Embora algumas contabilidades já tenham seus processos conectados com os meios digitais, existem milhares de escritórios que não entraram no jogo tecnológico. Isso acontece porque ainda há muitas dúvidas sobre o uso da tecnologia no segmento contábil. E foi pensando nisso que criamos este artigo expondo os mitos e verdades sobre esse tema.
Em 2005, o projeto Nota Fiscal Eletrônica foi desenvolvido pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil. De lá para cá, as NF-es tomaram o lugar da nota de papel aumentando a confiabilidade, melhorando o controle fiscal e sendo um prelúdio de que a tecnologia seria parte fundamental do fazer contábil.
No entanto, após quase duas décadas de avanços na tecnologia, ainda pairam nos escritórios mitos e verdades que precisam ser desmistificados. Abaixo você confere uma lista bem detalhada. Se liga!
Mitos e verdades: tecnologia na contabilidade
Desmistificando os mitos
1. A tecnologia eliminará a necessidade de profissionais contábeis
Embora a tecnologia possa automatizar muitas tarefas, os profissionais contábeis continuam sendo essenciais. As automações aceleram os processos, eliminam tarefas repetitivas e geram informações precisas. Com isso, o contador será indispensável para leitura dos dados, fornecer insights e tomar decisões estratégicas.
2. A implementação de tecnologia é cara e complexa
Entre mitos e verdades, enquanto algumas soluções podem ser caras e complexas, existem muitas opções acessíveis e fáceis de implementar. Elas vão desde automações de captura automática de notas ficais, softwares que disponibilizam armazenamento em nuvem até ferramentas mais completas capazes de fornecer relatórios e dados detalhados. Com isso, concluímos que a afirmação 2 é mais um mito.
As ferramentas da SIEG, por exemplo, são de fácil implementação e o custo é variável de acordo com a demanda de XML’s utilizados pela contabilidade.
3. A tecnologia elimina a necessidade de contato humano com os clientes
Mito. Embora a tecnologia possa agilizar muitas interações, o contato humano ainda é fundamental para entender as necessidades do cliente, fornecer orientação personalizada e construir relacionamentos. Na verdade, é justamente o contrário, quanto mais a tecnologia nos livrar de atividades repetitivas e manuais, mais teremos tempo para lidar com pessoas e estreitar os relacionamentos.
4. Tecnologia contábil é exclusiva para grandes empresas
Mais um mito. Atualmente, existem soluções tecnológicas acessíveis e escaláveis que podem ser adaptadas tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações. E esse é um dos grandes benefícios de toda essa explosão tecnológica: poder a tender a todos.
5. Tecnologia contábil é apenas para geração mais jovem:
Embora os profissionais mais jovens possam estar mais familiarizados com tecnologia, a adoção bem-sucedida depende da vontade de aprender e da disposição de profissionais de todas as idades em se adaptarem às mudanças tecnológicas. Portanto, mais um mito.
Relevando as verdades
1. A análise de dados é aprimorada pela tecnologia
Verdade. A tecnologia pode ajudar a analisar grandes conjuntos de dados para identificar tendências, padrões e insights que podem orientar as decisões contábeis.
Além disso, com soluções de contabilidade em nuvem e ferramentas de análise de dados, os profissionais contábeis podem acessar informações relevantes em tempo real, facilitando a tomada de decisões informadas.
É que a tecnologia, além de gerar os dados, é capaz de mostrá-los de forma clara e intuitiva, seja em formato de planilhas ou dashborads.
2. A tecnologia aumenta a eficiência dos processos
Entre os mitos e verdades, eis mais um fato verdadeiro. A automação de tarefas rotineiras, como entrada de dados, captura manual de notas, verificação individual dos certificados nos portais do Governo e reconciliação, pode liberar tempo para os profissionais contábeis. Isso, além de evitar erros traz celeridade nas ações gerando mais eficiência nos processos.
3. Aumento da conformidade regulatória
Verdade. Softwares de contabilidade podem ser configurados para automatizar cálculos de impostos, gerar relatórios regulatórios, disponibilizar guias para pagamento e ajudar a garantir que as obrigações fiscais estejam sendo cumpridas adequadamente.
4. A tecnologia reduz erros humanos
Imagine, depois de uma semana corrida, um contador no final do expediente de uma sexta-feira. O cansaço e as muitas atividades terão deixado esse profissional mais propenso a erros. A automação diminui a probabilidade de erros humanos causados por fadiga, distração ou falta de atenção.
5. Os escritórios contábeis que não aderirem às tecnologias vão ficar para trás
Verdade. Como dito, às novas ferramentas tecnológicas não são apenas para o público jovem, os escritórios de contabilidade mais antigos também precisam apostar nas automações se quiserem se manter no mercado competitivo.
SIEG Soluções Fiscais Estratégicas
Depois de passear por esse conteúdo e entender os mitos e verdades, temos uma pergunta para você: Ainda não automatizou tua contabilidade?
Não tem problema, a SIEG está aqui para te ajudar. Temos dois produtos incríveis que estão gerando grandes resultados para as contabilidades que decidiram se diferenciar no mercado:
SIEG HüB, a ferramenta mais poderosa para gestão de documentos fiscais e SIEG IriS para você transformar a burocracia das pendências fiscais em visão estratégica. Clica aqui e vem conhecer de perto nossas ferramentas