O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é um portal da Receita Federal que permite comunicação direta com a Receita informando detalhes sobre dados tributários e fiscais dos contribuintes como, por exemplo, tributos pagos, certidões, declarações, pagamentos e pendências.
O e-CAC, embora seja completo em relação ao fornecimento de dados, não oferece praticidade a seus usuários. Não raro, acontecem problemas de lentidão, bloqueio temporário de acesso, além de dificuldades de interação entre as diversas funcionalidades. Vem com a gente entender um pouco mais sobre esses inconvenientes que podem estar dificultando tua atuação enquanto contador e como resolver essas questões.
BUROCRACIAS E FALHAS DO E-CAC
Todas as funções exigem que o contador acesse os dados das empresas de forma individual. Isso, por si só, já se ergue como um grande problema pois, além de demandar muito tempo, faz com que a busca por informações no sistema se torne complexa, demorada e burocrática. A necessidade de vários acessos, preenchendo vários campos de forma manual, é outro fator que dificulta a experiência do usuário dentro do portal.
Agora, se em pequena escala isso já causa grandes transtornos, imagine o tamanho do trabalho dos escritórios contábeis ou contadores que precisam gerir as informações de várias empresas ao mesmo tempo. Deu para imaginar, né!? Soma-se também a essas questões, a instabilidade e quedas frequentes do site dependendo da quantidade simultânea de acessos.
Bom, se no futuro esses ruídos serão solucionados ainda não sabemos, mas, desde já, você pode contar com as soluções da SIEG para otimizar o tempo e “driblar” esses percalços. Confira!
SIEG IRIS
O SIEG IriS surgiu justamente para contornar essas dificuldades do e-CAC. Nele, você terá as informações das empresas agrupadas, de fácil consulta, sem a necessidade de peregrinar por uma infinidade de páginas juntando respostas para: mensagens emitidas pelo e-CAC; ausências de declarações e obrigações acessórias; processos digitais e monitoramento do PGDAS.
Ele simplifica a busca de informações tanto do e-CAC quanto outros sistemas de forma automática e organizada garantindo, desta forma, o monitoramento e gestão eficiente de pendências fiscais. O sistema também permite que você emita certidões, visualize parcelamentos e automatize o Simples Nacional.
As automações do SIEG IriS transforma a burocracia das pendências fiscais em visão estratégica para o negócio contábil e seus clientes. Com ele, você terá um diagnóstico completo das empresas, mesmo em momentos de indisponibilidade do e-CAC. Seu cliente poderá ter acesso à ferramenta, com a visualização de informações importantes para a gestão do seu negócio.
SIEG HÜB
Quem usa o SIEG HuB sabe o quão fluido ficam os processos. Isso porque com essa ferramenta é possível fazer o download automático das notas fiscais de todas as empresas que o contador ou o escritório contábil gere.
Ele faz a captura automática de entradas e saídas de NF-e e CT-e, além de NFC-e, NFS-e, CF-e e MDF-e.
Além disso, a ferramenta já conta com mais de 1400 prefeituras cadastradas para download de NFS-e. Para as empresas que se utilizam do Certificado A1, a experiência é ainda mais completa, pois a as notas são capturadas mesmo se o usuário estiver offline.
Ficou interessado em evitar a burocracia do e-CAC? Fale com nossos especialistas e entenda tudo que a SIEG pode fazer por você.