INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

eventos da folha de pagamento

Eventos da folha de pagamento: como otimizar esse processo?

Os eventos da folha de pagamento nada mais são do que pontos extras que os profissionais de recursos humanos devem estar atentos ao elaborar esse material. Tratam-se de horas extras, adicional noturno, desconto de mensalidade de plano de saúde etc.

Acontece que muitas empresas ainda não sabem como otimizar esse processo e levam horas ou até mesmo dias fazendo cálculos para elaborar o holerite de seus funcionários. Para mostrar como fazer essa otimização, desenvolvemos este artigo.

Portanto, se você quer saber como fazer a otimização dos eventos da folha de pagamento, é só seguir a leitura! Temos a certeza de que as informações que traremos serão muito úteis para você.

Conhecendo os eventos da folha de pagamento

Antes de entrar no assunto dos eventos da folha de pagamento, é interessante que você tenha conhecimento sobre o que diz a Instrução Normativa nº 971, de 2009.

De acordo com essa legislação, no que se refere aos pagamentos de funcionários, as empresas devem:

[…] elaborar folha de pagamento mensal da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construção civil e por tomador de serviços, com a correspondente totalização e resumo geral, nela constando:

a) discriminados, o nome de cada segurado e respectivo cargo, função ou serviço prestado;

b) agrupados, por categoria, os segurados empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual;

c) identificados, os nomes das seguradas em gozo de salário-maternidade;

d) destacadas, as parcelas integrantes e as não-integrantes da remuneração e os descontos legais;

e) indicado, o número de cotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.

Os eventos que nos referimos estão justamente no item “d” dessa IN. Essa parte da legislação afirma que a folha de pagamento deverá conter parcelas integrantes e não integrantes de remuneração.

Assim sendo, tudo aquilo que de alguma forma é repassado ao funcionário deve ser informado na folha. Horas extras, adicional noturno, insalubridade, planos de saúde, dentre outros itens devem ser discriminados no holerite.

Um ponto importante que deve ser observado é que as parcelas não integrantes da remuneração também devem ser informadas na folha de pagamento. Exemplos disso são a parte patronal do plano de saúde, o vale-alimentação, o vale-transporte, ou seja, todas as rubricas específicas e os valores que são de responsabilidade da empresa.

De maneira geral, podemos afirmar que tudo que está relacionado ao valor que o cliente receberá, inclusive o que é pago pelos patrões, deve estar registrado em folha e não podem ocorrer erros nesse sentido.

A tecnologia como aliada nesse processo

Os eventos da folha de pagamento, antigamente, eram um processo manual, que ficava a cargo do setor de RH da empresa, demandando muito tempo de sua rotina. Atualmente está cada vez mais comum a utilização de ferramentas que ajudam a otimizar esse processo, com a tecnologia se tornando uma aliada.

O Folha SIEG é um exemplo dessas ferramentas e trouxe uma praticidade enorme na alimentação das informações que são enviadas na folha de pagamento. Os dados são transmitidos com um maior grau de certeza e o software elimina muito o trabalho braçal, diminuindo também o risco de informações incoerentes serem registradas.

Os erros são evitados, uma vez que a alimentação da informação é feita no seu nascedouro e sem a necessidade de que outras pessoas venham a manipulá-las. Por isso, todo o trabalho é otimizado e também se evita que erros aconteçam, por exemplo.

Vale lembrar que as empresas correm muitos riscos quando as informações não são tratadas em seu nascedouro. Se os dados se perderem ou os sistemas forem alimentados de forma errada, pode ser feito o recolhimento de forma equivocada de alguns encargos sociais e trabalhistas.

Em suma, se os eventos da folha de pagamento não forem devidamente registrados, erros podem ocorrer. Tais falhas podem gerar processos trabalhistas quando funcionários são demitidos e a empresa poderá ser multada e ter que pagar altos valores de indenização.

eventos da folha de pagamento

Benefícios das soluções da SIEG

Conforme explicamos, a SIEG oferece a seus clientes uma ferramenta completa para o registro dos eventos da folha de pagamento, o Folha SIEG. Esse recurso proporciona diversos benefícios para as empresas. Veja, a seguir, os principais deles!

Disponibilidade de um sistema de integração de apontamento da folha de pagamento

Ao utilizar o Folha SIEG, as empresas garantirão que o responsável pelas informações registradas na folha de pagamento sejam aqueles que as tratam no seu nascedouro. Isso evita retrato e erros.

Menos trabalho manual eventos da folha de pagamento

Os responsáveis pela elaboração da folha de pagamento terão mais tempo para trabalhar o compliance, deixando muito trabalho manual para trás. Dessa maneira, o setor de RH poderá se dedicar muito mais às questões estratégicas e menos às operacionais.

Segurança das informações

Sabemos que, hoje em dia, quanto mais gente manipulando as informações, maior é o risco de ocorrerem erros. Dessa forma, o sistema integrado garante que a empresa não tenha perdas de informações no meio do caminho, entre o recebimento das incidências e o tratamento final na folha de pagamento.

Facilidade de uso eventos da folha de pagamento

O Folha SIEG é um sistema muito simples, sendo que, se for parametrizado da maneira correta, o único trabalho que o usuário terá será o de alimentar a base e integrar com o seu software de folha de pagamento. Tudo isso de forma simples, prática e rápida.

Inovação

Quando falamos do Folha SIEG, estamos nos referindo a um sistema realmente inovador, que garante muita qualidade e segurança. Além disso, qualquer usuário que tenha o conhecimento mínimo poderá fazer a alimentação. Ou seja, a empresa terá mais tempo para análises e menos trabalho braçal.

Os eventos da folha de pagamento necessitam de uma atenção especial das empresas. Afinal, isso é muito importante para que a empresa não sofra sanções. Por isso, não deixe de conhecer o Folha SIEG. Essa ferramenta ajudará muito a sua companhia e você não se arrependerá de fazer esse investimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco agora mesmo! Teremos satisfação em receber a sua mensagem!

Artigos relacionados