INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Gestão de estoque para contadores que atuam na área

Contador, você conhece suas responsabilidades quando o assunto é gestão de estoque e inventários? Leia o artigo completo e descubra tudo que é necessário.

Quem conhece a área de contabilidade apenas de forma superficial costuma associar o contador apenas às atividades financeiras das empresas. No entanto, é notório o quanto esse papel vem se transformando ao longo dos anos. Isso porque, atualmente, contadores atuam na instituição como um todo, incluindo a gestão de estoque e inventários.

Gestão de estoque e inventários eficiente

Sob a ótica fiscal, controle patrimonial é obrigação das empresas abranger os ativos tangíveis e intangíveis do negócio. Por isso, a organização do depósito vai muito além da simples descrição das notas de entradas e saídas. O inventário, por exemplo, deve ser atualizado ao menos uma vez por ano para evitar multas por irregularidades. Entretanto, não é todo CEO que entende essa necessidade. 

Logo, a ideia é orientar seus clientes sobre consequências e encargos oriundos dessa inconsistência. Afinal, as multas são progressivas e podem ser somadas aos impostos federais, calculados sobre os valores omitidos. Já o imposto, é calculado com base na taxa SELIC vigente. 

Quando um objeto não é cadastrado previamente, como no caso de equipamentos e matérias-primas, eles causam uma série de problemas. O controle falho e prejuízos com furtos que não podem ser judicialmente comprovados são alguns deles. Sem contar o tempo perdido por parte dos colaboradores para procurar a mercadoria posteriormente. 

Análise de documentos pelo computador.

A contribuição do contador

Quando há a correta gestão de estoque e inventários, todos os setores da companhia são beneficiados. Mas, como você conferiu acima, para que isso seja feito com assertividade, sócios, colaboradores e contadores precisam trabalhar alinhados. Veja, a seguir, cinco atividades para contribuir da melhor maneira na gestão de estoque e inventários.

1. Monitorar perdas e golpes

Anteriormente citamos que os prejuízos gerados por roubos é um dos maiores desafios enfrentados na má gestão de estoque. Para reduzir o risco, o contador deve desenvolver um plano de ação de prevenção e solução das fraudes contábeis

É papel desse profissional estruturar uma periodicidade de atualização do inventário, assim como executar conciliações e investigar desvios. Esses pontos juntos colaboram para maior proteção do patrimônio organizacional.

2. Planejar e regular

Outra tarefa importante é trabalhar, junto aos gestores, demandando quantidades de compra e determinando os níveis ideais de estocagem. Essa classificação evita gastos excessivos com materiais desnecessários ou falta de produtos. 

A partir de análises e da definição de critérios, o contador é capaz de elaborar políticas de compras. Assim, pode estabelecer prazos de pagamentos e levantar estratégias para garantir uma boa gestão de estoque.

3. Aplicar sua visão estratégica

Você ainda pensa que o contador não tem a ver com assuntos relacionados ao comercial da empresa? Caso sim, está na hora de mudar! Unindo visão estratégica e conhecimento de estocagem, o contador pode emitir relatórios financeiros segmentados e impulsionar as vendas

São essas análises que permitem avaliar o giro, rentabilidade de produtos e armazenamento de mercadorias. Tudo isso serve de base para o trabalho da equipe comercial para auxiliar no aumento da lucratividade da empresa.

4. Contemplar as obrigações legais

É o contador que possui todos os conhecimentos necessários sobre leis e regulamentações de deveres da corporação. Dessa forma, ele precisa estar atento às atualizações para que a companhia siga regularizada com normas de auditorias e fiscalizações.

As auditorias e fiscalizações regulares são capazes de identificar possíveis falhas e desvios nas finanças da empresa. Além disso, também são capazes de reduzir as oportunidades para fraudes e prejuízos. Essa prática precisa ser cada vez mais incorporada nas pequenas e médias empresas. 

5. Avaliação de custos

A avaliação de custos sobre os valores em estoque é indispensável para a contabilidade. Do mesmo jeito que a tomada de decisões estratégicas para uma empresa. Assim, contadores unem duas expertises e implantam metodologias de melhoria. 

Com a correta avaliação, pode-se prever o desempenho financeiro da organização.Dessa forma, é possível trabalhar na contagem e precificação – como o custo médio ponderado e o custo FIFO

Gostou do artigo? Por aqui você aprendeu sobre a importância da gestão de estoque contábil para maximizar os resultados de um negócio. Ainda, conheceu as nuances do papel do contador para otimizar processos internos. Mas a verdade é que essa é somente uma das áreas que pode ser transformada com a expertise técnica desse profissional. 

Observando o mercado como um todo, é possível optar por atuações mais analíticas dentro do seu campo estratégico ou em ser estritamente operacional. Que tal complementar a leitura com mais um conteúdo indispensável? Leia agora nosso novo artigo: Contabilidade 4.0: conheça o futuro do segmento contábil. Até lá!

Artigos relacionados