INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Entenda sobre contabilidade para pequenas empresas

Contabilidade para pequenas empresas: como manter as contas em dia

Comando um negócio? Então este artigo é para você! Vem com a gente entender a importância da contabilidade para pequenas empresas.

A contabilidade para pequenas empresas é um serviço indispensável. Aliás, é fundamental principalmente para organizações desse porte. Isso porque, com uma boa gestão contábil desde o início, a empresa tende a um crescimento sólido e exponencial.

E, falando em gestão eficiente dentro da contabilidade para pequenas empresas, vamos explorar dicas importantes neste artigo. A ideia é ajudar pequenas empresas com direcionamentos para manter as contas em dia. Vem com a gente!

Importância da contabilidade para pequenas empresas

Se você está no comando de uma pequena empresa, sabe que os desafios são inúmeros. A rotina, muitas vezes, não dá brechas para fazer uma pausa e organizar todas as áreas, não é!? Porém, não há como garantir a sustentabilidade de um empreendimento sem dar a devida atenção para os assuntos da área contábil e fiscal.

Entenda sobre contabilidade para pequenas empresas
Foto: Envato Elements

Em geral, a solução adequada, se tratando de contabilidade para pequenas empresas, é contratar um escritório contábil ou um profissional. Entretanto, tendo ou não condições para isso, o papel do dono é conhecer fundamentos e ter noção sobre o tema. 

Tal competência é essencial para assegurar que a organização cresça em conformidade com as exigências legais. Além disso, existem outras razões que tornam esse conhecimento fundamental. Confira algumas delas a seguir.

» Avaliação de desempenho: imagine se algum investidor procura pelo seu negócio disposto a investir nele. Com certeza, o interessado irá solicitar demonstrações financeiras que somente a contabilidade pode providenciar.

» Base para tomada de decisões estratégicas: os dados disponibilizados pelos balanços e relatórios contábeis servem de apoio para que nada seja definido sem ciência dos dados.

» Acompanhamento financeiro: a contabilidade bem feita é capaz de monitorar as despesas e receitas, fornecendo um olhar crítico para localizar prejuízos e desperdícios.

» Proteção contra fraudes contábeis: uma das vantagens da contabilidade é o controle das transações. Desvios e outras intercorrências podem ser identificadas com facilidade.

Contabilidade para pequenas empresas: 4 dicas

Agora você já entende que precisa ter um cuidado especial com a contabilidade para pequenas empresas. A partir desse entendimento, listamos algumas orientações para aplicá-la de forma inteligente e manter as contas em dia.

1. Realize o controle do fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa bem estruturado pode simplificar tudo. Com o monitoramento das entradas e saídas, é mais fácil ter uma visão macro sobre a saúde financeira da companhia. 

Essa premissa serve também para ter previsibilidade sobre o futuro do negócio, evitando imprevistos. Em caso de extrema necessidade, você terá tempo hábil para realizar empréstimos ou financiamentos no intuito de equilibrar a situação.

2. Faça a conciliação bancária

Resumindo bem o conceito de conciliação bancária, a ideia é comparar o extrato da conta corrente da empresa com o controle financeiro interno. Trata-se do levantamento de tudo que pagou e recebeu comparado com a movimentação da conta. 

Ou seja, prevenir é sempre a coisa certa a se fazer. Realize, regularmente, a conferência do extrato bancário e compare os registros com as movimentações do período. Além de ser uma tática para identificar divergências, ela permite a descoberta de golpes e atividades suspeitas.

3. Utilize um sistema de gestão

Organização é a palavra-chave para evitar esquecimentos ou dificuldades para pagar as contas em dia. Uma ferramenta de gestão é a segurança que você precisa. Seja para alertar quando há uma tarefa relacionada ao financeiro ou para armazenar documentos fiscais, a ferramenta é fundamental.

Os benefícios desse tipo de solução são inúmeros. Segurança dos dados, fácil acesso aos documentos para uma eventual prestação de contas, já que, geralmente, são armazenados em nuvem. E claro, a partir do armazenamento, a ferramenta de gestão vai te entregar dados e relatórios precisos.

4. Conheça suas obrigações fiscais e trabalhistas

Todas as empresas possuem algo em comum: o pagamento de impostos. Por isso, certifique-se de que você está em dia com as pendências fiscais. Se necessário, crie um calendário para anotar todas as datas e tarifas. Esta dica vale até mesmo para os administradores mais organizados!

Além de ser uma obrigatoriedade, fazer isso oferece segurança financeira para as pequenas empresas. Assim, garante-se que, futuramente, não haja multas ou encargos referentes aos juros das taxas.

Lembre-se: a fiscalização está sempre de olho. Por isso, é importante se manter atualizado sobre as regulamentações da contabilidade para pequenas empresas. Previna-se de qualquer irregularidade.

Não dispense a parceria de um contador

Todas as dicas que você acabou de conferir não devem ser ignoradas pela gestão. No entanto, é inegável o quanto ter um profissional especializado na área, faz a diferença na organização financeira e contábil da empresa. A prosperidade de uma pequena empresa está diretamente ligada à conformidade com as exigências legais.

Gostou do conteúdo? Que tal imergir nos mitos e verdades na contabilidade? Clique aqui e descubra as principais questões da tecnologia na contabilidade.

Acompanhe nosso blog. Semanalmente, você encontra conteúdos relevantes sobre contabilidade, gestão estratégica, tecnologia e muito mais. Até o próximo artigo 😉.

Artigos relacionados