INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Pessoas no escritório simulando contabilidade e recursos humanos

Tomada de decisão: saiba como ajudar o seu cliente com essa estratégia

Você sabe o que é uma tomada de decisão? À primeira vista, talvez remeta àquelas escolhas simples que fazemos no dia a dia, desde que roupa usar até o que pedir para o jantar. Mas, em uma empresa, não é bem assim que funciona.

O poder de uma tomada de decisão na gestão do negócio vai muito além de variantes práticas da rotina. Afinal, uma única escolha realizada pode desenvolver desdobramentos positivos ou negativos impactantes na organização.

Isso significa que, quando bem estruturada e planejada, a tomada de decisão exerce papel fundamental no crescimento e sucesso da organização. Por outro lado, o oposto também é real. Quando o processo apresenta falhas, abre a possibilidade para consequências graves e prejuízos. 

Portanto, saber como chegar à decisão correta é essencial e, para ajudar você, separamos dicas e conteúdos essenciais. Vamos nessa?

 

O que é a tomada de decisão?

A gente sabe que, ao deparar-se com múltiplas alternativas, é normal ficar confuso. Afinal, como saber qual a melhor opção para o seu negócio? Para dar o primeiro passo, um bom ponto é contar com uma base sólida de conhecimento e entender como funcionam os caminhos dessa estratégia. 

Dentro de uma empresa, a tomada de decisão consiste em fazer uma escolha importante com base em alternativas já existentes. Por meio dela, é possível alcançar novos níveis em resultados e destacar-se ainda mais no mercado. Por isso, não tenha medo na hora de fazer escolhas. Afinal, o risco também faz parte do processo e pode criar oportunidades que influenciam diretamente no futuro do negócio.

Devido à sua importância e requerimento do pensamento estratégico, essa tarefa geralmente recai sobre o gestor. É ele, por exemplo, quem faz a conexão entre a direção da empresa e o setor operacional, impulsionando o rendimento e cumprindo o planejamento estratégico.  Ainda, no cotidiano, é o gestor quem  lida com a criação de metas, definição de estratégias, simplificação de operações, diminuição de custos e entre muitos outros fatores. E tudo isso é incluído no processo da tomada de decisão. 

Assim, combinando áreas, experiências, habilidades e metodologias, a tomada de decisão torna-se mais simples e garantida. Funciona, então, como um processo contínuo, trabalhando de forma regular e variada na rotina da organização. 

 

Tipos de tomada de decisão

Ao liderar uma empresa, é necessário manter em mente que decisões não devem ser tomadas de forma impulsiva ou aleatória, mas sim estratégica e planejada. Afinal, é essa escolha que será refletida no bom funcionamento de processos internos. Mas você sabia que existe mais de um tipo de tomada de decisão? Abaixo, listamos para você os principais. 

 

• Intuitiva 

Esse tipo de decisão está embasado na intuição e experiência do gestor. Por meio de insights e conhecimentos recebidos de situações passadas, o líder considera sua decisão seguindo a própria manifestação de experiência. Assim, analisa também como sua escolha afetaria ações futuras do negócio.

A tomada de decisão intuitiva, por estar conectada ao instinto do ser, não é feita de forma totalmente racional. Um exemplo claro pode ser a decisão de contratar um determinado sistema ERP, ao que, após fazer alguns testes, existe um específico que você mais gostou. Assim, consiste em um tipo de sabedoria não justificada cientificamente, mas sim criada a partir de uma perspectiva mais interna e pessoal. 

• Racional

Ao contrário da intuitiva, a tomada de decisão racional leva em consideração uma série de fatores lógicos para fazer a escolha. Uma característica que a distingue é a realização de uma lista de prós e contras. Assim, levanta razões positivas e negativas incorporadas à sua decisão. 

Outro ponto que torna a escolha racional uma minimizadora de riscos é seu amplo uso de dados. A partir de informações atualizadas e confiáveis, a tomada de decisão é feita de maneira mais segura, com uma base concreta sobre sua situação jurídica, financeira ou fiscal.

Uma tomada de decisão racional comum à rotina é, por exemplo, realizar um investimento em marketing. Aqui, você precisará listar opções de investimentos, orçamentos, juntamente aos dados e prazos. Ao analisar as informações completas em mãos será possível decidir, de forma racional, qual o melhor fornecedor para a sua necessidade.

