INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Contabilidade para startups

Contabilidade para Startup: entenda a importância

Para começar, vale entender que startup significa “empresa no início das atividades”. Esse é um mercado que tem crescido muito nos últimos anos em ramos quase sempre relacionados à inovação e tecnologia. Por sua vez, a contabilidade atua como um dos pilares indispensáveis dentro das grandes empresas. A ideia é garantir a regularidade fiscal e tudo que engloba dados econômicos e financeiros para a tomada de decisões.

Unindo a contabilidade às startups

Para unir esses dois campos e colocar a contabilidade a serviço das startups, é necessário que os contadores se adequem à realidade desse tipo de negócio. O contador ou escritório contábil deve considerar o contexto de inovação e tecnologia, as incertezas de uma empresa em seu início e o estilo de crescimento rápido que elas têm.

Para tal, o profissional precisa estar preparado para considerar projeções de crescimento a curto e médio prazo, planejar a escalabilidade do negócio e pensar nos potenciais aportes dos investidores. Além disso, deve pensar em como captar mais investimentos e se adequar, em todo esse processo, a um capital inicial reduzido e uma estrutura ainda compacta.

Contabilidade para startups

Desta forma, percebe-se que existe uma certa diferença entre simplesmente atuar na contabilidade e atuar com a contabilidade de startups, especificamente.

Em uma startup, o contador precisará se adaptar à imprevisibilidade do mercado e se reinventar. Vai ter que aprender a otimizar os impostos nesse contexto, bem como buscar boas estratégias de como posicionar a empresa financeira e economicamente conforme ela cresce.

Tudo isso lidando com as demandas fiscais, trabalhistas, financeiras, tributárias e contábeis, no ritmo de uma startup que, por sua vez, é mais acelerado do que o de empresas tradicionais.

A Lei das Startups

Em 2019, foi sancionada a Lei Complementar 167, que ficou conhecida como a lei das startups. Essa sanção proporcionou mudanças para a categoria de startups e para o funcionamento da contabilidade nessa área como, por exemplo, a criação do Inova Simples, que é um regime tributário exclusivo para startups.

Esse regime especial concede às startups um tratamento diferenciado em relação a empresas tradicionais e as impede de serem constituídas diretamente no Simples Nacional. Considera-se as startups no mesmo patamar de um microempreendedor individual (MEI), no qual o faturamento anual é de R$ 81.000,00.

Contabilidade consultiva: saiba como implantá-la no escritório

Entre as mudanças que esse tratamento diferenciado trouxe para a contabilidade das startups estão: facilitação e aceleração na abertura e fechamento de empresa, mais agilidade no registro de marcas e patentes e a possibilidade de um percentual tributário menor.

Essas especificações e pormenores da contabilidade para startups são mais um fator que aponta para a diferenciação no trabalho dos contadores dessa área.

Riscos e oportunidades na contabilidade para startups

Quando um empreendedor está considerando contratar, ou não, um serviço de contabilidade especializado para a sua startup, alguns fatores devem ser levados em consideração:

  • Segundo uma pesquisa publicada na Folha de S. Paulo, em 2019: no Brasil, nove em cada dez startups acabam falindo.
  • Empreendedores que tentam assumir a contabilidade da sua startup por conta própria ou que mantém o seu negócio na informalidade estão sujeitos a riscos e inconformidades.
  • Uma gestão contábil focada ajuda e impulsiona a empresa a crescer de maneira saudável.
  • Ter uma contabilidade especializada ajuda o negócio a estar à frente das burocracias protegido de problemas conhecidos ou emergentes.
  • Existem empresas de contabilidades especializadas em startups aptas para se comunicarem com os empreendedores desse ramo e os auxiliarem, enquanto falam a mesma língua.

Contabilidade especializada

Uma contabilidade especializada como um braço parceiro já é indispensável para quem deseja crescer uma empresa iniciante. Isso vai te ajudar a manter a escrituração da empresa, pagar impostos corretamente e dentro do prazo e cumprir obrigações fiscais e tributárias.

Além disso, vai te ajudar a cumprir leis trabalhistas, fazer a gestão de riscos financeiros e reduzir os custos desnecessários. Tudo vai girar dentro de um bom planejamento com uma visão panorâmica de toda contabilidade.

Também vai ser importante para te auxiliar no processo de valuation (A identificação do preço que a empresa tem no mercado). Outro ponto positivo da contabilidade especializada é identificar e sinalizar oportunidades e incentivos fiscais. É mesmo um investimento necessário para o crescimento saudável de uma startup.

 

 

Artigos relacionados