INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Ética na Contabilidade

Entenda a importância da ética na contabilidade

A ética, em termos gerais, é o conjunto de normas e valores de indivíduos ou de um grupo. A título de exemplo, podemos citar os profissionais de uma mesma área que, juntos, compõem uma ética específica.

Se tratando da área profissional, a ética atua como um conjunto de práticas que se propõem a regular a postura dos profissionais. Ela diz respeito a um código/manual que direciona o comportamento dos indivíduos dentro do grupo. Na contabilidade, por exemplo, existe o CEPC (Código de Ética Profissional do Contador).

Entretanto, além de respeitar o código de conduta da área, é imprescindível que haja valores éticos entre os profissionais. Isso porque, no dia a dia de trabalho, eles vão se deparar com situações que não foram previstas nas normas pré-estabelecidas.

Contabilidade para Startup: entenda a importância

O Código de Ética do profissional de Contabilidade

A contabilidade é uma das profissões das quais mais se exige ética. É possível afirmar isso, pois o contador se enquadra como um dos principais braços de qualquer negócio.

Esse profissional, através dos seus relatórios, entrega de obrigações, registros, demonstrativos e aconselhamentos, garante a manutenção financeira e econômica da empresa.

Com tantos dados à disposição, ele tem total poder para auxiliar dando direcionamento ao dono quanto às tomadas de decisões.

As Normas Brasileiras de Contabilidade, chamadas NBC, são responsáveis por estabelecer regras de conduta profissional dessa área. Além disso, aponta os procedimentos técnicos a serem observados e práticas consideradas proibidas e inaceitáveis. Dentro desse contexto, alguns dos princípios que devem guiar os contadores são estes:

  • Honestidade em todos os relacionamentos e contextos
  • Integridade diante das situações desafiadoras e conflituosas
  • Respeito em relação ao CEPC
  • Excelência ao exercer, competentemente, as tarefas propostas
  • Sigilo quanto às informações de terceiros que não devem ser compartilhadas
  • Bom comportamento para não comprometer a sua profissão.

Um contador com ética

Em um cargo de responsabilidade e de confiança como o de um contador, é necessário que haja ética para além de um código de conduta, mas também baseada em valores e princípios.

Ética na Contabilidade

É comum que as universidades incluam, em suas grades curriculares, a disciplina de ética. Mas no que se trata de valores, princípios e postura íntegra profissional, o contador terá que se desenvolver por si mesmo. Até porque, possivelmente, será testado no mercado de trabalho, assim que estiver atuando.

Não é difícil se deparar com contadores — bem como com trabalhadores de outras áreas — que sejam corruptos ou corruptíveis. No entanto, encontrar um bom profissional que seja comprometido com o código de ética da profissão, bem como com princípios e valores, é o que realmente tem valor no mercado.

Um contador comprometido com a ética:

  • Constrói uma imagem positiva e uma carreira sem manchas diante do mercado
  • Garante credibilidade e contribui para a confiança do cliente e de potenciais clientes
  • Permite aos clientes economizarem através das vias corretas e por meio de um bom planejamento, sem se tornarem criminosos, sonegando impostos, entre outras coisas
  • Amplia a sua carteira de clientes por conta da sua confiabilidade e por recomendações
  • Aumenta o seu faturamento, uma vez que amplia a carteira de clientes
  • Aceita os limites da sua própria influência e não se propõe a obrigar um cliente a também ser ético, entendendo que se o cliente for corrupto, esse é um serviço e uma parceria que não cabem a ele.

Assim como nos demais campos de trabalho, propostas criminosas e corruptíveis irão surgir na contabilidade. Mas um contador que se mantém comprometido com a ética e consigo mesmo, se recompensa com os benefícios apresentados acima.

Artigos relacionados