INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

relatório de auditoria interna

Relatório de auditoria interna: por que investir nesse serviço?

Serviços contábeis envolvem apenas calculadoras, planilhas de Excel e arquivos de texto, correto? Nada pode estar mais longe da verdade. O relatório de auditoria interna é um exemplo de atividade de auditoria que se beneficia imensamente da adoção de tecnologias de ponta.

Trata-se de uma análise mais aprofundada de fatos contábeis, de modo a repassar informações seguras aos gestores. Neste post, falaremos mais sobre o conceito e sobre como as soluções digitais da SIEG são utilizadas para otimizar o relatório de auditoria interna e outras atividades. Boa leitura!

Relatório de auditoria interna

É a fase final do trabalho realizado pelo auditor. Ele consiste, basicamente, na descrição ordenada e cuidadosa dos fatos contábeis que foram constatados durante o trabalho, com base em evidências coletadas nos exames.

Desse modo, podemos dizer que o relatório é um instrumento técnico pelo qual o auditor transmite os resultados das atividades desempenhadas.

Ele apresenta suas conclusões, recomendações e providências a serem levadas em consideração, com base na sua experiência e nas suas características como profissional contábil.

Para ser bem completo e servir como um documento valioso para incrementar as estratégias financeiras de uma empresa, um relatório de auditoria interna deve abordar os seguintes aspectos:

  • objetivo da elaboração do relatório e a extensão das atividades realizadas;
  • metodologias adotadas;
  • procedimentos de auditoria aplicados de acordo com cada etapa do trabalho;
  • eventuais limitações enfrentadas pelos profissionais (por questões legais, por exemplo);
  • descrição fiel dos fatos e evidências encontrados;
  • riscos associados às conclusões da equipe;
  • recomendações com base no que foi constatado.

Dessa forma, o relatório de auditoria interna deve ser apresentado aos gestores que tenham solicitado essa atividade ou à pessoa autorizada pelos líderes do negócio. O importante é manter a confidencialidade do material — assim, o profissional deve manter a discrição.

Marcos A. M. Lima Filho, diretor Técnico do Grupo Compliance, empresa que utiliza todos as soluções digitais da SIEG Soluções Inteligentes, ajuda a definir a função principal de um relatório de auditoria.

Segundo ele, “o objetivo específico é desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar suas metas adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos”.

Além disso, ele destaca a necessidade de agregar valor às operações e incrementar os resultados. “O objetivo geral é avaliar e prestar ajuda à alta administração, para que todos possam desempenhar adequadamente suas atribuições”, afirma.

Desse modo se torna mais fácil municiar os líderes com análises completas, recomendações e comentários objetivos sobre as atividades analisadas.

Erros comuns na elaboração

Marcos detalha que os erros mais recorrentes na realização de um relatório de auditoria interna envolvem fatores como a análise de riscos e o desenvolvimento do programa de auditoria.

De acordo com o diretor, muitos profissionais não consideram adequadamente a primeira e não elaboram suficientemente o segundo. Outra falha comum ocorre quando os contadores não incluem pontos positivos no relatório e não realizam uma avaliação apurada da informação recolhida.

Assim, eles acabam se concentrando apenas nas demonstrações financeiras, limitando o escopo do trabalho. Outro erro, segundo o diretor técnico, é “não ser objetivo na conclusão do relatório”.

Isso porque muitos auditores e profissionais contábeis acabam “enfeitando” demais o conteúdo, na avaliação de Marcos, acrescentando informações pouco objetivas ou até irrelevantes para o propósito do trabalho.

De acordo com ele, é necessário, ainda, tomar as precauções necessárias para garantir que sejam abordados, no relatório, apenas assuntos que possam ser adequadamente evidenciados. “Sempre que possível, é importante exemplificar as situações descritas em cada ponto do documento”, destaca.

Marcos se refere ao fato de que muitos auditores acabam descrevendo situações discutidas apenas verbalmente, cuja falta de comprovação posterior traz dúvidas sobre o trabalho do profissional.

Para evitar isso, ele apresenta algumas dicas: é importante verificar todas as somas e cálculos presentes nos relatórios, mesmo que se tratem de informações transportadas de planilhas eletrônicas.

Além disso, ele aponta como é importante efetuar cruzamentos e fechamentos de valores contidos para garantir mais precisão.

