INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

covid-19

Contabilidade e a Covid-19: como a Sieg pode ajudar sua empresa

A pandemia provocada pela Covid-19 gerou diversos impactos em todos os setores, principalmente no financeiro e contábil das empresas. Por esse motivo, foi necessário que elas adotassem estratégias eficientes para se adaptar às mudanças do mercado e minimizar ao máximo os prejuízos.

Quer entender melhor a relação entre a contabilidade e a Covid-19 e como as soluções adequadas podem auxiliar nesse processo? Então, acompanhe essa leitura e saiba informações importantes!

Como a Covid-19 está afetando o mercado e as empresas?

De acordo com Henrique Filho, Diretor de Operações da Sieg, o maior impacto é no fluxo de caixa, já que grande parte das empresas não está conseguindo adquirir a receita esperada. É claro que existe uma parte delas que conseguiu aumentar o seu faturamento durante a pandemia, mas essa não é a realidade da maioria das organizações.

Com isso, as companhias precisam se reinventar — por meio da criação de e-commerce, elaboração de medidas para vender mais pelas redes sociais e outras práticas que evitem tantas perdas e danos nesse processo, por exemplo.

Na contabilidade, o principal desafio é tornar o trabalho mais ativo e incisivo, considerando que diversas mudanças foram implementadas, como:

  • as obrigações fiscais tornaram-se mais constantes, gerando muitas novidades o tempo inteiro;
  • atualização dos sistemas do governo;
  • alterações nas regras tributárias;
  • flexibilização de pagamentos etc.

Então, a contabilidade e o departamento pessoal dela estão atuando muito mais agora, devido às Medidas Provisórias que foram criadas recentemente, como a MP 927 e a MP 936, que versam sobre diversos assuntos importantes. São eles:

  • suspensão do contrato de trabalho;
  • redução das jornadas laborais;
  • redução dos salários dos colaboradores;
  • novas regras referentes às férias e demais.

Isso fez com que os profissionais ficassem muito mais atuantes, com o objetivo de contribuir para que as empresas consigam sobreviver em um momento de crise tão complicado e difícil.

Quais são os principais recursos usados pelas empresas para driblar a pandemia? covid-19

O principal recurso que pode ser adotado durante a pandemia é a criatividade. Nessa hora, cada empreendedor precisa entender o seu negócio por completo e sua situação atual da melhor forma possível, pois somente dessa maneira é possível criar as alternativas mais eficazes para poder driblar a crise.

Apesar de serem bastante efetivas, nenhuma solução tecnológica tem a capacidade de salvar um negócio da falência. A criatividade do empreendedor é um elemento primordial. Evidentemente, as empresas que já contam com a tecnologia em seu processo têm uma facilidade maior para implementar as mudanças e, assim, trabalhar melhor e garantir tempo para pensar no seu negócio.

Já aquelas que não se organizaram e modernizaram a execução dos seus processos antes da chegada da crise, infelizmente terão que criar meios para enfrentar e passar pelas principais dificuldades, por exemplo:

  • diminuição das receitas;
  • queda de faturamento;
  • ausência de clientes;
  • obrigatoriedade na implementação de ferramentas tecnológicas e otimização dos processos — pois, se não fizerem isso, simplesmente vão chegar à falência.

Como a contabilidade digital pode ajudar nesse momento?

A contabilidade digital não só vai colaborar nessa hora, como ela é imprescindível para ajudar a atravessar vários momentos complicados da empresa.

As empresas de contabilidade tradicional, que são aquelas que ainda utilizam papéis, que capturam informações de forma manual e que se relacionam com os clientes de maneira arcaica, vão ter muitas dificuldades para realizar suas atividades durante a época de pandemia.

Já a contabilidade digital é um serviço executado sem o uso de papéis, em que os dados chegam de forma integrada. Tanto os documentos fiscais quantos os lançamentos são todos automatizados, proporcionando uma agilidade na realização de todas as tarefas e o cumprimento das obrigações.

Além de poder usufruir de todos os seus benefícios, contar com esse formato de contabilidade tornou-se uma necessidade. Isso porque uma das principais medidas adotadas por países de todo o mundo foi o isolamento social, fazendo com que comércios fossem fechados e os trabalhos desenvolvidos em home office, com a finalidade de evitar o contágio entre a pessoas — o que impossibilita o profissional receber o seu cliente no escritório.

Dessa forma, o cliente que estava acostumado a levar o documento impresso com as informações digitadas para o escritório contábil não pode mais fazer isso. O funcionamento dos serviços contábeis é permitido, portanto, somente pelo ambiente online.

Quais soluções da Sieg podem ajudar as empresas em tempos de pandemia?

Todas as soluções da Sieg podem contribuir nesse período de crise, mas podemos destacar o NFS Sieg e o Cofre Sieg, que apresentam as seguintes funcionalidades:

  • monitoramento do CNPJ em tempo real na Receita Federal;
  • download e armazenamento automático dos arquivos XML na nuvem;
  • recuperação de notas antigas;
  • impressão de Danfes;
  • integração com qualquer ERP e demais serviços.

Essas são ferramentas que buscam os documentos por meio da automatização e os disponibilizam para que o contador possa fazer a integração e executar a sua função. A implementação desses recursos proporciona uma série de vantagens, como ganho relevante de produtividade, integralidade dos arquivos, agilidade e integração em tempo real.

Então, o cliente conquista segurança, a rapidez necessária durante esse tempo que a contabilidade está atuando muito mais do que o habitual, minimização dos erros e otimização do tempo.

Como está funcionando o suporte da Sieg durante o isolamento social?

A Sieg continua com seu atendimento normal, com a mesma agilidade de sempre. A empresa conta com diversos canais de comunicação disponíveis, como o telefone e o chat online, além de se relacionar com os clientes por e-mail e redes sociais. covid-19

Então, nesse aspecto, não houve mudanças. Apesar de toda a equipe estar trabalhando em home office, o funcionamento e a entrega das atividades têm seguido o mesmo fluxo.

Entendeu melhor os aspectos que envolvem a contabilidade e a Covid-19? Apesar de ser um momento cheio de desafios, ao contar com a contabilidade digital, é possível garantir a entrega das obrigações, melhorar o controle do fluxo de caixa, criar as melhores ações para reduzir o impacto financeiro, cumprir as diversas mudanças ocorridas na lei e, dessa forma, evitar problemas que podem prejudicar bastante o negócio.

Agora você já sabe a importância de contar com as melhores soluções para enfrentar o período de pandemia. Então, entre em contato conosco, conheça os serviços disponibilizados e saiba como podemos ajudar!

Artigos relacionados