INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Acabou de abrir seu escritório? 5 dicas que vão ajudar na gestão contábil da sua empresa

Para o contador recém-formado, encontrar boas oportunidades e começar no mercado pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, lidar com a competitividade e tornar o seu escritório destaque no segmento não é para qualquer um. E o primeiro passo para você gerar melhores resultados começa com a gestão contábil.

Se você perde o sono tentando desvendar essa complexidade, garantimos que não está sozinho. Esse tópico causa confusão para muita gente, ainda que seja relevante para alavancar a realidade do seu negócio. É por meio da gestão contábil, por exemplo, que é possível descobrir os pontos fortes e fracos da sua empresa, e assim focar nas soluções.

Mas como fazer a gestão contábil? Isso torna a rotina mais eficiente e produtiva? E existe um passo a passo para melhorar a organização do escritório? Nesse artigo, vamos entregar essas respostas e muito mais, então continue lendo!

 

Gestão contábil: saiba por onde começar

Antes de colocar em prática ações para aprimorar a gestão do seu escritório, existem alguns preparos. Apesar de não ser uma realidade para todos os profissionais, investir no planejamento é essencial para a otimização e crescimento do escritório. O desafio, muitas vezes, é que o contador está habituado a velhas práticas e não vê razão para mudar a sua rotina.

Entretanto, as tendências para o mundo contábil, como a globalização e integração de canais de comunicação, requerem mais que manter os hábitos cotidianos. Para alcançar tudo isso, é preciso traçar um planejamento estratégico com metas definidas. Dessa forma, desenvolve-se não só a gestão contábil do seu escritório, como também visão de futuro para a empresa.

O tripé Missão, Visão e Valores é um exemplo de recurso poderoso para usar no seu planejamento. Representando a identidade do seu negócio, serve para que líderes consigam criar planos e atrair colaboradores com a mesma essência da empresa. Todos devem saber qual o propósito da empresa, e o que caracteriza sua essência. Assim, você consegue definir o ponto de partida para inovar o seu escritório. 

Outro conceito que tem ganhado força é a análise SWOT. Essa prática permite um aprofundamento sobre o seu negócio, além de analisar onde ele está inserido no mercado. É com ela que podemos diagnosticar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Dessa maneira, focar na solução de problemas e melhorar o seu serviço no mercado se torna muito mais simples. E, para potencializar ainda mais sua gestão contábil, separamos algumas práticas para você.

 

Dicas para transformar a gestão contábil do seu escritório 

Já se foi o tempo em que escritórios de contabilidade eram tomados por pilhas e mais pilhas de papel. O sistema automatizado é um exemplo de como a gestão contábil inovou, deixando de lado as horas de trabalho gastas com revisão de dados manuais e retrabalho. Hoje, em poucos passos é possível coletar informações de um sistema, melhorando desde processos internos até a oferta de serviços da empresa. Mas, para que isso aconteça, é fundamental implantar uma gestão de qualidade. Existem diversos fatores que contribuem para a boa administração do escritório, mas para ajudar você, separamos aqui os principais.

 

1 – Atenção às atualizações do mercado contábil

Poucas coisas podem ser piores para a credibilidade do escritório do que não saber esclarecer dúvidas básicas do cliente para o seu negócio. Por isso, com as constantes mudanças no mercado, ficar atento ao que acontece a todo o momento é uma inevitável necessidade.

Para se ter uma ideia, segundo o Banco Mundial, o Brasil é o país onde mais se gasta tempo com burocracias na contabilidade, devido ao volume de mudanças na tributação. De acordo com pesquisa da Thomson Reuters, cerca de 17 mil alterações anuais são feitas na área tributária. Portanto, manter-se atualizado, seja por meio de treinamentos, cursos ou leitura de artigos, é fundamental para o contador e o seu escritório.

 

2 – Defina processos claros

Entre os principais pontos para ficar atento na hora de começar a gestão contábil está a definição de um método de trabalho. Quais são os processos internos, modo de operação e como o escritório funciona são perguntas iniciais para criar uma padronização.

Ter um sistema uniforme e calendário de tarefas comuns, por exemplo, ajuda na gestão interna do seu negócio. Isso além de aumentar as chances de oferecer um serviço ainda mais qualificado.

  

3 – Entenda a necessidade do seu cliente

Quanto do seu tempo você dirige ao seu cliente? Aqui não estamos falando dos serviços prestados, mas do atendimento em si. Ligar ou mandar uma mensagem colocando-se à disposição são fatores que, por mais que pareçam simples, causam grande impacto na hora da fidelização.

 Atender bem e de maneira eficiente não é mais um diferencial para o mercado, e sim necessidade. Descobrir como gostam de ser atendidos e com quais desafios estão lidando permite criar um laço ainda maior no relacionamento entre o cliente, contador e a equipe do escritório.

  

4 – Conheça o valor do seu trabalho

Precificar o trabalho é uma dificuldade de quase todo empreendedor. Afinal, como saber qual é o valor do seu trabalho? É nesse momento que você deve inserir todos os seus custos. 

Tempo dedicado ao cliente, trabalho da equipe, investimentos do escritório e margem de lucro são apenas alguns dos fatores para se levar em consideração. Aqui, é considerado também qual o preço geral do mercado. Manter um valor muito abaixo, por exemplo, não só desvaloriza seu trabalho, como também vai contra as regras do CFC.

  

5 – Automatize os processos da sua empresa

Para facilitar a gestão contábil do seu escritório, use e abuse de sistemas e meios digitais. Lembra daquela pilha de papéis e documentos? Chegou a hora de trocá-la por uma ferramenta qualificada e dar espaço para arquivos na nuvem e sistemas informatizados.

Mesmo pequenos escritórios recebem uma grande entrada de dados. Por isso, contar com um software para a gestão contábil é uma boa ideia. Com ele, você pode integrar processos, estabelecer um fluxo de informações constante e eficaz e aperfeiçoar o trabalho em equipe. Assim, é possível automatizar as demandas do escritório e aumentar a sua produtividade.

 

A cada dia, novas soluções aparecem para tornar a nossa rotina ainda mais simples e contar com elas é mais do que tendência: é estratégia. O contador do futuro pede cada vez mais por essa agilidade e expertise. É assim que o seu escritório se coloca em destaque, tomando decisões que impulsionam resultados e potencializam o crescimento do negócio. Para saber mais, leia nosso blog sobre decisões estratégicas aqui!

 

Artigos relacionados