INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

ServiçosContábeis-Cortador-Posposta

Serviços contábeis na prática, saiba como fazer uma proposta

É importante que teu escritório esteja preparado para fazer uma boa negociação quando receber uma proposta para desempenhar serviços contábeis. É preciso estar atento ao mercado e entender o valor do trabalho que teu escritório oferece.

Uma proposta de serviço de contabilidade é usada para avaliar uma solicitação do cliente, solicitar financiamento e persuadir clientes a apoiar financeiramente o projeto. O escritório de contabilidade precisa resumir as preocupações e começar a planejar antes de redigir o documento.

A proposta de serviços é o momento certo para apresentar ao seu cliente as vantagens competitivas de contratar seu escritório. Portanto, o documento precisa ser bem delineado para despertar o interesse e aumentar as chances da negociação seguir.

Serviços contábeis: apresentação

A apresentação é o primeiro contato que o cliente terá com seu escritório e com os serviços contábeis que você oferece. Então, é um momento importante para apresentar a competência e o valor agregado do seu trabalho e começar a negociação transmitindo clareza e comprometimento.

Possivelmente, o cliente também solicitou orçamento de outros contadores. Assim, nesse período inicial, é importante realçar a relevância e o diferencial do seu trabalho para garantir a continuidade da contratação.

Serviços contábeis

A proposta deve demonstrar idoneidade, passando informações claras e objetivas. Além disso, você pode ter um modelo padrão de proposta, mas ele deve ser personalizado, compreendendo o perfil do cliente.

Uma proposta eficiente precisa ir ao encontro das necessidades do cliente. Portanto, levante os dados do cliente para personalizar o documento. Isso pode ser feito por meio de formulários, conversas ou reuniões.

Apresente também casos de sucesso, trabalhos que você já realizou para empresas de referência e seus diferenciais, como nichos de mercado que sua empresa contempla. Demonstre sua credibilidade através de prêmios que você já conquistou e os anos de experiência no mercado.

Serviços contábeis oferecidos

Documente todos os serviços contábeis que o teu escritório oferece indicando as áreas – fiscal, trabalhista, imposto de renda, contábil etc. -, nichos específicos dentro de cada uma e aponte como funciona e como você disponibiliza esse trabalho.

Prepare sua proposta tendo em mente os possíveis questionamentos do cliente sobre o seu serviço. Isso facilita a negociação e melhora a experiência do cliente. Estude o mercado para compreender em quais aspectos o seu escritório se sobressai de modo a aproveitar a oportunidade.

Honorários

É muito importante também informar uma estimativa de custo dos serviços contábeis. Explique o valor dos honorários cobrados e a forma de pagamento. Liste um preço de projeto. Inclua cada serviço proposto com uma tabela de taxas detalhada.

Uma boa estratégia é oferecer pacotes personalizados para os diferentes perfis de clientes. Depois, dentro dessa divisão inicial, apresente planos diferentes que incluem mais serviços e outros diferenciais.

Como o fator financeiro tem um grande peso na escolha, a possibilidade de escolher planos mais simples pode atrair o cliente. Para estabelecer o valor a ser cobrado, leve em consideração a estrutura, a dimensão e o regime fiscal adotado pelo seu cliente.

Saiba como um software contribui para evitar erros contábeis

Atividades contábeis extras

Todos os serviços extras em sua configuração inicial ou serviços mensais regulares devem ser cuidadosamente descritos para evitar mal-entendidos. Esta será uma das principais seções onde o cliente em potencial irá comparar os serviços se tiver várias propostas de empresas diferentes.

Defina o prazo de entrega

Um dos requisitos essenciais de uma boa proposta de serviços contábeis é a apresentação de prazos. Seu cliente deve ter clareza sobre a carga horária que seu escritório necessita para a conclusão do trabalho.

Ele também deve considerar o prazo que tem para enviar os documentos necessários para que o seu escritório execute o serviço. Indique como os arquivos devem ser disponibilizados: em formato digital ou físico. Caso seu escritório trabalhe com algum software de gestão fiscal como o da SIEG, é uma excelente estratégia apresentar esse diferencial.

Prazo de validade da proposta

Determine um prazo de validade da proposta para que seu cliente saiba por quanto tempo você pode manter os preços estabelecidos no documento. Seus clientes precisam saber que você não manterá os mesmos preços após longos períodos.

Estabelecer um prazo para que as condições da sua proposta ainda estejam válidas funciona também como um gatilho mental de urgência. Se o seu cliente souber que tem um período determinado para aproveitar sua oferta, isso o incentivará a querer fechar o negócio com mais rapidez para garantir os preços e as condições preestabelecidas.

Portanto, elaborar uma proposta de serviços contábeis é fundamental para apresentar o valor, não só financeiro como também a qualidade do seu trabalho e determinar o funcionamento do serviço. Além de elaborar uma proposta efetiva, aproveite para investir na qualidade do serviço.

Nós da SIEG oferecemos para seu escritório a ferramenta líder em gestão de documentos fiscais, automatizando processos complexos e trazendo máxima eficiência para uma gestão fiscal estratégica.

 

 

Artigos relacionados