INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Conheça os principais tipos de armazenamento na nuvem

Muitas pessoas, tanto gestores como usuários individuais, já reconhecem a importância de migrar seus arquivos para a nuvem, mas ainda persistem algumas dúvidas quanto aos principais tipos de serviço possíveis. Neste post, vamos conhecer os principais tipos de armazenamento na nuvem.

Essa solução digital, praticamente, elimina a necessidade de espaço físico para arquivamento de uma grande quantidade de documentos e ainda oferece segurança para o seu acesso. Vamos descobrir mais sobre o armazenamento na nuvem e suas modalidades. Confira!

O que é armazenamento na nuvem?

É um modelo de computação (cloud computing) que armazena informações na internet por meio de um provedor especial, destinado a gerenciar e operar a conservação física dos dados repassados. Esse serviço é operado sob demanda e tem como principal vantagem substituir a compra e gerenciamento da própria estrutura de armazenamento de dados, que é bem mais onerosa.

Com o armazenamento na nuvem, é possível obter agilidade e praticidade no acesso ilimitado aos dados, de forma remota, em qualquer momento e lugar. O serviço é disponibilizado por fornecedores de nuvem externos, que possuem e operam a capacidade de alocação física dos dados.

Esses fornecedores repassam a estrutura de armazenamento físico dos dados por meio da internet, em um modelo no qual o usuário realiza o pagamento de acordo com a utilização. Os operadores da nuvem se encarregam de gerenciar a segurança e a resiliência necessária para disponibilizar as informações aos aplicativos, em todo o mundo.

Então, os aplicativos acessam o armazenamento na nuvem por meio de protocolos tradicionais ou de uma API — uma plataforma que delimita as regras de interação e comunicação de um programa específico com outros programas. Muitos fornecedores oferecem funcionalidades complementares desenvolvidas para ajudar a coletar, gerenciar, proteger e analisar dados reunidos em ampla escala.

Quais são os principais tipos?

Nuvem pública

A nuvem pública (public cloud, no termo original) é a opção mais simples e recorrente de armazenamento, oferecendo o serviço mais barato. Nessa modalidade, uma companhia fornece toda a estrutura necessária e a disponibiliza aos usuários por meio de interações mediadas por protocolos da internet.

Esse tipo de serviço é comumente utilizado em aplicações secundárias de armazenamento de dados, como hospedagem de sites, anexos de e-mails, domínios de vídeos e aplicativos.

Nuvem privada

A nuvem privada (ou private cloud) oferece uma infraestrutura exclusiva para as necessidades e preferências da empresa contratante. Esse sistema de armazenamento pode ser gerenciado pelo gestor da companhia, que se conecta a outros centros de dados (data centers).

A adoção desse sistema privado de acesso à nuvem é recomendada para instituições que requerem um nível maior de agilidade na resposta às demandas e um acesso facilitado às informações alocadas nos servidores dos data centers.

A nuvem privada, pela própria natureza de eficiência aplicada à gestão, oferece o serviço mais seguro entre os tipos de armazenamento, proporcionando uma defesa sólida contra invasores, sem deixar a agilidade de lado.

Nuvem compartilhada

A nuvem compartilhada (community cloud) é geralmente utilizada por empresas que necessitam compartilhar dados e informações com um grupo de usuários que tenham interesses em comum com a organização.

O diferencial desse serviço para os outros tipos é que o armazenamento e o acesso às informações podem ser operados por todos os envolvidos no compartilhamento.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida (hybrid cloud), como o próprio nome sinaliza, tem como principal característica a mescla de elementos das nuvens pública e privada, potencializando as principais funcionalidades de cada uma e multiplicando as possibilidades de acesso.

Esse serviço é o mais caro entre os quatro apresentados, mas apresenta um nível de versatilidade sem igual.

armazenamento em nuvem

Como escolher uma boa opção?

Como o armazenamento em nuvem vai lidar diretamente com dados cruciais do seu negócio, é fundamental contratar o serviço de uma empresa robusta o suficiente para garantir a segurança e o acesso rápido às suas informações.

Nesse sentido, uma solução digital desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services, gigante multinacional especializada em data centers e armazenagem de arquivos, surge como uma opção ideal para alocar e conservar dados valiosos do seu negócio.

Esse sistema é ideal para otimizar as soluções contábeis — e sua versatilidade garante o acesso às companhias de diferentes portes. Além disso, ainda conta com diversas funcionalidades destinadas a conferir agilidade aos processos da empresa.

O Cofre SIEG consegue lidar com um amplo volume de notas, com o armazenamento dos arquivos XML de forma automática, poupando os gestores da necessidade de trabalhar com papel. Armazenar seus processos por meio da impressão é um procedimento bastante oneroso e ainda dificulta o acesso às informações essenciais do negócio, principalmente em visitas de auditores.

Como se não bastasse, a produção de papel ainda exige espaço físico considerável para armazenamento adequado. Além de cortar esses gastos com impressão em larga escala, o armazenamento na nuvem ainda vai garantir a consulta otimizada aos arquivos digitais mais importantes.

Isso porque a busca e localização são realizadas de forma otimizada: o usuário do Cofre pode utilizar qualquer campo da nota fiscal eletrônica, seja o nome da empresa para o qual foi emitida ou, até mesmo, o número de série. Há, ainda, uma opção de busca avançada, que fornece a possibilidade de acrescentar detalhes na procura de documentos XML.

Por fim, no Cofre SIEG é possível extrair relatórios relacionados NFST, CTe e NFe, e gerar gráficos bastante intuitivos para realizar comparativos e estabelecer métricas para determinar números comerciais expressivos relacionados a determinadas empresas.

Como foi possível perceber no post, as soluções em cloud computing são fundamentais para modernizar o modo no qual as pessoas lidam com documentos importantes. Em vez de guardá-los de forma precária e desorganizada, ocupando espaço físico em sua companhia, é possível armazenar os arquivos na própria internet.

Nesse sentido, o Cofre SIEG é uma ferramenta poderosa para gerenciar XMLs das notas fiscais eletrônicas e outros arquivos contábeis de forma segura e ágil em armazenamento na nuvem. Os documentos são mantidos em vários servidores diferentes, o que, ainda, garante velocidade para seus acessos.

Gostou do post e quer descobrir como efetivamente salvar arquivos na nuvem? Então, leia nosso post sobre o assunto agora mesmo!

Artigos relacionados