INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

decisões estratégicas

Como tomar decisões mais estratégicas em uma empresa? Entenda!

Tomar decisões estratégicas faz parte da rotina de qualquer empresa, independentemente de seu nicho de atuação. A partir dessa análise, a equipe tem a oportunidade de entender o que de fato funciona na organização, além de aperfeiçoar todos aqueles processos que não trazem um retorno tão eficaz para o negócio.

Para isso, é preciso que a empresa avalie bem quais são os fatores que devem ser observados para que o crescimento do negócio seja contínuo, além de utilizar dados concretos que permitam uma gestão mais eficaz voltada para o sucesso da organização.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda os principais pontos sobre o assunto. Boa leitura!

Entenda a importância das decisões mais estratégicas

Inicialmente, vamos entender um pouco mais sobre a importância das decisões estratégicas. Até algum tempo atrás, a tomada de decisões voltadas para a estratégia era algo pensado a longo prazo, de modo que as empresas pudessem analisar os seus processos e implementar modificações para que o crescimento em um determinado período fosse observado pela equipe.

No entanto, com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso que isso faça parte da rotina da empresa. De acordo com a Consultora Empresarial Aline Portela Consultoria e Desenvolvimento, “a todo momento novas empresas surgem e, com elas, a concorrência vem como um grande desafio — mesmo para aquelas que investem em inovação e novos modelos de negócio”.

Dessa forma, destaca-se que essa preocupação por parte da organização pode ocasionar:

  • aumento do desempenho dos profissionais;
  • sucesso da empresa no mercado;
  • sobrevivência em um ramo muito acirrado;
  • oportunidade de analisar os prós e contras de seu nicho de atuação;
  • possibilidade de analisar a movimentação do mercado;
  • análise de dados de sua própria empresa.

decisões estratégicas

Conheça quais são os erros de quem não toma decisões estratégicas

A seguir, confira alguns dos principais erros cometidos pelas empresas que não tomam decisões estratégicas.

Ausência de métricas para mitigar riscos na organização

O primeiro deles diz respeito à ausência de métricas para mitigar riscos na organização. Conforme observado, é essencial que as decisões sejam baseadas em dados, de modo que analise dentro da própria realidade quais são os principais desafios de seu negócio, como está o seu desempenho comparado a períodos anteriores, além de um comparativo de seus resultados em relação ao mercado.

Entre os ganhos observados, destacamos:

  • melhoria na competitividade;
  • maior foco no cliente;
  • agilidade para a tomada de decisões;
  • redução de custos.

Ausência do acompanhamento de metas

Uma empresa que trabalha com metas, além de ter em mãos resultados que permitem uma análise mais objetiva, também contribui para a motivação de seus colaboradores. Hoje, sabe-se que demitir e contratar profissionais gera um custo, além de haver perda de capital intelectual para a concorrência.

Decisões baseadas no achismo

Mesmo com toda a experiência de sua equipe no mercado e em seu nicho de atuação, não é conveniente tomar decisões baseadas no achismo. Isso pode trazer consequências negativas para toda a equipe, além de impedir que a organização tenha objetivos claros de crescimento.

Ao se basear em dados, a gestão vai ter informações relativas a quais recursos são necessários para que o negócio possa alcançar a meta pretendida, quais são os principais pilares da empresa, além de permitir que toda a equipe entenda como a sua função contribuirá para todo o processo.

Ausência de responsabilidades e processos

Não apenas permitir que a equipe entenda bem como o seu cargo será eficaz para o desenvolvimento do negócio, existe a necessidade de contar com processos bem definidos. Entre os ganhos de contar com essa estratégia, pode-se destacar:

  • padronização em seus produtos e serviços, o que influencia positivamente na percepção que o cliente tem da empresa;
  • menos retrabalho;
  • maior produtividade;
  • possibilidade de treinamentos mais eficazes ministrados pelos próprios profissionais;
  • mapeamento de processos com fácil acesso a todos os colaboradores, entre outros.

Saiba como tomar decisões mais estratégicas em sua organização

Agora que você já sabe sobre a importância das decisões estratégicas em um negócio, além de ficar por dentro dos erros cometidos por uma equipe que não se preocupa com essa questão, chegou o momento de entendermos como melhorar esse processo. Confira!

Implemente a governança de dados

Não basta ter dados à disposição de toda a equipe — é preciso que haja uma boa governança nesse sentido. Por essa razão, defina quais são os objetivos e políticas para que a análise seja mais precisa, além de haver uma orientação mais eficaz para os profissionais em relação às principais informações de seu setor.

A partir disso, há a oportunidade de analisar o comportamento:

  • dos consumidores;
  • dos fornecedores;
  • dos colaboradores;
  • do mercado.

Entenda o planejamento estratégico de sua empresa

É por meio do planejamento estratégico que sua empresa será impulsionada de forma correta, além de prever os principais acertos e erros cometidos em determinado período. Por essa razão, é primordial considerá-lo no momento de tomar decisões mais efetivas, justamente porque nele já existem informações cujo principal objetivo é levar a organização para o topo.

Utilize a tecnologia como aliada

Aline Portela destaca ainda sobre a importância de contar com a tecnologia como aliada: “este novo cenário tecnológico permite mensurar os dados que antes precisávamos de horas para fazer o levantamento. Hoje, com as ferramentas de automação, os números estão cada vez mais precisos, contribuindo para que os processos fluam melhor.”, afirma.

Também podem ser observados como ganhos para a implementação dessas ferramentas:

Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância das decisões estratégicas para o negócio. É essencial contar com um bom planejamento, pois ele vai permitir que a organização avalie seus principais objetivos e metas de crescimento, tanto a longo quanto a curto prazo. Por fim, é primordial envolver toda a equipe durante o processo para, assim, conquistar os resultados pretendidos.

Ficou interessado em entender um pouco mais sobre soluções que permitem esses ganhos? Entre em contato com a gente e converse com algum de nossos profissionais!

Artigos relacionados