 

• Baseada em valores 

Essa tomada de decisão empresarial, diferentemente das anteriores, considera os valores pessoais do gestor. Pode-se dizer que é fundamentado, por exemplo, no guia moral de certo ou errado, conceitos desenvolvidos ao longo da vida e experiência do gestor ou ainda influências que o cercam.  

A definição está conectada, portanto, às perspectivas, conhecimentos e vivências adquiridas durante toda sua experiência de vida, que impulsionam sua visão pessoal. Pode ser considerado, então, uma opinião, escolhendo segundo o que você acredita que será a melhor opção. 

Passos que auxiliam na sua tomada de decisão

Agora que você já sabe o que são e conhece os tipos de tomada de decisão, chegou o momento de descobrir como implantá-las na sua empresa.  A seguir, a gente separou alguns passos para facilitar esse processo. Vamos lá? 

 

• Identificação do problema e análise 

Quando falamos em tomada de decisão empresarial, o primeiro passo é analisar seu contexto, descobrindo pontos fracos, fortes e impasses do negócio. Dessa forma, a situação fica mais simples e clara para ser compreendida, o que facilita encontrar as melhores respostas ao desafio do momento. 

 

• Planejamento estratégico 

A tomada de decisão, sem dúvida, faz parte de todos os departamentos da empresa, mas exerce um papel fundamental na gestão. Ao optar por uma escolha gerencial, o gestor é levado a pensar nos objetivos e missão da empresa. Isso inclui fatores como produtos ou serviços oferecidos, perfil do cliente a ser atendido, além da perspectiva de concorrência e mercado. 

A partir desse ponto, é possível traçar planos mais estratégicos para impulsionar o crescimento do negócio, atento a aspectos como detalhes e clareza. Assim, as chances de que a tomada de decisão atinja a meta e siga rumos certeiros é muito maior, já que estão alinhados com a visão da empresa e sua cultura organizacional. 

 

• Conhecimento aprofundado da empresa 

Você já deve ter ouvido falar do ditado popular “quanto mais, melhor”, não é? Pois é, não é à toa que ele é tão popular e se encaixa perfeitamente quando falamos sobre o conhecimento da empresa. 

Para um gestor, quanto mais informações ele tiver sobre o desempenho e processos internos da empresa, melhor e mais assertiva será sua tomada de decisão. Dados ligados à área financeira, recursos humanos e vendas, por exemplo, são essenciais para enriquecer o processo decisório. 

 

• Avaliação de resultados 

As consequências de uma tomada de decisão funcionam como uma fonte rica de experiência e aprendizado. Por meio desses resultados, é possível avaliar se as escolhas feitas foram efetivas para o crescimento do negócio, ou se é necessário, para uma próxima vez, mudar sua estratégia. 

Por isso, registre suas decisões. Assim, você pode consultar e visitá-las quando precisar de auxílio em futuros processos. 

 

E como você, contador, pode ajudar nesse processo?

A cada dia, a contabilidade se reinventa, e com ela, o contador. Por isso, criar novas metodologias que ajudem o seu cliente é fundamental para destacar-se no mercado e tornar o seu papel ainda mais consultivo. Uma das maneiras para chegar até lá é contribuir com a tomada de decisão. 

Quer saber como? Então dê uma olhada nos próximos tópicos e os acrescente em futuras decisões dos seus clientes.

  • Na hora de realizar a contratação ou demissão de funcionários, analise questões financeiras e entregue o que o seu cliente precisa saber sobre todo o funcionamento do sistema, além dos prós e contras dessa decisão no momento determinado;
  • Realize o plano sucessório;
  • Avalie o valor de mercado de uma empresa, de acordo com a necessidade;
  • Efetue a perícia contábil; 
  • Evite multas desnecessárias, ajudando no controle de prazos, por exemplo;
  • Durante a crise, auxilie no controle do fluxo de caixa e analise detalhadamente as despesas. 

 

E você, já está pronto para tomar decisões mais assertivas? Otimizando processos e contando as estratégias certas, alcançar bons resultados pode se tornar facilmente realidade. E aumentar a qualidade e eficiência do seu trabalho, ainda mais. Para saber como isso é possível, acesse aqui!

Artigos relacionados