INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

iot e contabilidade

IoT e Contabilidade – Qual a conexão?

Estudos indicam que, até 2023, 71% da população mundial estará conectada à internet. Em se tratando de dispositivos conectados, o número que em 2018 era estimado em 18,4 bilhões, crescerá para 29,3 bilhões até 2023. Um salto de 59%! Não é à toa que a Internet das Coisas (IoT) é uma das grandes apostas da indústria mundial.  IoT e Contabilidade

Estima-se que, somente na indústria brasileira, a IoT terá um impacto de US$11 bilhões a US$25 bilhões até o ano de 2025, podendo representar até 10% do PIB – Produto Interno Bruto. Como podemos perceber, a Internet das Coisas (IoT) se tornou um sistema predominante no qual pessoas, processos, dados e coisas se conectam à internet e entre si. E a tendência é, como mostram os números, seguir em crescimento veloz e exponencial.

Mas você sabe qual a relação e o impacto da Internet das Coisas no dia a dia dos profissionais da contabilidade? E o que fazer para se manter atualizado diante de tanto avanço constante? A capacidade de adequação às demandas do mercado é uma das grandes respostas. Continue a leitura para entender melhor!

Afinal, o que é a Internet das Coisas? IoT e Contabilidade

Internet das Coisas, conhecida como IoT – que vem da expressão em inglês Internet of Things -, de forma simplificada trata-se do conceito de integrar dispositivos eletrônicos em um único sistema reunindo pessoas, processos, dados e coisas para tornar as conexões de rede mais relevantes e valiosas.
A expressão “coisas” de fato se refere a qualquer objeto (relógios, eletrodomésticos, carros, máquinas, etc.) em que tenha se implementado sensores e outros sistemas digitais para funcionar de forma inteligente, através da troca de informações tanto com outros objetos como também com pessoas, não necessariamente utilizando conexões de internet. Entre outras formas de conexão é possível, por exemplo, o uso de radiofrequência, bluetooth e ethernet.

Além de gerar mais conforto, praticidade e reduzir dificuldades do dia a dia, a Internet das Coisas pode otimizar tarefas, diminuir custos e até mesmo aprender padrões de uso e conexão dos objetos por Machine Learning, trazendo informações completas, precisas e imediatas para o usuário. Como é uma tecnologia empregável em qualquer objeto, tem aplicações diversas, desde um simples acender e apagar de uma lâmpada através do seu smartphone, até processos industriais complexos.
E, se você está se perguntando como a Internet das Coisas pode se relacionar com o mundo da contabilidade, nós vamos te explicar. Mas antes de falar de tecnologias contemporâneas, vejamos a jornada da contabilidade nas últimas décadas. IoT e Contabilidade

iot e contabilidade

Um paralelo com o passado IoT e Contabilidade

Durante muito tempo, as mudanças no mundo da contabilidade eram relacionadas basicamente às atualizações legislativas e tributárias. Via de regra, atualizavam-se cálculos e processos, mas a rotina seguia da mesma forma. Até que – não faz tanto tempo assim- o mundo passou por uma revolução similar à dos dias atuais. Na década de 1990, iniciou-se a revolução digital no mundo e o mercado contábil não ficou de fora: surgiram os primeiros microcomputadores nas empresas e, logo, os softwares contábeis. Os escritórios que saíram na frente conseguiram uma posição de destaque, ganhando mais produtividade, gerenciando mais dados em menos tempo e aperfeiçoaram seu trabalho. Quem não se adaptou, perdeu seu espaço. Essa história soa familiar para você?

É importante olhar o passado e entender que o presente traz um movimento muito semelhante, onde uma das maiores lições é que se faz necessária a adaptação e atualização constantes, como uma estratégia inteligente e eficiente não apenas para que a sua empresa sobreviva, mas prospere sempre. Guias e folhas precisam ser entregues, as obrigações acessórias são primordiais, mas a rotina contábil vai muito além de funções burocráticas entendidas por muitos como um mal necessário. É preciso solucionar as dores dos clientes, automatizar processos internos, trazer produtividade aos colaboradores e redução de custos para a empresa para tornar o crescimento do seu escritório escalável e sua rotina, eficiente. E a tecnologia, em constante avanço, é uma das maiores aliadas nessa jornada. IoT e Contabilidade

Com cada vez mais velocidade no processamento de dados, não se ganha simplesmente mais tempo livre, mas um tempo mais bem aproveitado e que conduz a contabilidade para um olhar mais analítico e estratégico. O contador deixa de ser um digitador de dados e se transforma num cientista de dados financeiros e contábeis.

Receita Federal: cada vez mais conectada

Mais uma razão para que o contador se atualize chama-se Receita Federal. A Receita aproveitou muito bem todo o potencial do mundo digital ao longo dos anos. Podemos dizer que o marco da modernização digital do mundo contábil foi em 1997, com o início da entrega das declarações de Imposto de Renda via Internet. A evolução prosseguiu com a introdução do Siscomex, seguido da consulta ao extrato simplificado da DIRF, do lançamento do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) em 2007 e o eSocial em 2018.

Essas transformações trouxeram um impacto significativo nas atividades das empresas contábeis, mas não são as únicas. Com o desenvolvimento acelerado dos recursos tecnológicos na vida pessoal e profissional, os clientes também mudaram de hábitos, bem como as prioridades e as operações em muitas empresas e, consequentemente a relação Contador x Cliente também. A busca por profissionais proativos e atuantes, num viés mais estrategista e analítico tem crescido constantemente e a tendência é que esse perfil se fortaleça e seja predominante entre os contadores. IoT e Contabilidade

iot e contabilidade

Como o contador pode se preparar para a Internet das Coisas?

O primeiro passo é a busca pela qualificação técnica, com atualizações constantes. É importante se adaptar à utilização da IoT na contabilidade. Embora seja um movimento em fase relativamente inicial, a tendência é de haver um crescimento cada vez mais significativo e veloz nos próximos anos. É preciso conhecer as possibilidades que a alta tecnologia oferece, especialmente pelos seus diversos benefícios; dominar os recursos tecnológicos e extrair o melhor deles pode significar inúmeras oportunidades de agora em diante.

O uso de softwares de gestão, é um grande diferencial e um ponto essencial na tomada de ações que visam a redução da burocracia no trabalho, além da automação de funções mais mecânicas na rotina contábil. Mas, além disso, tão importante quanto se capacitar para ter em mãos um maior volume de dados, é saber o que fazer com essas informações que a tecnologia possibilita que cheguem tão rapidamente ao contador. A análise, o estudo e a criação de estratégias de atuação permitem que o contador oriente e auxilie seu cliente nas tomadas de decisões, com base nas informações obtidas. IoT e Contabilidade

Muitas outras vantagens chegarão naturalmente com os avanços tecnológicos no mundo e no setor contábil. Estar sempre à frente, acompanhando este movimento é uma vantagem competitiva em relação aos demais escritórios e profissionais. Porém, mais que acompanhar as mudanças, é importante ser um agente de mudanças. Utilize a tecnologia a seu favor e ressignifique diariamente a rotina do seu escritório e a sua carreira.

Você sabia que a SIEG pode te ajudar – e muito! – nessa transformação do seu escritório? Somos especialistas na gestão de documentos fiscais eletrônicos e temos diferenciais desenvolvidos e constantemente aperfeiçoados para simplificar e impulsionar o seu setor fiscal. Entre em contato conosco agora mesmo e agende um teste gratuito.

Artigos relacionados