Pode-se dizer que a tecnologia na contabilidade ainda é um tabu. Isso porque essa área é uma das profissões mais antigas da sociedade sendo, ainda hoje, vista por muitos como “o dinossauro” entre as áreas de conhecimento. Esse pensamento ainda perdura por conta das planilhas de papeis, números, contas, tributos e todas as burocracias envolvidas.
Mas, a cada ano que passa, o uso da tecnologia na contabilidade tem oferecido transformações significativas para essa área. Tal modernização tem mudado a rotina dos contadores de modo que os profissionais têm exercido a contabilidade de uma forma que, em outra época, seria impensável.
A desburocratização da contabilidade
Os avanços da tecnologia, naturalmente, entraram no campo da contabilidade. Isso vem gerando a constante desburocratização e modernização da área. Com a tecnologia como um braço, os escritórios e departamentos de contabilidade podem realizar a gestão do negócio com mais profundidade através do acesso ilimitado a informações.
No que diz respeito à contabilidade, estabelecer uma comunicação ativa e mais próxima com os órgãos fazendários, manusear novas ferramentas que facilitam e otimizam a rotina contábil, entre outras evoluções, tem sido uma tendência crescente.
Algumas das formas através das quais esses avanços tecnológicos se aplicam no dia a dia da contabilidade são: a utilização de softwares, ERP’s, automações, Big Data e inteligência artificial, só para citar algumas.
Os ERPs (Enterprise Resource Planning) ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa, por exemplo, são um tipo de software que ajudam no controle dos escritórios contábeis.
Um ERP é capaz de integrar todos os setores, todo o time e os principais processos que acontecem no negócio contábil em um só sistema. Isso proporciona maior visão e controle de operações para o gestor.
Tecnologias como essas são responsáveis por, aos poucos, desburocratizar a área contábil e, inclusive, desfazer o preconceito que ainda pode existir quanto a esse ser um campo antiquado e desatualizado.
Pelo contrário, quanto mais a contabilidade abraça a tecnologia, mais moderna, acessível e atraente se torna, seja para os profissionais ou para clientes.
Independente do tamanho da empresa ou do escritório contábil, a tecnologia pode ser uma aliada a realizar mudanças positivas. Com ela é possível desenvolver os negócios e proporcionar inúmeros benefícios para o dia a dia dos contadores como, por exemplo, estes:
06 benefícios da tecnologização da Contabilidade
- Automatização de processos: substituição de trabalhos manuais e repetitivos que passam a ser realizados de forma automática através de tecnologias baseadas em utilização inteligente de dados.
- Expansão da carteira de clientes: uma vez que a tecnologia levou o trabalho para a internet, os contadores agora podem ter clientes em qualquer lugar do mundo se conectando de forma remota. Tudo isso sem que a qualidade do trabalho seja prejudicada.Além disso, se atualizando, os contadores também tornam-se aptos a atenderem clientes como startups e empresas que trabalham ativamente com tecnologia. também podemos apontar a facilidade de trabalhar com a nova geração de pessoas que são, naturalmente, mais digitais.
- Atualização: uma contabilidade conectada com as tendências do mercado e com a legislação, é uma contabilidade que está na mesma página que seus clientes. Está no caminho mais eficiente para atender seus clientes, independente dos ramos de atuação.
- Segurança: redução da margem de erros, que é uma das consequências da automatização de processos. Além disso, a influência da tecnologia também aumenta a segurança na rotina contábil no que diz respeito à redução de fraudes.Também podemos apontar a diminuição de transações nas quais a falta de integridade de pessoas possa causar impacto no negócio, uma vez que grande parte das coisas passam a ser inspecionadas/monitoradas por sistemas.
- Aumento da produtividade: com a tecnologia à serviço das tarefas que antes eram feitas manualmente pelos contadores, surge um novo tempo livre na rotina contábil. Esse tempo pode ser investido em outras atividades para uma atuação mais estratégica por parte dos contadores.
- Mais organização: com os documentos digitalizados e armazenados em um sistema, encontrar os arquivos desejados se torna uma tarefa mais fácil e fluida. Outro benefício é a redução de perda de documentos e outras informações importantes.
E aqui vai um bônus… (Acessibilidade, eficiência, otimização e economia)
- Acessibilidade: proporciona, de modo facilitado, o acesso a informações relevantes e necessárias para os relatórios do dia a dia. Além disso, o uso de sistemas tecnológicos também possibilita as emissões e envios de notas fiscais, tudo de maneira prática e online.
- Eficiência: a segurança que a tecnologia proporciona permite que decisões sejam tomadas de maneira mais assertiva.
- Otimização do atendimento: ferramentas digitais como chatbots e uso de Whatsapp Business, por exemplo, são capazes de otimizar o atendimento ao cliente. Com isso, otimiza-se o tempo de resposta e também a facilidade de contato.
- Economia financeira: a tecnologia, ao reduzir os riscos de erros humanos, reduzir o uso de papel e otimizar o tempo investido nas tarefas do dia a dia, acaba por resultar em economia financeira para a contabilidade.
Como começar a implementar ferramentas tecnológicas
Consultorias de negócios e sistemas como softwares e ERP’s são ótimas alternativas para começar a implementação de atitudes tecnológicas em um negócio contábil.
É para isso que os nossos produtos e soluções servem. As automações da SIEG podem ser encontradas em nosso site. Acesse e veja quais se adaptam melhor às necessidades do teu negócio.
O mais importante é que, independente do tamanho da empresa, ter a tecnologia como um fator de influência sempre será benéfico e impulsionador.