De acordo com informações da Fortinet, líder global em soluções para segurança cibernética, somente em 2020 no Brasil, foram registradas mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.
Cada vez mais, as organizações sofrem ataques cibernéticos e perdem todos os seus dados. Tendo, então, que gastar um dinheiro significativo para conseguir recuperá-los.
Neste post, abordaremos mais informações sobre o assunto, dicas para proteger sua empresa de contabilidade e qual a importância de mantê-la segura. Vamos lá?
O que é um ciberataque?
Os ciberataques são ações praticadas por hackers através de uma transmissão de vírus que infectam, danificam e roubam informações de bancos de dados online. Normalmente, os ataques ocorrem em computadores e servidores, pessoais ou empresariais.
O ato de hackear um sistema é ilegal, considerado crime.
Esses ataques cibernéticos podem ser feitos de diferentes formas e o mais comum é através de links contaminados transmitidos via e-mails. Porém, outro método também utilizado é através de páginas de download de softwares piratas, por exemplo. Os ataques não têm por objetivo atingir apenas computadores e smartphones pessoais. Geralmente, o foco dos hackers está em atingir redes online, como empresas, bancos, governos, hospitais, etc.
Esses ataques costumam usar um tipo de vírus chamado “ransomware“, sequestrando todos os arquivos e dados do dispositivo. Neste caso, os ‘’sequestradores’’, liberam os resgate mediante a um pagamento realizado com moedas virtuais.
Como um escritório contábil pode sofrer as consequências de um ciberataque?
A maioria das aplicações e serviços que são utilizadas no escritório contábil são baseadas nos computadores e servidores. Lá, encontram- se todos os dados de seus clientes.
O ransomware, ao invadir um computador, por exemplo, se espalha para outras partes e executa um código malicioso. Nesse momento, todas as informações são criptografadas e só conseguem ser acessadas quando a senha correta for usada.
Ou seja, caso não exista um backup de dados em seu escritório, as consequências podem ser negativas. O ciberataque deixa seu sistema vulnerável e tudo pode desaparecer. Informações como notas fiscais, relatórios e declarações somem e não há nenhuma ferramenta para quebrar essa criptografia.
E como proteger sua empresa de contabilidade com um backup?
Existem vários tipos de backup e o modo mais simples é o do disco externo. No entanto, ainda não pode ser considerada como a melhor forma, uma vez que os discos externos apresentam falhas que aumentam ao decorrer do tempo e do seu uso contínuo. Além disso, corre o risco de ser roubada ou, em caso de incêndio, a chance de estarem no mesmo ambiente é grande.
Em suma, o ideal é escolher uma solução que garanta a segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Uma alternativa que combina a nuvem para armazenamento remoto, excelente em caso de roubos e incêndios. E, ainda, com uma armazenagem local de alta velocidade seria ideal para este caso.
Sendo assim, é preferível optar por soluções que executem as atividades em horários que sejam estabelecidos. Além disso, que mostrem relatórios em cada etapa, uma vez que os riscos por não instalar uma solução são muito maiores que o custo.
Com a SIEG, os dados do seu escritório contábil estão seguros.
Nosso sistema armazena todos os seus documentos em nuvem por mais de 5 anos, blindando-os com os padrões Amazon e seu rígido sistema de segurança.
Você nunca mais precisará se preocupar se eles estão fora de ordem ou correndo risco de desaparecimento. Saiba mais sobre tudo que podemos oferecer para garantir a segurança do seu escritório contábil em nosso site!