INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Ecossistema digital: o que você precisa saber sobre a inovação que está transformando o mundo contábil

É provável que, ao ler o termo ecossistema digital, você tenha pensado instantaneamente naquelas aulas de ciências, lá na escola, não é? Pois é, acontece que pensar desse jeito não é tão errado quanto parece.

Assim como o ecossistema biológico, que mostra a conexão entre o meio ambiente e elementos que nele existem, o ecossistema digital também aborda a interação. É uma nova maneira de mostrar como a integração de dados pode ajudar a gerar valor para o seu negócio e melhorar a experiência do seu cliente. Quer saber mais? Então vamos lá!

 

Afinal, o que é um ecossistema digital?

 

Tecnologia, integração e parceria. Diversas palavras podem definir o que é um ecossistema digital, mas essas três sintetizam bem o seu significado. Afinal, é por meio do ecossistema que podemos encontrar inúmeras ferramentas e serviços associados, que oferecem ao consumidor maior praticidade e possibilitam ainda mais o crescimento de negócios.

Isso pode ser visto, por exemplo, em plataformas de compra e venda, como o Mercado Livre, aplicativos que oferecem plug-ins para uso complementar, como o Google Chrome, e softwares que se integram para garantir um serviço ainda mais completo, como a Netflix.

Portanto, é nada mais do que uma interconexão de informações, mas feita de uma forma completamente inovadora. E o foco? Proporcionar experiência ao cliente e valor para a empresa.

Assim, podemos ver o ecossistema como um ambiente digital onde empresas, clientes e públicos da área interagem em benefício mútuo, seja para gerar inovação, ganho comercial ou outro interesse comum. Isso pode acontecer com diferentes objetivos:

  • Oferecer serviços adicionais em nuvem;
  • Juntar equipes para a colaboração em determinados projetos;
  • Integrar empresas para alcançar maior força no mercado e oferecer experiências inovadoras aos clientes.

 

Com mais de uma maneira de inovar no mercado, as vantagens criadas também são inúmeras. Basta descobrir o que melhor se encaixa na necessidade da sua empresa.

 

Vantagens do ecossistema de integração

 

Utilizar plataformas amigáveis de integração na sua empresa pode proporcionar inúmeros benefícios. E essas vantagens são maiores do que você imagina. Segundo um estudo da Gartner, em negócios de alta performance, por exemplo, a participação ou criação de um ecossistema digital é considerado um diferencial importante, porque muito mais que incorporar a adesão de clientes, desenvolve a maturidade digital da empresa.

A gente sabe que, com a pandemia, a interação on-line tornou-se uma indiscutível necessidade. Por isso, construir uma relação agradável entre profissional e consumidor, e mantê-la contínua, virou um desafio inesperado. Entretanto, os ecossistemas digitais vieram como uma eficiente solução.

E, se depois disso tudo, você ainda se perguntar por que fazer parte de um ecossistema digital, aqui vão alguns benefícios extras:

  • Maior agilidade no desenvolvimento de estratégias e processos;
  • Melhoria no desempenho e produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Benefícios compartilhados com organizações parceiras do ecossistema;
  • Aumento do fluxo de caixa e resultados do negócio;
  • Possibilita que empresas, juntas, possam servir a um propósito ainda maior.

 

Entretanto, para alcançar os benefícios e fazer um ecossistema funcionar, o primeiro passo é traçar um plano. Qual é a meta? Que caminho seguir para cumpri-la? E o que deve ser incluído? Continue lendo para descobrir as respostas!

 

3 características fundamentais para fazer um ecossistema funcionar

 

Mais que conectar plataformas, é preciso idealizar como esse ecossistema será lançado e se adaptará ao mercado. Por isso, antes de tudo, é necessário uma boa estratégia que beneficie os parceiros e garanta alcance e desempenho ao sistema.  Confira alguns dos principais focos que o seu ecossistema deve integrar:

 

1-   Centrado no cliente

Com intenção de gerar valor e criar uma experiência inovadora, o foco de atenção é centralizado no cliente. Não se trata apenas do serviço de atendimento ou marketing personalizado que a empresa oferece. A intenção é que o produto/serviço seja moldado no pensamento do porquê é relevante e como tornar seu uso simplificado ao cliente, garantindo que a integração se realize da melhor forma possível.

 

2-   Data-Driven

Uma das principais vantagens do ecossistema digital é a possibilidade de acessar mais informações sobre os usuários, processos, transações, entre outros. Isso faz dos dados um dos principais pilares, funcionando como uma direção que impulsiona todo o projeto. Afinal, quanto mais se sabe sobre o cliente e sua experiência, a probabilidade de oferecer um serviço melhor é muito mais alta, impactando na qualidade e valor do ecossistema.

 

3-   Automatizado

Promover experiências digitais no momento de compra ou pesquisa de um produto tornou-se muito mais fácil com a criação dos ecossistemas. Como um dos objetivos centrais desse serviço, ao receber informação dos clientes, é possível automatizar e aprimorar a tecnologia para melhorar a jornada do consumidor a qualquer momento. Esse processo funciona como um elemento-chave no alcance da satisfação do cliente, permitindo, por exemplo, a oferta de novos serviços relevantes dentro de um produto, que completam a experiência de uso. Esse método, apesar de inovador, já é implantado em empresas líderes de mercado.

 

Bônus: Exemplos de ecossistemas que você provavelmente já conhece e não sabia

 

  • Marketplaces

São espaços coletivos de compra e venda on-line. Dentro de uma mesma plataforma, diversas empresas podem anunciar seus produtos ou serviços. Assim, o cliente compra tudo o que precisa, de suas marcas preferidas, em um único carrinho, o que otimiza seu tempo e garante praticidade.

Exemplos: Amazon, Mercado Livre e Submarino.

 

  • Plataformas com plugins integrados

Plataformas que permitem a instalação de outras funcionalidades também são destaques. Dessa maneira, além de oferecer o serviço regular, eles possibilitam que o consumidor instale ferramentas de acordo com sua necessidade, melhorando sua experiência de uso.

Exemplos: Google Chrome, Adobe e WordPress

 

  • Software as a Service (SaaS)

SaaS, também chamados de Software como Serviço, são plataformas de serviço que permitem aos usuários o acesso e uso de aplicativos pela nuvem. Inclusive, para elevar ainda mais a experiência e tornar seu serviço completo, implementam outras integrações dentro do próprio sistema utilizando o cloud computing.

Exemplos: Netflix, Google Drive e Uber.

 

  • Ecossistemas de parceiros

Inovando no mundo digital, os ecossistemas de parceiros funcionam com integração por meio de API’s (Application Programming Interface – em português, Interface de Programação de Aplicativos). Ao distribuir códigos para a criação de ferramentas, eles conectam e potencializam as funcionalidades dos softwares, criando uma verdadeira integração de sistemas que impulsiona o desempenho dos usuários.

 

 

Viu quantas vantagens os ecossistemas digitais trazem ao nosso dia a dia?  Pensando nisso, queremos apresentar a você as possibilidades e benefícios que um ecossistema da Contabilidade Digital pode trazer para o seu escritório. É assim que a sua rotina contábil pode ser ainda mais precisa, segura e veloz.

Ficou interessado? Então participe do evento Ecossistema da Contabilidade Digital no dia 15/06 às 16h30. É  totalmente gratuito e on-line. Não perca, inscreva-se aqui!

Artigos relacionados