INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

data center

Reunimos as principais informações sobre Data Center. Confira!

Mesmo que você não seja um viciado em tecnologia, é inegável que vivemos a era da utilização otimizada dos dados. Não por acaso, cientistas da computação e estatísticos são alguns dos profissionais mais valorizados do momento. E, para armazenar e produzir informação relevante, o Data Center é uma ferramenta essencial.

Salas repletas de servidores são uma visão bastante comum em filmes e séries sobre tecnologia. A boa notícia é que aquilo não precisa ser puramente uma peça de ficção: é possível adquirir o seu próprio ativo ou contar com os serviços de um Data Center na nuvem. Agora, conheceremos mais sobre esse conceito e seus benefícios. Boa leitura!

O que é um Data Center?

É um local destinado a abrigar os dados de uma empresa, principalmente aquelas que operam com alta demanda de processamento e produção de informações. Dependendo do tipo de porte e ramo da companhia, ele poderá reunir um amplo número de servidores, bancos de dados informatizados e storages (soluções dedicadas ao armazenamento).

Os Data Centers são vinculados à necessidade de processar grandes quantidades de informação, mas não é apenas isso: eles são projetados, também, para operar de forma ininterrupta. Dessa forma, eles garantem a disponibilidade do sistema sem comprometer os níveis exigidos de confiabilidade e a segurança.

Para que isso ocorra, é essencial que essas máquinas sejam alocadas em locais adequadamente preparados. É importante assegurar dois tipos de segurança: digital e física. Só assim o Data Center estará protegido tanto em relação a desastres naturais — incêndios, por excemplo — como em caso de ciberataques.

Quais são as diferenças entre uma opção física e uma virtual?

No Data Center local, ou físico, toda a infraestrutura é mantida pela própria empresa. Assim, é preciso ter o espaço necessário para alojar os equipamentos que compõem essa solução digital, como servidores, cabeamento especial e condicionadores de ar — além da mão de obra especializada.

Já a opção virtual depende apenas de uma conexão com a internet, o que libera a equipe interna de TI para as atividades estratégias relacionadas ao propósito principal da empresa. Os serviços de manutenção e atualização ficam por conta do fornecedor do maquinário.

Quais são as vantagens de contar com um Data Center?

Obter um Data Center local é um investimento importante, mas inadequado para empresas de médio e grande porte. Isso porque os gastos com manutenção são altos e o maquinário ainda exige cuidados rotineiros por parte de profissionais especializados.

Assim, muitas companhias optam pelo Data Center virtual. Nesse caso, como vimos, o acesso aos arquivos é realizado por meio do acesso à internet. Agora, vamos conhecer as vantagens específicas da utilização dessa tecnologia.

Ganho em estabilidade

Com o acesso a um Data Center, a infraestrutura de tecnologia fica disponível em tempo integral, gerando estabilidade para as operações diárias.

Ao contratar o serviço virtual de um fornecedor com credibilidade, as tarefas operacionais relacionadas ao maquinário ficam por conta desse prestador de serviço.

Escalabilidade e personalização

O Data Center físico vai prover toda a estrutura necessária mesmo para negócios em expansão. Dessa forma, é possível armazenar e processar os seus dados de forma cada vez mais intensa — desde que você conte com profissionais especialistas no assunto.

Ao escolher a opção virtual, sua empresa pode optar pelo modelo que atenda às necessidades do negócio naquele determinado momento e personalizar as suas demandas de acordo com a expansão de oportunidades. Assim, fica mais fácil controlar os gastos, já que os gestores estarão cientes sobre o que estão contratando logo na assinatura do contrato de prestação de serviços.

Utilização de tecnologias avançadas

A contratação dos serviços proporcionados pelo Data Center virtual também assegura aos gestores a utilização de tecnologia moderna, mas sem toda a responsabilidade de execução das atualizações exigidas pelo maquinário físico. Assim, essa é uma boa opção para empresas que não querem gastar tanto de uma só vez.

O equipamento físico é um ativo importante e cria uma vantagem competitiva significativa. No entanto, os colaboradores podem se afastar do core business da organização ao serem obrigados a realizar reparos eventuais e rotinas de atualizações para que a empresa continue contando com o que há de mais moderno no mercado.

Redução de gastos

A utilização do Data Center virtual vai garantir que os custos estejam sempre controlados, protegidos por contratos e parceiros com credibilidade. Isso porque não será mais necessário investir pesado em ativos próprios e em pessoas que possam cuidar desse maquinário.

A vantagem do Data Center físico é poder controlar o processamento de dados mais de perto, o que é especialmente importante para cientistas de dados e estatísticos. No entanto, se a sua empresa não conta com esse tipo de profissional, a opção virtual é uma excelente escolha.

data center

Quais as melhores práticas para garantir a segurança?

Se a sua empresa opta pela aquisição de um Data Center próprio, alguns cuidados são necessários para que tudo funcione de forma adequada. Vamos conhecê-los.

Localização diferenciada

A segurança dos dados só estará garantida se os equipamentos forem alocados em um ambiente mais reservado. Alguns Data Centers contam com algumas centenas de servidores e máquinas diversas, então a localização deve ser privilegiada.

Além de proteger o data center da ação de pessoas que não estejam autorizados a se aproximar da estrutura, é preciso mantê-lo longe de outros riscos, como focos de curto-circuito e aquecimento além da conta.

Para isso, é necessário manter controle rigoroso de temperatura e níveis de umidade e fumaça, para mapear os riscos e prevenir determinadas ocorrências com antecedência.

Grandes galpões são utilizados, de modo geral, para a alocação de Data Centers. Em companhias maiores, é interessante que o espaço seja anexo à sede. No entanto, o acesso deve ser liberado apenas por profissionais autorizados e que entendam os riscos de tratamento inadequado desses equipamentos.

Controle de acesso

É fundamental que o Data Center conte com alguma espécie de monitoramento eletrônico, como circuitos fechados de segurança. Lembre-se: dados valiosos são armazenados ali, como informações bancárias de clientes e o próprio histórico digital da companhia.

Com controles de acesso rigorosos, a entrada e saída de pessoas será devidamente fiscalizada. Aparelhos que exijam leitura biométrica para liberar a entrada também são boas opções.

Equipe especializada

Além da infraestrutura de ponta, como computadores, notebooks e conexões rápidas, é necessário contar com profissionais certificados para operar o Data Center.

Você pode até treinar alguns colaboradores mais talentosos, mas é preciso garantir que eles não sejam sobrecarregados com outras tarefas que não tenham relação com esse maquinário.

Eficiência energética e refrigeração

Ter quedas constantes ou picos de energia vai deixar a empresa inoperante, já que o funcionamento adequado do Data Center estará comprometido. Para evitar isso, é preciso contar com geradores, nobreaks e o monitoramento otimizado do consumo geral.

Além disso, manter o ambiente refrigerado é uma obrigação. O ambiente deve estar sempre climatizado com sistemas de resfriamento de alta precisão.

Como você pode ver, o Data Center é uma ferramenta indispensável para quem quer gerar novas oportunidades por meio da tecnologia avançada. Outra ótima notícia é que não é preciso desembolsar muito dinheiro de uma vez só, já que as opções virtuais também oferecem excelentes benefícios para diferentes tipos de negócio.

Gostou do artigo e quer que outras pessoas leiam? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e convide os seus amigos a conferir!

Artigos relacionados