INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Escalabilidade: como crescer com os mesmos recursos

Parece até mágica, mas ganhar eficiência e aumentar os lucros usando os mesmos recursos que você tem hoje é possível. Se você ainda não sabe o que é a escalabilidade, como ela funciona e como os seus poderes podem ajudar você a melhorar os resultados, fique tranquilo, neste artigo nós vamos lhe ajudar.

 

O que é escalabilidade, afinal? 

Palavra difícil, mas que tem ganhado cada vez mais destaque na rotina dos contadores, escalabilidade nada mais é do que a capacidade que uma empresa tem de crescer conseguindo atender bem às demandas dessa nova realidade. Ou seja, quando você ouvir dizer que um negócio é escalável, significa que ele é capaz de funcionar com sucesso ao mesmo tempo em que se desenvolve. E não é só isso. 

Além de indicar que a empresa tem condições de se expandir, a escalabilidade também se refere à estabilidade. Quando um modelo de negócio é escalável, é possível crescer ou aumentar os lucros, sem a necessidade de adicionar mais recursos e custos. 

Escalabilidade Horizontal e Vertical

Ainda dentro da definição de escalabilidade, são utilizados dois termos para traduzir a ideia do que é essa prática. Na Escalabilidade Horizontal, a empresa busca ser referência total no segmento em que atua, enquanto na Escalabilidade Vertical, trata do reconhecimento em um determinado nicho. Por exemplo, um grande escritório pode trabalhar de forma escalável para atender diferentes áreas e se tornar o maior escritório contábil do país (horizontal), ou, pode oferecer serviços especializados e aprofundados em uma determinada área, como a Fiscal (vertical).

Como tornar a sua empresa escalável – Escalabilidade

Independente da forma que você escolher para adotar a escalabilidade, os benefícios para a rotina da sua empresa são muitos como: um crescimento mais saudável, o aumento de faturamento, facilidade na implantação de novos processos, identificação de possíveis problemas, baixa na rotatividade de funcionários e clientes, entre outros. Mais especificamente para a rotina contábil, investir em um sistema escalável auxilia você a automatizar processos burocráticos e ganhar tempo para ser cada vez mais consultivo. Então, que tal tirar a escalabilidade do papel? Comece seguindo quatro dicas abaixo:

 

1 – Analise o cenário

Antes de tudo, olhe para a sua empresa e reflita sobre quais processos levam você para frente ou estão atrasando o desenvolvimento do seu negócio. Abra mão do tradicional e foque no que realmente está ajudando você a se desenvolver. 

2 – Defina objetivos

Onde sua empresa quer chegar e como ela quer ser reconhecida no mercado? Defina quais objetivos deseja alcançar com a sua estratégia e foque no que deve ser feito para atingi-los.

3 – Trace planos

Sabendo onde você quer ir fica mais fácil de escolher entre escalabilidade horizontal ou vertical. A partir disto, trace uma estratégia analisando quais recursos estão sendo utilizados da forma correta ou poderiam ser explorados de uma melhor forma.

4 – Mensure

Ok, você definiu o que deve ser feito e está colocando em prática, mas isto está realmente gerando resultados? Não tenha medo de se questionar e mude quantas vezes for preciso. Mas lembre-se, bons resultados dificilmente são imediatos.

Bônus: conte com a tecnologia – Escalabilidae

Seja para a organização de processos, integração do time, ou automatização de atividades, a tecnologia é um ponto forte a ser utilizado quando o assunto é ganho em escala. Além de ajudar você com a rotina, ela também pode auxiliar com o armazenamento seguro de dados na nuvem, acesso remoto de arquivos e o acompanhamento de demandas. Uma ótima saída para aqueles tipos de tarefas em que é preciso fazer a mesma coisa, todos os meses. O Contador Herói, Luiz Correa, participou conosco há alguns meses de um bate-papo especial explicando mais a fundo como a escalabilidade pode ser aplicada no escritório contábil e os resultados que isso gera. Você pode conferir aqui.

Teste a escalabilidade na prática

Um ótimo caso para exemplificar como soluções inteligentes e especializadas podem ajudar o escritório a ganhar em escala é o da Tactus Contabilidade. Por meio da parceria com o HüB SIEG, eles conseguiram automatizar a gestão fiscal de documentos eletrônicos e transformar a rotina de todo o escritório (confira o case completo aqui).

Você não precisa esperar ou investir em um sistema agora para descobrir tudo o que a escalabilidade pode fazer por você. Teste grátis o HüB SIEG e gerencie seus documentos fiscais eletrônicos de um jeito fácil e que gera mais resultados.

Artigos relacionados