INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Lucro no escritório contábil

4 dicas para alavancar o lucro no escritório contábil

Aumente o lucro do seu escritório contábil ainda em 2023! Neste artigo ensinamos quatro formas práticas para você incorporar no seu negócio e aplicar já.

Toda empresa nasce com um objetivo central: a lucratividade. No ramo contábil, impulsionar os resultados financeiros está no topo da lista de metas. Mas como gerar lucro no escritório contábil diante de um mercado cada vez mais competitivo? A resposta está em ter um olhar estratégico, contar com profissionais qualificados e oferecer um atendimento de excelência.

Neste artigo, confira dicas indispensáveis para ter mais lucro no escritório contábil e alavancar o crescimento do seu negócio. Além disso, orientações essenciais para diferenciar a sua empresa e agregar ainda mais valor aos seus serviços. Continue a leitura e aproveite todos os insights!

Aumente seu lucro no escritório contábil

Apesar de ser uma das áreas mais antigas, a contabilidade tem passado por uma grande transformação impulsionada pela tecnologia. Em pesquisa de transformação digital para micro, pequenas, médias empresas (MPMEs) no Brasil, divulgada pela Microsoft em março deste ano, vemos que 98% das MPMEs reconhecem o impacto positivo da tecnologia nos negócios. 

Clique no link e veja a pesquisa completa.

Nesse cenário cada vez mais volátil, encontrar caminhos para aumentar a rentabilidade tornou-se uma missão complexa. Esses avanços contribuem para uma jornada constante de crescimento. Afinal, com tantas possibilidades, abrem-se novas portas para escritórios que sonham grande e miram em um faturamento alto. A seguir, você confere quatro pontos cruciais para alcançar esses objetivos.

1. Automatize tarefas repetitivas

Utilizar um software de gestão é uma excelente alternativa para gerar mais faturamento. Isso porque, além da redução de custos e desperdícios com atividades manuais, os processos ganham agilidade. 

A respeito disso, o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lawrence Koo, diz o seguinte: “O software pode substituir trabalhos repetitivos e operacionais, o que reduz custos e aumenta a produtividade”.

Assim, quando falamos em automatizar tarefas repetitivas, a substituição de pilhas de papel por planilhas e dashboards inteligentes é uma das primeiras ações que vem à mente. É importante que seus colaboradores estejam livres para desenharem estratégias de crescimento. O uso da tecnologia e da automação contábil proporciona:

  • Novos clientes à carteira sem agregar custos operacionais;
  • Maior personificação no atendimento ao cliente;
  • Mais produtividade da equipe;
  • Centralização de informações;
  • Aumento da eficiência;
  • Menores taxas de erros;
  • Economia de tempo.

2. Aposte em boas estratégias de precificação

A precificação é um dos pontos mais importantes quando o assunto é lucro no escritório contábil. Infelizmente, de nada adianta oferecer as melhores soluções se os preços não estiverem de acordo. Quando os serviços são de qualidade e os clientes estão satisfeitos com os resultados, eles pagam. Entretanto, para estabelecer valores, fique atento aos custos envolvidos como aluguel, impostos, salários e sistemas.

Para definir o preço adequado entenda o contexto do mercado, estude os concorrentes e avalie os valores praticados. Também é essencial conhecer o público-alvo e saber o que eles valorizam em uma negociação. Lembre-se que um custo baixo demais pode comprometer o lucro no escritório contábil. Da mesma forma, valores exagerados afastam os clientes. Encontre o equilíbrio.

3. Fidelize seus clientes

Atrair novos usuários é fundamental para o crescimento da empresa. Mas você já parou para pensar no potencial de fidelizar quem já conta com você? De acordo com a pesquisa da TSI em parceria com a ABEMF, fidelizar clientes é, em si, um grande negócio. Para 83,2% dos respondentes, programas de fidelidade melhoraram a experiência e jornada de compra com a marca.

É comum que empresários dediquem tempo e dinheiro para atrair novos clientes. Em geral,  acreditam que ter volume de venda é a solução de todos os problemas. No entanto, lembre-se que nem sempre essa conta fecha. Um cliente fidelizado compra mais vezes e com um ticket médio maior. Isso aumenta o faturamento e gera redução de custos. Veja mais algumas vantagens da fidelização:

  • Seu escritório ganha a preferência quando o cliente estiver decidindo quem contratar;
  • O relacionamento com os usuários se torna mais próximo e amigável;
  • As pessoas tendem a indicar sua marca para amigos e familiares.

4. Amplie seu portfólio de soluções

Se o foco é lucro no escritório contábil, você deve estudar a possibilidade de aumentar o mix de serviços contábeis. Imagine que um cliente vai até o seu escritório para emitir uma Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Contudo, entre uma fala e outra, ele comenta que está pensando em abrir uma nova empresa

Se a sua contabilidade já oferece esse serviço, ele não precisa procurar por um concorrente. Tudo é feito “em casa” e dessa forma a lucratividade do seu negócio aumenta. Veja outras possibilidades de ganhos:

  • Estimativa de valor de uma empresa (business valuation);
  • Assessoria para planejamento tributário;
  • Planejamento estratégico;
  • Consultoria financeira.

Fature mais com as ferramentas certas

Se você chegou até aqui é porque explorou bem nossas dicas. Logo, acreditamos que já esteja preparado para colocá-las em prática e alavancar o lucro no escritório contábil. Juntos, vimos que a tecnologia desempenha um papel fundamental para alcançar resultados positivos. A ideia é automatizar processos manuais e focar em estratégia. Assim, o caminho fica aberto para um crescimento sustentável. 

E aí, esse artigo foi útil para você? Esperamos que sim e lhe convidamos, também, a ler nosso próximo material. Nele você descobrirá como manter as contas em dia em pequenas empresas. Ah, e para continuar recebendo conteúdos relevantes, assine a newsletter do blog da SIEG e fique sempre bem informado. 

Artigos relacionados