INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Propósito Empresarial

Propósito corporativo: empresas com objetivos além do lucro

Você sabia que definir um propósito corporativo pode ajudar a melhorar a receita de uma empresa e o engajamento dos colaboradores? Vem com a gente entender esse tema!

Acompanhar os ganhos financeiros, as despesas e criar estratégias de crescimento são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Mas você sabia que o propósito corporativo também é? Ele oferece uma razão aspiracional para os colaboradores se dedicarem firmemente todos os dias.

Isso, além de gerar um clima saudável na empresa, é uma maneira de incentivar os clientes a comprarem com aquela marca. Afinal, as pessoas amam comprar em lugares nos quais as pessoas que trabalham estão felizes e motivadas. 

Se a tua contabilidade ainda não adotou essa prática, leia o conteúdo abaixo. Explicaremos o que é esse conceito, sua importância e como colocá-lo em prática. 

O que é propósito corporativo?

Todos sabemos que, no fim do mês, uma empresa precisa obter lucro para se manter funcionando. Porém, o que está por trás do ganho de receita? Qual problema a marca visa resolver? Por que os trabalhadores não trocam de emprego? Se a resposta, no caso da tua contabilidade ou de qualquer outro negócio que você tiver, é apenas o dinheiro, essa situação deve mudar. 

Propósito Empresarial

Falamos isso com confiança porque, além de termos propósito corporativo aqui na SIEG, também acompanhamos estudos que trazem dados interessantes sobre o assunto. A Korn Ferry, por exemplo, mostrou que companhias focadas em um propósito corporativo crescem 3 vezes mais anualmente. Além disso, 90% dos colaboradores dessas empresas se sentem engajados e conectados no trabalho, diferente de 32% das outras.

Mas, então, o que é esse propósito corporativo e por que ele é tão positivo? Basicamente, é uma razão aspiracional para a empresa existir. Normalmente, ela é baseada na humanidade, em pessoas e inspira uma ação.

Daremos dois exemplos para você entender melhor. Toda a equipe da Dove trabalha para criar um mundo onde a beleza seja fonte de confiança e não de ansiedade. Já o Starbucks, deseja inspirar e nutrir o espírito humano. Esses propósitos tem o potencial de motivar, focam na essência e no bem comum. Mas, ainda sim, têm relação com o produto ou serviço. Esse é o objetivo. 

Trazendo para a tua realidade, o propósito corporativo pode alavancar pequenos negócios começando pela contabilidade. Ou, facilitar o dia a dia do setor financeiro de grandes empresas. Interessante, não é mesmo!?

Gestão empresarial: a importância da auditoria e fiscalização

Por que definir um propósito corporativo na sua empresa?

Os primeiros motivos são a modernidade e as mudanças que acontecem no mundo. Atualmente, uma marca precisa de mais do que um bom produto ou serviço para ter um cliente fiel. É necessário ter um atendimento excelente e estar alinhado aos seus valores e ideais. Quando falamos de negócios B2B (Business to Business), a situação não é diferente. 

Imagine dois cenários. Um escritório que realiza um trabalho eficaz, mas não oferece a contabilidade consultiva e não se faz presente na tomada de decisão. É um serviço mais voltado à execução, sem estratégia.

Agora, pense em um que, além de uma entrega excelente, ajuda a nortear as escolhas do negócio e se faz indispensável nos planejamentos. Qual deles você acha que terá mais consumidores fixos e que são fãs da marca? Provavelmente, o segundo, né?!

Por isso, o propósito corporativo é tão importante. Ele ajuda a nortear a contabilidade para que trabalhe lado a lado das empresas, para vê-las crescer e terem sucesso. E, assim, atingir suas próprias metas.

Além disso, ele é essencial para atrair e reter talentos. 71% dos profissionais consideram a hipótese de trocar de emprego, mesmo com redução de salário, se o novo local estiver alinhado com seus valores. Esse dado é da mesma pesquisa que citamos anteriormente, da Korn Ferry.

Sem contar que, a tendência é o crescimento da receita. Afinal, as pessoas são 7 vezes mais propensas a comprar de marcas em que confiam. E, com objetivos baseados somente no lucro, fica difícil criar esse tipo de relação com o público.

Como definir um propósito corporativo?

Até aqui, provavelmente, você já se convenceu de que precisa desenvolver um propósito corporativo. Então, chegou a hora de explicarmos como fazer. O primeiro passo é definir qual o sucesso do teu negócio. O que define que o trabalho está funcionando? Que a performance está positiva? Sem considerar o lucro, viu!? 

Depois de ter essa ideia em mente, converse com as lideranças e valide o que você pensou. Eles precisam opinar sobre o assunto e passar uma visão geral da empresa. Nessa conversa, é interessante extrair os motivos da empresa ter sido fundada, qual as metas para os próximos anos, o que deixa eles mais orgulhosos. No fim, teu propósito corporativo estará definido.

Em seguida, é o momento de apresentá-lo a outras pessoas interessadas, como clientes, equipe e fornecedores. Assim, você poderá ter a visão de todos os envolvidos. Essa parte é essencial porque o propósito corporativo deve ser verdadeiro, significativo e tocar aqueles que terão contato com ele. 

Gostou do conteúdo? Então que tal imergir em outro artigo da SIEG? Selecionamos um especial que traz 5 dicas para aumentar a carteira de clientes da contabilidade. Confira e coloque as ideias em ação!

Artigos relacionados