INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Nota fiscal de serviço eletrônica: tudo que um escritório contábil eficiente deve conhecer

Tem dúvidas sobre a nota fiscal de serviço ou quer facilitar o gerenciamento delas no seu escritório contábil? Então leia este artigo e saiba como resolver!

A nota fiscal de serviço provavelmente já está presente na sua rotina. Afinal, ela é de extrema importância para garantir a legalidade em relação aos trabalhos prestados e contratados. Mesmo assim, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre alguns detalhes, como os tipos, benefícios e a forma mais prática de emiti-la e armazená-la. 

Pensando nisso, criamos este blog post que vai responder suas perguntas e garantir maior assertividade para gerenciar os documentos. Assim, fica mais fácil exigir performance do seu time contábil, além de oferecer eficiência aos seus clientes. Vamos começar? 

O que é a nota fiscal de serviço eletrônica?

Imagine que um jornalista foi contratado por uma indústria para trabalhar como assessor de imprensa. Ele é um profissional autônomo, então, como é comprovado o pagamento pela demanda contratada? Como são cobrados os impostos? A resposta para ambas perguntas é a mesma: com a nota fiscal de serviço eletrônica. 

Seu objetivo é exatamente esse: confirmar a cobrança de um trabalho entre um negócio ou pessoa física para outro negócio. Esse registro substitui o impresso e garante a legalidade perante o governo, além de facilitar a fiscalização contra a sonegação. 

Como existe apenas digitalmente, torna mais simples a comunicação entre cliente, empresa, contabilidade e governo. Por ser essencial, a não emissão pode resultar em multas, desorganização financeira e sonegação de impostos. Se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui

Nosso próximo tópico trata da diferença entre a NFS-e e a NFC-e. Você sabe quais são? Continue lendo e confira as respostas logo abaixo! 

Qual a diferença entre NFS-e e NFC-e? 

Agora, falaremos mais profundamente sobre a diferença entre a nota fiscal de serviços eletrônica e a nota fiscal eletrônica do consumidor. Os tipos variam de acordo com o segmento.

No caso da NFS-e, o foco é a mão-de-obra. Ela deve ser emitida quando houver pagamento relacionado a algum trabalho exercido. Como o exemplo do jornalista que atua como assessor de imprensa.

Quando falamos de produtos, o ideal é a NFC-e. A comprovação do consumidor é utilizada em situações corriqueiras, como a compra de um eletrodoméstico. Ao finalizar a venda, a loja deve oferecer um comprovante para o consumidor. Essa é a NFC-e. Ela contém dados do cliente e do CNPJ, a data e hora, descrições do produto e outras informações necessárias.

Apesar de ser mais utilizada para produtos, ela também abre espaço para comércio em geral. Porém, existe uma diferença bem significativa em relação à primeira. Só é emitida quando acontecem vendas presenciais ou entregas residenciais em uma operação interna, sem que seja gerado crédito de ICMS ao consumidor. 

Abaixo, você consegue entender melhor as vantagens da nota fiscal de serviço. Uma dica: economia de tempo e dinheiro são algumas delas! 

Vantagens da nota fiscal de serviço eletrônica

Você deve conhecer bem aquele vai e vem entre empresa e a contabilidade, não é mesmo? Pegar documentos, levar documentos, pegar mais uma vez…Todo esse processo gasta tempo e dinheiro. Essa é uma das principais vantagens do recibo eletrônico. Sendo totalmente digital, todos os envolvidos recebem a nota digitalmente, o que garante a assertividade do seu escritório contábil.  Além disso, diminui a burocracia como um todo, já que integra os pontos.

Outro item importante é a economia. Com o fator digital, os gastos em armazenamento, compra de papéis e até em manutenção de impressoras diminuem. Sem contar que você ganha mais agilidade para a equipe e ainda diminui as chances de falhas por evitar a execução das mesmas tarefas sempre. 

Bom, você já conheceu bastante sobre a nota fiscal de serviços eletrônica até aqui. Agora, vamos para uma parte muito importante: a emissão. Abaixo, explicamos pontos imprescindíveis na hora de gerar esse tipo de comprovante. 

Como emitir a nota fiscal de serviços eletrônica?

Ainda existem muitas dúvidas sobre quais negócios precisam emitir a nota fiscal de serviços. Assim como quando e como ela deve ser gerada. Por isso, vamos explicar abaixo tudo sobre a emissão desse documento para você não passar dor de cabeça. 

A nota deve ser emitida pelo sistema da prefeitura em que o CNPJ está cadastrado. Isso acontece porque o imposto sobre serviços (ISS), é arrecadado pelos municípios. Além disso, é necessário se inteirar sobre as regras da cidade, já que cada uma possui itens diferentes. Ela deve ser gerada sempre que houver uma transação, por toda pessoa jurídica que paga o ISSQN. 

Depois de emitida, é essencial ter um gerenciamento eficaz para não perder dados,  cometer erros ou sofrer atrasos, que podem incorrer em multas e sanções. Por isso, no próximo tópico, vamos explicar a forma mais prática de consultar e gerenciar as notas fiscais. 

Qual a forma mais eficiente de controlar as notas de serviços?

Eletricista, pintor, publicitário ou advogado. Esses são apenas alguns exemplos de profissionais que uma empresa pode contratar. A função exercida por cada um deles exige que documentos sejam gerenciados. Esse número é ainda maior quando falamos do contador, que precisa administrar inúmeros clientes ao mesmo tempo. 

Nesses casos, a solução ideal é desburocratizar e tornar o trabalho mais prático. Você pode conseguir isso com um software que, além de armazenar todos os dados de forma segura, também é fácil de usar. 

A SIEG, que já é aliada no setor fiscal de clientes como a Samsung, Localiza e Pirelli, possui a plataforma HüB. Nossa principal função é tornar sua rotina mais fácil, leve e assertiva, além de conectar o contador ao cliente. 

O HüB, faz a gestão completa de NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e, CF-e. Além disso, permite que todo o setor fiscal seja unificado e que o profissional de contabilidade visualize um panorama geral da situação. Assim, é possível gerenciar certificados e clientes estrategicamente e com precisão.

A plataforma é totalmente web. Ou seja, você não precisa baixar nada no seu computador e pode acessar de qualquer lugar. Você poderá gerenciar as NFS-es de mais de 900 prefeituras que já estão cadastradas por meio do AutodocS, que faz captura de NFS-e sem certificado digital, através do login e senha da contabilidade. 

Também temos integração via API com a Thomson Reuters, sem nenhum custo adicional para os usuários das duas plataformas. Dessa forma, você importa automaticamente as notas capturadas, para dentro da Domínio Soluções. Mais um recurso para você ganhar tempo, evitar erros e retrabalho.

Pronto! Você já sabe tudo que um escritório contábil eficiente precisa conhecer sobre nota fiscal de serviço eletrônica. Agora, fique à vontade para entrar em contato com a gente e conhecer melhor as nossas soluções! É só clicar aqui

Artigos relacionados