A SIEG não para! Por aqui, seguimos em constante movimento para que contadores tenham em mãos dados que lhes permitam ir além na gestão fiscal. A ideia é que, com o uso de nossas automações, as contabilidades sejam mais estratégicas e potencializem os resultados de seus clientes. E foi pensando nisso que o SIEG IriS evoluiu mais um vez.
O IriS chegou para transformar a burocracia em compliance fiscal. E com apenas um ano de funcionamento, já se provou indispensável para contadores que buscam uma visão mais estratégica em seus negócios. E agora, além de todas as funções já existentes, melhoramos a nitidez dos dados e você conta com novas funcionalidades INCRÍVEIS.
Novidades SIEG IriS
Parcelamento previdenciário
Agora é possível monitorar parcelas, exibir detalhes do parcelamento e a geração das guias mensais das empresas com parcelamentos ativos. Os parcelamentos dos débitos previdenciários incluem as negociações de débitos com INSS, que é algo comum nesse âmbito.
Os débitos junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), relativos às contribuições previdenciárias, cujo valor consolidado, por contribuinte, não ultrapasse o montante de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), poderão ser objeto de Parcelamento Simplificado Previdenciário efetuado pela Internet, em até 60 (sessenta) prestações mensais.
No site oficial da Receita Federal, você tem acesso às orientações gerais para o Parcelamento Simplificado de Débitos Previdenciários.
Download guias DAS do MEI
Outra novidade é que agora no SIEG IriS dá para baixar as guias da DAS. Essa solução busca simplificar e agilizar o processo, oferecendo aos contadores e aos MEI’s uma maneira mais eficiente de cumprir suas obrigações tributárias.
Com a automatização do monitoramento das guias, a geração do DAS será realizada de forma rápida e prática, permitindo a visualização e o download da guia de maneira descomplicada.
» Regras:
- Monitoramento à partir de 2022;
- Prazo de consulta dos dados (status/situação, multa, juros, valores):
- Primeira semana do mês tempo de atualização: 36h;
- Semanas seguintes: a cada 7 dias.
- O DAS é gerado somente na requisição do usuário;
- Envio por e-mail habilitado para a funcionalidade;
Ausência de declaração IRPF
O objetivo é automatizar o acesso às procurações das pessoas físicas associadas ao escritório, a fim de obter informações atualizadas sobre possíveis omissões nas declarações fiscais.
Essas omissões serão tratadas internamente pelo escritório, visando regularizar os registros contábeis e gerar receita adicional através de um serviço que, embora geralmente periódico, pode envolver anos em aberto com declarações não entregues que tenham passado despercebidas pela contabilidade.
CND municipal – prefeitura de São Paulo
Permite ao cliente ter a certidão do âmbito municipal e abrange débitos inscritos e não inscritos na Dívida Ativa do município, que tem extrema relevância para regularidade fiscal das empresas.
A certidão comprova a regularidade fiscal do contribuinte em relação aos recolhimentos de:
- Taxa de Fiscalização de Anúncio – TFA
- Imposto Sobre Serviços – ISS
- Taxa de Fiscalização de Estabelecimento – TFE/TLIF
- Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI
- Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – TRSS (incidência a partir de jan/2011) ●
Para garantir que a empresa tenha a certidão municipal disponibilizada, é importante certificar-se de que ela pertence à prefeitura de São Paulo. Atualmente, buscamos somente certidões municipais para esse município.
Calculador dos anexos do Simples Nacional
Aqui, é possível realizar o cálculo do anexo 1 (Comércio), dando ao usuário, os valores dos impostos que serão incidentes na apuração de impostos no mês.
SIEG na Conta Azul Con 2023: veja tudo que rolou no evento
Assim, garante-se os mesmos valores que serão calculados pelo PGDAS (Programa gerador do documento de arrecadação do simples nacional), com todas minúcias e variáveis pertinentes à apuração de ICMS, PIS e COFINS, desde isenção até a diminuição de alíquotas, todos calculados de acordo com as regras oficiais.
A partir do calculador, será possível informar os valores de receita bruta dos últimos 12 meses para definir a faixa de tributação do simples nacional. Além disso, será possível informar a Receita do mês em questão para apurá-la.
Em relação ao ICMS, será possível prever a apuração com parcelas de ICMS com substituição tributária, ICMS com diminuição de alíquota e de ICMS isento.
Em relação ao PIS e COFINS, será possível simular a apuração considerando a parcela de tributação Monofásica. Essa parcela de receita será desconsiderada da apuração, refletindo valor de apuração com os tributos incidentes com alíquota zero.
Todas variáveis, fazem com que a apuração do simples nacional seja diferente de uma apuração habitual. A partir das funções, será possível prever com todas especificidades que ocorrem com o anexo I , de comércio.
E aqui vai um bônus… para completar a lista das atualizações, o SIEG IriS vai te entregar três novos gráficos:
Indicador de Sublimite do Simples Nacional
Na tela inicial, será possível visualizar um indicador que apresentará o faturamento dos clientes, juntamente com o sublimite do Simples Nacional. As empresas que estiverem se aproximando do sublimite serão exibidas de maneira clara e intuitiva, facilitando sua identificação.
Gráficos dos parcelamentos
Possibilidade de visualizar o quantitativo de parcelamentos adquiridos pelas empresas monitoradas. Os parcelamentos poderão ser filtrados por status: ativos, concluídos, encerrados, em atraso e no prazo ou ao clicar em cima do gráfico, você será direcionado para a página do parcelamento indicado.
Top Empresas por Volume de Ocorrência
Objetivo: Por meio desse gráfico, o contador irá visualizar as empresas com o maior número de
ocorrências regulares e irregulares, organizadas de forma decrescente. Dessa maneira, será possível
acompanhar quais clientes possuem maior índice de informações fiscais positivas ou negativas.
Exemplo de algumas informações que serão contabilizadas no indicador:
» Regular
- DEFIS (últimos 5 anos);
- PGDAS (transmitido dentro do prazo: Até dia 20);
- Sublimite dentro do limite (R$ 3.600.000,00);
- No Módulo “Caixa Postal” linha de crédito “Pronampe”.
» Irregular
- Todos dados do módulo Ausência de Declarações;
- Simples Nacional/Mei – Consultar Pendências, Exclusão Simples/Exclusão MEI;
- Caixa Postal: Malhas Fiscais, Termos de Exclusão do SN, Termos de Intimação;
- CADIN Pendências, Divergência GFIP x GPS”, “Dívida Ativa;
- CND Federal (CRFB), FGTS, trabalhista e estadual irregular