Coisas. Ela se refere à integração de dispositivos eletrônicos em um único sistema, tornando conexões de rede mais relevantes e valiosas. Mas este é um tema para outro artigo. Confira aqui e continue mantendo-se atualizado!