INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Pix na Contabilidade

Pix: como os pagamentos digitais facilitam a rotina contábil

Pagamentos digitais instantâneos a qualquer momento, sete dias por semana e para todas as instituições financeiras, bancos e fintechs. O Pix democratizou a forma de transferir dinheiro. Ou seja, mais praticidade para a vida de todo mundo e, principalmente, para os escritórios de contabilidade. 

Pouco mais de dois anos após seu lançamento, o sistema desenvolvido pelo Banco Central já é o segundo método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas., o Pix fica atrás apenas dos pagamentos feitos com dinheiro físico.

Com tão pouco tempo no mercado, o Pix já está na frente dos consolidados boleto, TED e DOC e o que surpreende, dos cartões de crédito e débito.

Diante desse cenário, o sistema é mais uma mudança tecnológica na qual os escritórios contábeis precisam se adaptar. Por isso, neste artigo, vamos te explicar como a nova forma de fazer pagamentos digitais impacta positivamente na rotina do contador. Confira.

Pix na contabilidade

O que é Pix e como os métodos de pagamentos digitais funcionam?

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana. De cara, já percebemos algumas vantagens desse método quando comparado aos tradicionais TED e DOC, que se limitam ao horário de funcionamento das agências bancárias. 

Qualquer pessoa pode transferir dinheiro em tempo real para uma conta-corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. Assim, a transferência é feita para qualquer instituição financeira, a partir de um único dado do recebedor: a Chave Pix, que pode ser:

  • E-mail;
  • Número de celular e DDD;
  • CPF ou CNPJ;
  • Chave aleatória.

Outro benefício é que pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI) fazem pagamentos sem custo algum. Já as empresas pagam um valor menor ao transferir. Contudo, podem não ter custo algum, conforme o que é definido por cada instituição financeira. 

https://www.sieg.com/blog/contabilidade-4-0-conheca-o-futuro-do-segmento-contabil/

As modalidades e as ferramentas do Pix

Desde que surgiu, em outubro de 2020, o Pix já recebeu algumas atualizações. As novas funções deixaram o serviço ainda mais completo, tanto para empresas quanto pessoas físicas. Por isso, listamos as principais:

Pix Cobrança

Mais uma facilidade para pessoas jurídicas, a modalidade surgiu como uma alternativa ao boleto bancário. Com o Pix Cobrança, o contador emite um QR Code de pagamento com datas futuras e pode conter juros, multa e descontos. Enquanto o boleto demora até três dias úteis para compensar, essa função cumpre o mesmo papel em segundos. 

Leitor e gerador de QR Code 

A leitura de QR Code funciona para os pagamentos programados e instantâneos. Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, consegue gerar e ler QR Codes através do celular. A função foi incluída junto ao lançamento do Pix e também funciona no modo offline

Como as mudanças nos pagamentos digitais impactam na gestão contábil

Já falamos aqui como o Pix é rápido, fácil e está disponível quando você precisar. Mas como isso se aplica no cotidiano da contabilidade? O que muda nos processos de cobrança? Abaixo, nós te explicamos quais vantagens esse sistema traz para o seu escritório

Menos custos, mais agilidade

Como o serviço tem baixo custo para as empresas — e, em alguns casos, pode até ser gratuito — é evidente que os pagamentos digitais com esse método compensam mais. 

O Pix também significa economia de tempo. Em alguns segundos, a transferência é concluída com segurança e eficiência, sem precisar se preocupar com os horários de funcionamento dos bancos.

Além disso, o processo de escrituração contábil, por exemplo, também é mais rápido. Uma vez que o pagamento é concluído, o comprovante concentra todas as informações da ação: quem pagou, quem recebeu e valores. Isso representa otimização dos prazos de entrega e tempo de sobra para focar em outras atividades. 

Mais tecnologia, menos preocupações 

É característica do contador estar de olho nas mudanças do mercado financeiro. Afinal, quem não quer ficar para trás vai aproveitar as facilidades dos pagamentos digitais. Dessa forma, fazer a mesma tarefa em menos tempo e com mais qualidade é o ideal. 

Em resumo, o Pix é mais uma ferramenta de automação que veio para simplificar a contabilidade. E, por isso, é facilmente conciliado a outras ferramentas essenciais para o contador, como o HüB SIEG. A plataforma 100% web reúne várias soluções automáticas para você ter o setor fiscal na “palma da mão”. 

Para entender melhor como a tecnologia e a automação dos processos mudaram as formas de trabalho na contabilidade, temos outro artigo para você. Clique aqui e tenha mais uma boa leitura.

Artigos relacionados