INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

gestão de riscos

Gestão de riscos: como funciona, qual a importância e como a SIEG pode ajudar?

Para que uma empresa alcance resultados mais expressivos, existe a necessidade de estabelecer estratégias de marketing eficazes ao negócio e contar com uma boa administração da área contábil. Além disso, a organização deve sempre buscar por uma gestão de riscos, de modo que ela possa identificar os gargalos e amenizar os problemas que venha a ter.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, para que você saiba como isso vai afetar de forma positiva a empresa, como a tecnologia trabalhará sendo uma aliada, além de entender de um jeito mais preciso como a SIEG poderá contribuir ao seu negócio. Boa leitura!

A importância do software para a área contábil

Inicialmente, deve-se destacar sobre a importância do software para a área contábil. Hoje, já não é mais possível pensar na possibilidade de não contar com uma ferramenta que vá otimizar processos e rotinas da área, uma vez que existe a necessidade de buscar por alternativas que permitam com que os colaboradores possam ter uma visão mais estratégica do negócio.

Até alguns anos atrás, havia uma forma de trabalho mais manual, em que era necessária uma equipe robusta, que conseguisse suprir com todas as atividades do dia a dia. Já os softwares eram utilizados no final da operação, o que exigia ainda uma melhoria significativa em todos os processos.

Como as ferramentas foram se aperfeiçoando ao longo dos anos, também há uma melhor qualidade da informação, especialmente pelo fato de ter um tempo maior para a análise.

As punições para quem não está de acordo com processos fiscais

Uma dúvida comum entre os gestores está relacionada ao fato de que se existe ou não punições para quem não está de acordo com processos fiscais.

Thiago Farias, consultor da SIEG Soluções Inteligentes, afirma: “o fisco federal, municipal e estadual têm uma série de normas e regras (e a própria legislação específica), onde o não cumprimento de obrigações principais ou obrigações acessórias, geram punições muitas vezes altas”.

Além disso, o próprio contribuinte pode ficar com a imagem comprometida por não cumprir com as obrigações fiscais, uma vez que isso vai causar uma péssima impressão a parceiros e clientes — o que traz prejuízos também para os resultados do negócio.

Thiago afirma que, hoje, caso a empresa não cumpra com algumas de suas responsabilidades, rapidamente terá as consequências negativas, justamente por ter todo um processo mais aliado à tecnologia.

“Se você manda uma informação errada, na semana seguinte (ou em 15 dias) você já recebe uma notificação sobre isso”, afirma. Ou seja, ao contrário de alguns anos atrás que existia tranquilidade por parte do contribuinte, hoje essa etapa de notificação é bem mais rápida, aumentando o cuidado necessário para que tudo esteja em ordem.

Nesse sentido, se considerarmos o que mudou na rotina do contribuinte, podemos afirmar que houve até mesmo mais organização, em especial se avaliarmos o tempo de execução das tarefas no dia adia.

Para Thiago, “o processo de adaptação sofre algumas resistências, mas à medida que as pessoas vão trabalhando e vendo a qualidade da informação e o tempo de execução, elas vão se adaptando e aceitando o processo de uma forma bem positiva”.

A SIEG no processo de gestão de riscos

Agora que você já sabe sobre a importância de um software para a área contábil, além de conferir sobre as punições que podem ocorrer por não cumprir com as obrigações, chegou o momento de entendermos como a SIEG vai contribuir no processo de gestão de riscos.

O primeiro ponto a ser destacado é sobre a qualidade do trabalho. Em um mercado competitivo, apostar por diferenciais que vão proporcionar melhorias nos resultados e no serviço oferecido ao cliente deve ser considerado, uma vez que isso refletirá nos números do negócio. Além disso, também precisamos considerar o tempo de execução das tarefas, que será consideravelmente melhorado.

“Com as soluções SIEG, nós conseguimos mostrar para o cliente que ele vai otimizar a rotina de trabalho e facilitar o fluxo das informações”, destaca Thiago.

gestão de riscos

Os diferenciais da SIEG Gestão de riscos

E quais são, de fato, os principais benefícios de utilizar a ferramenta da SIEG? Inicialmente, deve-se abordar sobre a sua abrangência. Ao buscar por ferramentas que vão auxiliar na rotina, há soluções que são específicas para cada etapa do processo contábil. Ou seja, de acordo com a sua realidade, existe a necessidade de buscar por diferentes fornecedores.

Como principal desvantagem desse tipo de situação, é preciso ressaltar que o fluxo de sistemas fica muito maior do que deveria. Além disso, alguns acabarão sendo subutilizados, o que gera desgastes para a equipe, que passará por um treinamento para utilizar essas soluções, e também vai gerar gastos. No caso da SIEG, você terá todas as soluções em uma mesma ferramenta, oferecendo pontos como:

  • a parte de captura automática das entradas e saídas;
  • a própria organização dos arquivos;
  • o suporte bem eficiente.

Além disso, a equipe da SIEG é preparada para oferecer todo o suporte necessário aos seus clientes. Além de disponibilizar a ferramenta, os profissionais conseguirão auxiliar a área contábil para que ela entenda como poderá aplicar as soluções no dia a dia, como vai otimizar o trabalho e conter mais qualidade da informação.

Henrique afirma ainda que, “na verdade, o pacote de soluções já é um diferencial. A SIEG trabalhou e vem trabalhando ao longo dos anos para que você tenha soluções dentro de uma mesma plataforma. Isso já otimiza consideravelmente tanto a argumentação para utilização do sistema como sua própria utilização”.

Neste conteúdo, você pôde entender como utilizar soluções na área contábil contribuirá para a gestão de riscos, especialmente quando se trata de evitar punições relativas às obrigações fiscais. O ideal é que a equipe entenda quais são as suas necessidades e busque aquelas ferramentas que suprirão com as suas expectativas, trazendo melhorias para a rotina da área contábil e proporcionando uma visão mais estratégica de seu negócio.

Gostou do nosso artigo sobre gestão de riscos e como ela vai afetar de forma positiva a empresa? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe que seus amigos também desfrutem dessas informações!

Artigos relacionados