INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

redução fiscal

Como garantir redução fiscal em uma empresa?

Não é fácil para uma empresa conseguir se adequar a todas as exigências legais, respeitar os prazos, fazer o pagamento adequado dos tributos e aproveitar de oportunidades do Fisco. Entretanto, quando a organização realiza essas operações, ela poderá conquistar uma redução fiscal e melhorar sua situação financeira.

São inúmeras as ações que podem ser tomadas para alcançar essa redução. Quer saber quais são elas? Neste conteúdo listaremos e explicaremos quais são as principais estratégias que podem ser aplicadas pelas empresas de qualquer ramo e porte. Confira!

As principais ações para conseguir redução fiscal em uma empresa

Primeiro entenda que as obrigações fiscais se referem às questões relacionadas ao pagamento de tributos e cumprimento de obrigações acessórias, como a emissão de declarações ou documentos fiscais. Negligenciar o tema faz com que a empresa arque com multas bastante elevadas e tenha outros problemas legais, como ser impedida de contratar com o Poder Público.

A organização que almeja conseguir a redução fiscal deve tanto cumprir adequadamente a legislação como usar diferentes táticas que diminuam os custos do setor. Veja como fazê-lo abaixo.

Elabore um planejamento tributário

O planejamento tributário é um conjunto de estratégias que reduzem a carga tributária da empresa de forma completamente legal. De forma geral, o plano busca três objetivos:

  • evitar a incidência de um imposto — estudam-se formas de eliminar a aplicação de um tributo (isso pode ser feito nos serviços, produtos, na folha de pagamento, entre outros);
  • reduzir o montante a ser recolhido — diminui-se o total a ser recolhido;
  • retardar o pagamento — consiste em adiar o recolhimento dos tributos sem a incidência de mais tributos.

Há várias táticas que podem gerar esses benefícios, uma delas é encontrando o regime ou enquadramento tributário para o negócio. São feitas simulações que verificam qual é a forma de tributar mais vantajosa para a empresa (entre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional).

Tenha a ajuda de um profissional especialista no assunto

O sistema tributário brasileiro é excepcionalmente extenso e complexo, sendo inviável que o gestor interrompa suas atividades e passe anos o estudando. Por essa razão, é importante que ele tenha ao seu lado um contador, profissional especializado na área.

Diferentemente do que muitos pensam, o contador não apenas contabiliza os tributos do negócio, atualmente ele desempenha atividades estratégicas nas áreas fiscais, tributárias e contábeis, como:

  • otimiza os processos fiscais e contábeis buscando mais agilidade, economia e segurança;
  • garante a regularização do negócio e o cumprimento da legislação;
  • calcula os tributos corretamente;
  • elabora as demonstrações contábeis;
  • auxilia o gestor em decisões estratégicas, como precificação.

Entenda o que são incentivos fiscais

Os benefícios ou incentivos fiscais são vantagens concedidas pelo Governo que minimizam a carga tributária do negócio, com a finalidade de fomentar ou movimentar determinado setor do mercado. Ela pode ser dada em diferentes formatos, como:

  • redução da alíquota de um imposto;
  • isentar uma empresa da incidência de certo tributo;
  • ressarcir ou compensar o pagamento de tributos.

Existem inúmeros benefícios que podem ser âmbito nacional (Federais), estadual ou municipal. Porém, é preciso ter conhecimento técnico aprofundado na área para usufruir deles, já que cada incentivo somente pode ser aproveitado por empresas de determinado setor, porte ou optantes de um Regime Tributário específico.

Um exemplo de benefício é a não-cumulatividade do PIS e COFINS para as optantes do Lucro Real — as organizações podem compensar o pagamento desses tributos em outras despesas, como aluguéis de máquinas, espaços e equipamentos, energia elétrica, entre outros.

Terceirize os setores

A terceirização de atividades consiste em contratar empresas para enviarem colaboradores que desempenharão atividades-meio (não sejam as principais do negócio).

Muitos setores podem ser terceirizados, desde os mais simples — de limpeza e segurança — até os mais complexos — como o contábil. Uma das vantagens mais evidentes desse tipo de contratação é a economia de custos, já que a contratante não arca com:

  • encargos trabalhistas (como férias e 13.º) ou previdenciários (como a contribuição patronal) dos terceirizados;
  • processo seletivo;
  • treinamentos, capacitações e especializações.

Além disso, a empresa recebe equipes qualificadas, experientes e profissionais atualizados, já que eles realizaram o mesmo trabalho para outras empresas anteriormente.

Tenha atenção aos prazos redução fiscal

Muitos gestores se preocupam apenas em interpretar corretamente a lei e calcular os impostos, mas negligenciam o controle dos prazos e acabam incorrendo em atrasos no cumprimento das obrigações. Esse é um erro que pode trazer prejuízos impactantes ao negócio, já que gera a incidência de multas acrescidas de juros.

Cada tributo tem uma forma própria de calcular os acréscimos. A empresa que atrasar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), por exemplo, fica sujeita a multas que variam entre 0,25% e 10% do lucro líquido ou resultado operacional.

Se existirem pagamentos em atraso, a organização poderá reduzir o valor da multa se cumprir a obrigação rapidamente. Ela será diminuída em:

  • 90%, se a obrigação é paga em até 30 dias;
  • 75%, se paga em até 60 dias;
  • 50%, se paga depois de 60 dias;
  • 25%, se a empresa for intimada da infração e pagar no prazo.

redução fiscal

Utilize a tecnologia inteligentemente a seu favor redução fiscal

Dificilmente um negócio conseguirá se manter competitivo no mercado sem investir em tecnologias, já que elas automatizam diversas tarefas (evitando erros e retrabalho), aumentam a eficiência dos setores, elevam a segurança e mais.

As modernidades também contribuem diretamente na minimização de riscos e custos fiscais dentro de uma empresa. As tecnologias imprescindíveis para conquistar esses benefícios são:

  • um sistema que permita baixar as Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) da empresa de forma automática, como a NFe Sieg, que captura NFes, Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFCes) e arquivos SAT rapidamente;
  • armazenamento inteligente em nuvem — permite gerenciar os documentos fiscais em servidores e computadores de terceiros, bastando acesso à internet (com isso não será necessário desprender grande capital em infraestrutura, como máquinas, discos rígidos etc.);
  • sistema que emita notas fiscais em poucos segundos e sem erros;
  • software que elabore e emite a folha de pagamento automaticamente, eliminando a necessidade de digitação pelo departamento pessoal — isso, consequentemente, aumenta a eficiência do setor e diminui a ocorrência de erros.

A redução fiscal pode trazer um grande número de benefícios para o negócio e impulsionar o seu desenvolvimento no mercado. Entretanto, para obtê-lo, será preciso elaborar bons planejamentos, aumentar a organização da empresa e, principalmente, implementar tecnologias de ponta.

Enviamos mais conteúdos como este diretamente para a caixa de entrada de nossos leitores. Basta assinar a nossa newsletter! Aproveite, pois é gratuito!

Artigos relacionados