Tomar decisões estratégicas faz parte da rotina de qualquer empresa, independentemente de seu nicho de atuação. A partir dessa análise, a equipe tem a oportunidade de entender o que de fato funciona na organização, além de aperfeiçoar todos aqueles processos que não trazem um retorno tão eficaz para o negócio.
Para isso, é preciso que a empresa avalie bem quais são os fatores que devem ser observados para que o crescimento do negócio seja contínuo, além de utilizar dados concretos que permitam uma gestão mais eficaz voltada para o sucesso da organização.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda os principais pontos sobre o assunto. Boa leitura!
Entenda a importância das decisões mais estratégicas
Inicialmente, vamos entender um pouco mais sobre a importância das decisões estratégicas. Até algum tempo atrás, a tomada de decisões voltadas para a estratégia era algo pensado a longo prazo, de modo que as empresas pudessem analisar os seus processos e implementar modificações para que o crescimento em um determinado período fosse observado pela equipe.
No entanto, com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso que isso faça parte da rotina da empresa. De acordo com a Consultora Empresarial Aline Portela Consultoria e Desenvolvimento, “a todo momento novas empresas surgem e, com elas, a concorrência vem como um grande desafio — mesmo para aquelas que investem em inovação e novos modelos de negócio”.
Dessa forma, destaca-se que essa preocupação por parte da organização pode ocasionar:
- aumento do desempenho dos profissionais;
- sucesso da empresa no mercado;
- sobrevivência em um ramo muito acirrado;
- oportunidade de analisar os prós e contras de seu nicho de atuação;
- possibilidade de analisar a movimentação do mercado;
- análise de dados de sua própria empresa.
Conheça quais são os erros de quem não toma decisões estratégicas
A seguir, confira alguns dos principais erros cometidos pelas empresas que não tomam decisões estratégicas.
Ausência de métricas para mitigar riscos na organização
O primeiro deles diz respeito à ausência de métricas para mitigar riscos na organização. Conforme observado, é essencial que as decisões sejam baseadas em dados, de modo que analise dentro da própria realidade quais são os principais desafios de seu negócio, como está o seu desempenho comparado a períodos anteriores, além de um comparativo de seus resultados em relação ao mercado.
Entre os ganhos observados, destacamos:
- melhoria na competitividade;
- maior foco no cliente;
- agilidade para a tomada de decisões;
- redução de custos.
Ausência do acompanhamento de metas
Uma empresa que trabalha com metas, além de ter em mãos resultados que permitem uma análise mais objetiva, também contribui para a motivação de seus colaboradores. Hoje, sabe-se que demitir e contratar profissionais gera um custo, além de haver perda de capital intelectual para a concorrência.
Decisões baseadas no achismo
Mesmo com toda a experiência de sua equipe no mercado e em seu nicho de atuação, não é conveniente tomar decisões baseadas no achismo. Isso pode trazer consequências negativas para toda a equipe, além de impedir que a organização tenha objetivos claros de crescimento.
Ao se basear em dados, a gestão vai ter informações relativas a quais recursos são necessários para que o negócio possa alcançar a meta pretendida, quais são os principais pilares da empresa, além de permitir que toda a equipe entenda como a sua função contribuirá para todo o processo.
Ausência de responsabilidades e processos
Não apenas permitir que a equipe entenda bem como o seu cargo será eficaz para o desenvolvimento do negócio, existe a necessidade de contar com processos bem definidos. Entre os ganhos de contar com essa estratégia, pode-se destacar:
- padronização em seus produtos e serviços, o que influencia positivamente na percepção que o cliente tem da empresa;
- menos retrabalho;
- maior produtividade;
- possibilidade de treinamentos mais eficazes ministrados pelos próprios profissionais;
- mapeamento de processos com fácil acesso a todos os colaboradores, entre outros.
Saiba como tomar decisões mais estratégicas em sua organização
Agora que você já sabe sobre a importância das decisões estratégicas em um negócio, além de ficar por dentro dos erros cometidos por uma equipe que não se preocupa com essa questão, chegou o momento de entendermos como melhorar esse processo. Confira!
Implemente a governança de dados
Não basta ter dados à disposição de toda a equipe — é preciso que haja uma boa governança nesse sentido. Por essa razão, defina quais são os objetivos e políticas para que a análise seja mais precisa, além de haver uma orientação mais eficaz para os profissionais em relação às principais informações de seu setor.
A partir disso, há a oportunidade de analisar o comportamento:
- dos consumidores;
- dos fornecedores;
- dos colaboradores;
- do mercado.
Entenda o planejamento estratégico de sua empresa
É por meio do planejamento estratégico que sua empresa será impulsionada de forma correta, além de prever os principais acertos e erros cometidos em determinado período. Por essa razão, é primordial considerá-lo no momento de tomar decisões mais efetivas, justamente porque nele já existem informações cujo principal objetivo é levar a organização para o topo.
Utilize a tecnologia como aliada
Aline Portela destaca ainda sobre a importância de contar com a tecnologia como aliada: “este novo cenário tecnológico permite mensurar os dados que antes precisávamos de horas para fazer o levantamento. Hoje, com as ferramentas de automação, os números estão cada vez mais precisos, contribuindo para que os processos fluam melhor.”, afirma.
Também podem ser observados como ganhos para a implementação dessas ferramentas:
- redução de falhas de sua equipe;
- mais segurança para as informações estratégicas do negócio;
- possibilidade de entender o desempenho da equipe de um jeito mais concreto;
- melhoria no atendimento ao cliente;
- redução de custos.
Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância das decisões estratégicas para o negócio. É essencial contar com um bom planejamento, pois ele vai permitir que a organização avalie seus principais objetivos e metas de crescimento, tanto a longo quanto a curto prazo. Por fim, é primordial envolver toda a equipe durante o processo para, assim, conquistar os resultados pretendidos.
Ficou interessado em entender um pouco mais sobre soluções que permitem esses ganhos? Entre em contato com a gente e converse com algum de nossos profissionais!