Blog Post

Conheça os principais tipos de armazenamento na nuvem<span class=6 min read">
Cotidiano Contábil, Tecnologia

Conheça os principais tipos de armazenamento na nuvem6 min read

Muitas pessoas, tanto gestores como usuários individuais, já reconhecem a importância de migrar seus arquivos para a nuvem, mas ainda persistem algumas dúvidas quanto aos principais tipos de serviço possíveis. Neste post, vamos conhecer os principais tipos de armazenamento na nuvem.

Essa solução digital, praticamente, elimina a necessidade de espaço físico para arquivamento de uma grande quantidade de documentos e ainda oferece segurança para o seu acesso. Vamos descobrir mais sobre o armazenamento na nuvem e suas modalidades. Confira!

O que é armazenamento na nuvem?

É um modelo de computação (cloud computing) que armazena informações na internet por meio de um provedor especial, destinado a gerenciar e operar a conservação física dos dados repassados. Esse serviço é operado sob demanda e tem como principal vantagem substituir a compra e gerenciamento da própria estrutura de armazenamento de dados, que é bem mais onerosa.

Com o armazenamento na nuvem, é possível obter agilidade e praticidade no acesso ilimitado aos dados, de forma remota, em qualquer momento e lugar. O serviço é disponibilizado por fornecedores de nuvem externos, que possuem e operam a capacidade de alocação física dos dados.

Esses fornecedores repassam a estrutura de armazenamento físico dos dados por meio da internet, em um modelo no qual o usuário realiza o pagamento de acordo com a utilização. Os operadores da nuvem se encarregam de gerenciar a segurança e a resiliência necessária para disponibilizar as informações aos aplicativos, em todo o mundo.

Então, os aplicativos acessam o armazenamento na nuvem por meio de protocolos tradicionais ou de uma API — uma plataforma que delimita as regras de interação e comunicação de um programa específico com outros programas. Muitos fornecedores oferecem funcionalidades complementares desenvolvidas para ajudar a coletar, gerenciar, proteger e analisar dados reunidos em ampla escala.

Quais são os principais tipos?

Nuvem pública

A nuvem pública (public cloud, no termo original) é a opção mais simples e recorrente de armazenamento, oferecendo o serviço mais barato. Nessa modalidade, uma companhia fornece toda a estrutura necessária e a disponibiliza aos usuários por meio de interações mediadas por protocolos da internet.

Esse tipo de serviço é comumente utilizado em aplicações secundárias de armazenamento de dados, como hospedagem de sites, anexos de e-mails, domínios de vídeos e aplicativos.

Nuvem privada

A nuvem privada (ou private cloud) oferece uma infraestrutura exclusiva para as necessidades e preferências da empresa contratante. Esse sistema de armazenamento pode ser gerenciado pelo gestor da companhia, que se conecta a outros centros de dados (data centers).

A adoção desse sistema privado de acesso à nuvem é recomendada para instituições que requerem um nível maior de agilidade na resposta às demandas e um acesso facilitado às informações alocadas nos servidores dos data centers.

A nuvem privada, pela própria natureza de eficiência aplicada à gestão, oferece o serviço mais seguro entre os tipos de armazenamento, proporcionando uma defesa sólida contra invasores, sem deixar a agilidade de lado.

Nuvem compartilhada

A nuvem compartilhada (community cloud) é geralmente utilizada por empresas que necessitam compartilhar dados e informações com um grupo de usuários que tenham interesses em comum com a organização.

O diferencial desse serviço para os outros tipos é que o armazenamento e o acesso às informações podem ser operados por todos os envolvidos no compartilhamento.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida (hybrid cloud), como o próprio nome sinaliza, tem como principal característica a mescla de elementos das nuvens pública e privada, potencializando as principais funcionalidades de cada uma e multiplicando as possibilidades de acesso.

Esse serviço é o mais caro entre os quatro apresentados, mas apresenta um nível de versatilidade sem igual.

armazenamento em nuvem

Como escolher uma boa opção?

Como o armazenamento em nuvem vai lidar diretamente com dados cruciais do seu negócio, é fundamental contratar o serviço de uma empresa robusta o suficiente para garantir a segurança e o acesso rápido às suas informações.

Nesse sentido, uma solução digital desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services, gigante multinacional especializada em data centers e armazenagem de arquivos, surge como uma opção ideal para alocar e conservar dados valiosos do seu negócio.

Esse sistema é ideal para otimizar as soluções contábeis — e sua versatilidade garante o acesso às companhias de diferentes portes. Além disso, ainda conta com diversas funcionalidades destinadas a conferir agilidade aos processos da empresa.

O Cofre SIEG consegue lidar com um amplo volume de notas, com o armazenamento dos arquivos XML de forma automática, poupando os gestores da necessidade de trabalhar com papel. Armazenar seus processos por meio da impressão é um procedimento bastante oneroso e ainda dificulta o acesso às informações essenciais do negócio, principalmente em visitas de auditores.

Como se não bastasse, a produção de papel ainda exige espaço físico considerável para armazenamento adequado. Além de cortar esses gastos com impressão em larga escala, o armazenamento na nuvem ainda vai garantir a consulta otimizada aos arquivos digitais mais importantes.

Isso porque a busca e localização são realizadas de forma otimizada: o usuário do Cofre pode utilizar qualquer campo da nota fiscal eletrônica, seja o nome da empresa para o qual foi emitida ou, até mesmo, o número de série. Há, ainda, uma opção de busca avançada, que fornece a possibilidade de acrescentar detalhes na procura de documentos XML.

Por fim, no Cofre SIEG é possível extrair relatórios relacionados NFST, CTe e NFe, e gerar gráficos bastante intuitivos para realizar comparativos e estabelecer métricas para determinar números comerciais expressivos relacionados a determinadas empresas.

Como foi possível perceber no post, as soluções em cloud computing são fundamentais para modernizar o modo no qual as pessoas lidam com documentos importantes. Em vez de guardá-los de forma precária e desorganizada, ocupando espaço físico em sua companhia, é possível armazenar os arquivos na própria internet.

Nesse sentido, o Cofre SIEG é uma ferramenta poderosa para gerenciar XMLs das notas fiscais eletrônicas e outros arquivos contábeis de forma segura e ágil em armazenamento na nuvem. Os documentos são mantidos em vários servidores diferentes, o que, ainda, garante velocidade para seus acessos.

Gostou do post e quer descobrir como efetivamente salvar arquivos na nuvem? Então, leia nosso post sobre o assunto agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *