Para o desenvolvimento de um escritório contábil, departamento ou de outro negócio, é preciso atentar-se ao tema liderança, não basta olhar apenas para as vendas.
Tão pouco se pode apenas pensar em contratos fechados e público externo. Afinal, tão importante quanto isso, é investir também no público interno, em recursos humanos. Ou, como também pode-se dizer: capital humano, principal força que move a empresa.
Falar de uma gestão de negócios eficiente e saudável também significa falar de gestão de pessoas, alinhada a uma boa liderança.
A liderança e a gestão de pessoas são duas responsabilidades que podem se concentrar em uma única pessoa, mas isso não é uma regra. O que precisa estar claro é que: todo líder precisa ser, em algum nível, um gestor de pessoas.
Mas nem sempre o gestor de pessoas será o líder do negócio. De todo modo, sejam concentradas em uma única figura, ou divididas entre pessoas diferentes, a liderança e a gestão são duas funções que precisam andar de mãos dadas.
Neste conteúdo, iremos abordar as principais responsabilidades de um líder e gestor. Também mostraremos instruções e os resultados de se exercer uma boa liderança, quando aliada a uma boa gestão de pessoas, na tua empresa.
Funções do líder gestor de pessoas
Uma empresa com colaboradores desmotivados, avulsos, desorganizados e improdutivos, é uma empresa com baixo ritmo de entregas e trabalhos sem qualidade.
Mas a recíproca é verdadeira: colaboradores motivados, capacitados, comprometidos e engajados tendem a ser sinônimos de resultados positivos. E para que estas sejam as características dos colaboradores, é necessário que haja uma boa liderança somada a uma boa gestão de pessoas.
https://www.sieg.com/blog/contabilidade-4-0-conheca-o-futuro-do-segmento-contabil/
Todo líder é um chefe, mas nem todo chefe sabe ser um líder. Isso acontece porque liderar não se resume a mandar e supervisionar, mas se trata de ser uma figura de exemplo para a equipe. Deste modo, ele vai inspirar confiança, pertencimento e motivação, tanto através da sua postura, quanto de atitudes.
Antes de mais nada, é válido te informar que a liderança e a gestão são um aprendizado constante. Mas para te ajudar de forma mais objetiva, preparamos uma lista com direcionamentos práticos que podem ser aplicados no teu negócio.
Direcionamentos para uma boa liderança – To-do list:
PARTE 01
- Se comportar como parte da equipe, e não alguém superior a ela e, portanto, inalcançável;
- Estar presente na rotina de trabalho, envolvido com a realidade e preocupado com o bem-estar do time;
- Investir tempo e outros recursos no desenvolvimento dos colaboradores e em seus planos de carreira, dentro da empresa;
- Conhecer cada funcionário, bem como seus talentos, seus pontos fracos e suas aspirações profissionais;
- Preparar os colaboradores para serem futuros líderes, em vez de mantê-los acomodados em suas posições;
- Encorajar a equipe a resolver os problemas que estiverem em sua alçada, em vez de sempre depender de alguém que os resolva;
- Se dedicar a construir equipes de alto desempenho, respeitando o tempo que isso leva, acreditando na construção, ainda que aos poucos;
- Direcionar e conduzir a equipe para que as metas do time sejam alcançadas;
- Definir as prioridades e alocar cada funcionário na tarefa em que os seus talentos e potencial serão melhor aproveitados;
- Compartilhar os valores e a cultura da empresa com o time;
- Comunicar com clareza para que possa cobrar com firmeza;
PARTE 02
- Estar disposto a admitir e consertar os próprios erros;
- Identificar e corrigir as lacunas nos trabalhos desenvolvidos;
- Ser parceiro do setor de Recursos Humanos da empresa, se mantendo sempre atualizado e atualizando-os quanto aos colaboradores;
- Estar pronto para gerenciar possíveis conflitos;
- Investir em treinamentos e capacitações que preparem e aprimorem os funcionários, consequentemente, otimizando a qualidade do trabalho entregue;
- Garantir que as necessidades dos funcionários sejam atendidas;
- Ter momentos em grupo e individuais de feedbacks e alinhamentos;
- Contar com ferramentas tecnológicas que otimizem o trabalho da equipe;
- Gerenciar os recursos disponibilizados para a equipe como tempo e verba, por exemplo.
Existem diferentes tipos de lideranças, que variam muito de acordo com as personalidades, talentos e experiências das respectivas pessoas. No entanto, isso não pode ser uma falsa justificativa para que um líder deixe de cumprir as suas responsabilidades com a empresa e com o seu time, como as que foram descritas acima, por exemplo.
Consequências de uma boa liderança e gestão de pessoas
Ao manter atitudes como as listadas neste artigo, um líder e gestor de pessoas é capaz de gerar resultados positivos para a empresa, que serão refletidos em:
- Motivação e engajamento dos funcionários
- Aumento na qualidade dos trabalhos entregues
- Melhoria na comunicação interna da empresa
- Melhoria no atendimento aos clientes
- Aumento da satisfação dos clientes
- Aumento no faturamento
- Formação e disseminação de uma cultura própria do negócio
- Melhoria do ambiente de trabalho
- Retenção de talentos em recursos humanos
- Atração de funcionários mais qualificados do mercado.
Portanto, invista nas instruções que oferecemos e conte com a nossa contribuição, inclusive, por meio das soluções SIEG, para otimizar tua liderança e o fluxo no dia a dia de trabalho da tua equipe.
Destaque tua contabilidade no mercado através de uma liderança e gestão de pessoas eficaz e excelente.
SIEG TAKE OFF 2
Vem aí um evento que promete abalar o segmento contábil nacional: o SIEG TAKE OFF 2. Se prepare para atualização de produto, novos projetos, novas parcerias e muito mais. Tudo acontece na Conta Azul CON23, no dia 13 de junho, às 17h55.
Quer receber as novidades e a programação em primeira mão? então clica aqui neste link e preenche o formulário. Vem com a gente, pois a SIEG continua em movimento para que você esteja sempre à frente.