Soluções da SIEG relatório de auditoria interna

A SIEG desenvolve softwares totalmente voltados para otimizar o trabalho dos contadores. Além do Grupo Compliance, são mais de 60000 clientes aplicando ao menos uma das suas soluções digitais em seu negócio.

A empresa já nasceu com a missão de facilitar a rotina fiscal dos seus clientes, sempre mantendo um relacionamento próximo e provendo todo o suporte necessário. Com os programas desenvolvidos pela SIEG, a empresa consegue alguns benefícios importantes, como:

Quando questionado sobre quais soluções são utilizadas pelo Grupo Compliance, Marcos é enfático: “Temos todos os serviços dispostos pela SIEG”. Sendo assim, vamos conhecer cada um deles.

NF-e SIEG

O NF-e é responsável por relatórios de auditoria interna de alto nível, mas os benefícios não param por aí. Essa solução digital possibilita que você baixe os arquivos XML de sua empresa e, além disso, é a única opção do mercado na qual a manifestação não é realizada automaticamente.

Desse modo, não há ciência e não é iniciada a contagem para a conclusão de todo o procedimento, que pode ocorrer sem o conhecimento imediato dos profissionais.

Cofre

Adotado por muitas empresas do setor, esse eficiente gerenciador de XMLs oferece armazenamento na nuvem, o que facilita a consulta e dispensa a necessidade de impressão dos arquivos. Ele trabalha com NF-es, CT-es e NFC-es, por exemplo, sendo um complemento perfeito para o NF-e SIEG.

Emissor

Não tem muito tempo para emitir suas notas fiscais? O Emissor é a melhor opção para ajudá-lo. Isso porque ele oferece uma interface intuitiva e permite que a atividade seja realizada com poucos cliques.

Folha

Por fim, temos mais uma funcionalidade destinada a complementar o gerenciamento de documentos fiscais.

É importante notar que o espírito inovador da companhia também se manifesta aqui, já que a Folha é o primeiro sistema destinado à integração de apontamentos da folha de pagamento do mercado nacional.

relatório de auditoria interna

Vantagens relatório de auditoria interna

O diretor técnico do Grupo Compliance resume a sua parceria com a SIEG da seguinte forma: “Agilidade absoluta no processo de execução das auditorias”. Isso porque a organização se destaca não somente pela qualidade técnica dos seus softwares, mas também pelo alto nível do suporte.

Ele é tão elevado que, de acordo com a própria opinião de gestores de empresas parceiras, se torna mais fácil para que companhias maiores convençam as filiais e seus próprios clientes a adotarem as soluções da SIEG.

Essa relação de confiança é exemplificada pelo investimento interno e a busca por inovação. Tudo é realizado por meio de certificados digitais, com dados sendo hospedados na Amazon. Isso confere segurança para as informações, que passam a ser mantidas por especialistas em tecnologia.

Os consultores da SIEG são especialistas com conhecimentos atualizados, podendo ser solicitados até mesmo para resolver problemas mais específicos. Faz parte da cultura da SIEG oferecer suporte otimizado, para que os clientes compreendam a utilização e os benefícios da plataforma adquirida.

Anderson Frederick, coordenador de suporte da empresa, aponta outros pontos diferenciais: o comprometimento com a qualidade geral do serviço, além do acompanhamento de satisfação e suporte aos clientes dos clientes.

Não à toa, a empresa já reúne mais de 10 anos de experiência no gerenciamento bem-sucedido de documentos fiscais, armazenando arquivos com agilidade e segurança. Atividades como a elaboração de um relatório de auditoria interna passam a ser executadas com mais fluidez.

Os colaboradores são constantemente atualizados, por meio de estudos e ações contínuas de capacitação. Dessa forma, é possível dizer que eles estão sempre concentrados no que há de mais relevante no cenário tecnológico mundial.

Como pudemos ver no post, o relatório de auditoria interna é um eficiente instrumento para uma análise fiscal mais aprofundada das atividades de uma empresa. Realizar esse trabalho se torna mais fácil com o auxílio de tecnologia de ponta, como as soluções desenvolvidas e aperfeiçoadas pela SIEG.

E aí, gostou do post e se interessou por um dos softwares da SIEG? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco para conhecer mais sobre eles!

Artigos relacionados