INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Contabilidade e Recursos Humanos

Contabilidade e recursos humanos: entenda a relação

O setor contábil segue evoluindo e, grande parte desse desenvolvimento, se deve à convergência com outras áreas da gestão empresarial. Assim, áreas como contabilidade e recursos humanos têm trabalhado em conjunto, gerando impactos positivos em ambos os segmentos. 

Mas como é possível fortalecer a relação e aproveitar todas as vantagens desta aproximação? Bom, vem com a gente nesse artigo para entender tudo sobre o tema.

Trabalho conjunto: contabilidade e recursos humanos

Embora sejam departamentos com funções distintas, contabilidade e recursos humanos são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa. Quanto mais conseguirem trabalhar de forma integrada, melhor será o desempenho da organização. A seguir, confira algumas vantagens dessa proximidade.

1. Planejamento financeiro aprimorado

É tarefa da equipe de RH organizar os custos relacionados aos colaboradores, como admissões e demissões, encargos sociais e benefícios. Em paralelo, cabe aos contadores estruturar um plano financeiro para a empresa. 

Logo, quando contabilidade e recursos humanos andam de mãos dadas, o compartilhamento de informações se torna parte da rotina. A ideia é possibilitar a previsão sobre necessidades de investimentos, identificar oportunidades de economia e redução de custos desnecessários. Principalmente no que se refere à força de trabalho.

Neste ponto, a tecnologia é uma grande aliada! Isso porque, com a transformação digital e o avanço das ferramentas de gestão, os dados relevantes para os profissionais ficam acessíveis em tempo real, facilitando o trabalho em conjunto.

Pessoas no escritório simulando contabilidade e recursos humanos

2. Visão estratégica do negócio

O ambiente corporativo, durante muito tempo, tratou contadores e gestores de RH como executores. Entretanto, as empresas de sucesso já sabem que, cada vez mais, ambos devem fazer parte das discussões estratégicas

À medida que as duas áreas avançam em colaboração, toda a empresa cresce. O RH acrescenta os conhecimentos e a perspectiva sobre o capital humano. A contabilidade, por sua vez, agrega a perspectiva de organização e otimização de recursos. Essa estrutura resulta em uma empresa mais preparada para aproveitar as oportunidades de crescimento.

3. Conformidade legal e fiscal

Qualquer departamento dentro de uma empresa deve estar atento às responsabilidades legais e fiscais. O objetivo é evitar multas e problemas em eventuais auditorias. A sinergia entre contabilidade e recursos humanos é capaz de garantir o cumprimento das normas e exigências. Isso, principalmente no que diz respeito às regulamentações trabalhistas e previdenciárias. 

A partir dessa ótica, o RH fica encarregado de fornecer os dados sobre a legislação vigente, enquanto os contadores desenvolvem os relatórios financeiros necessários. O aumento da conformidade e senso de urgência para o compliance é a maior vantagem nessa troca.

Integrando contabilidade e recursos humanos

Agora que você já sabe como a contabilidade e recursos humanos podem trabalhar integrados, chegou a hora de aplicar no seu negócio. Abaixo selecionamos orientações que farão a diferença, acompanhe!

Compartilhamento de dados: reuniões, planilhas com acesso compartilhado, sistemas integrados. Estes são apenas alguns dos métodos usados para que todos possam acessar as informações da empresa de forma livre. Claro que, sempre organizado de forma segura.

Alinhamento de metas: estabelecer objetivos coletivos para as duas áreas é uma forma de mantê-las unidas. Trabalhando em prol das prioridades da empresa, dividindo desafios e o sucesso da jornada, contabilidade e recursos humanos irão encontrar o equilíbrio.

Treinamentos: além de fortalecer o relacionamento entre os profissionais, os treinamentos são ferramentas fundamentais para melhorar a comunicação entre times.

Parceria é oportunidade de crescimento

É comum que as pessoas imaginem a contabilidade a um setor isolado em uma corporação, com profissionais atarefados entre pilhas e mais pilhas de documentos e declarações. 

Mas essa não é mais a realidade! Pelo menos não para contadores que almejam uma rede extensa de contatos e uma carreira de sucesso. Se você se identifica com esse segundo perfil, esteja aberto para trocar ideias e discutir o contexto corporativo com outros departamentos do negócio. 

Pessoas dispostas a ouvir e com coragem para expressar suas convicções ganham, rapidamente, espaço no mundo dos negócios. 

Aproveite para ler também nosso conteúdo intitulado “É contador? Veja 5 dicas para crescer profissionalmente“. Aproveite os insights!

Artigos relacionados