A ciência de dados é o campo que desenvolve um trabalho de inteligência tecnológica para extrair, tratar e transformar dados brutos em informações úteis, pontuais e estratégicas.
Nesse contexto, acontecem análises, identificações de padrões, tratamentos e interpretações dos dados, criação de cenários estratégicos com base em matemática e estatística, programação e uso de inteligência artificial.
Os profissionais da ciência de dados são responsáveis por criar sistemas, algoritmos e processos para, através da tecnologia, proporcionarem mais produtividade e aumento da eficiência em diversas áreas que usam essa ciência como um braço de apoio.
A contabilidade, por exemplo, é um mercado que se beneficia muito do trabalho dos cientistas de dados. Graças às suas análises, interpretações de dados financeiros, fiscais, contábeis e econômicos, os contadores têm atuado de forma mais precisa. Assim, seguem gerando resultados significativos para seus clientes.
A Ciência de Dados a favor da Contabilidade
A ciência de dados utiliza o Big Data para contribuir com a otimização da rotina contábil. Ele é o responsável por captar e armazenar, globalmente, todos os dados brutos que são produzidos, o tempo todo, na internet. Essas informações são muito relevantes (um guia detalhado) para as tomadas de decisões da contabilidade.
O Big Data é uma fonte de matéria-prima que a ciência de dados utiliza, e que proporciona informações capazes de gerar diversas otimizações para o escritório ou departamento contábil como, por exemplo:
- Integração de todas as informações e dados em um mesmo sistema, tornando os processos mais visíveis e fáceis de se localizar e reduzindo a necessidade de uso de papéis para documentos impressos
- Redução de erros humanos dispensando a necessidade de retrabalhos
- Redução das burocracias dos trabalhos braçais e do tempo perdido com esse serviço. Isso resulta em tempo livre para investimento na contabilidade consultiva
- Acesso a indicadores de desempenho para o acompanhamento do fluxo e do rendimento do trabalho e, com isso, possibilidade de estabelecimento de metas e objetivos
- Análises de estimativas de crescimento, faturamento, lucro, endividamento e outras métricas
- Integração dos sistemas do escritório contábil e dos clientes, com a chance de criação de relatórios e análises em tempo real;
- Velocidade no processamento de dados e acesso facilitado às informações que a rotina contábil exige.
Conectar esses dois campos de conhecimento para trabalharem lado a lado faz com que as ações dos contadores sejam mais assertivas. Desta forma, foca-se no que realmente importa para os escritórios e departamentos contábeis. Além disso, não se perde tempo com processos que a tecnologia pode fazer de maneira otimizada.
Otimize o seu negócio com a Ciência de Dados
É contador e ainda não conta com o suporte da ciência de dados por meio de um sistema tecnológico apto para o seu escritório ou departamento contábil? Bom, você pode conhecer os produtos disponíveis da SIEG.
Com as soluções da SIEG, você garante para o teu time a automatização da rotina contábil e a otimização dos serviços da sua equipe sem precisar se preocupar com burocracias.
A ideia é não perder tempo, e eliminar os riscos de erros humanos que sempre resultam em prejuízos.
Com o tempo livre que os profissionais do teu escritório terão, sobrará espaço para a construção de uma cultura mais consultiva. Observando esse cenário, o cliente volta a ser o foco e recebe mais atenção no atendimento.
Assim, os laços são estreitados e os resultados potencializados gerando fidelização.