INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Mapeamento de processos – por Natália Santos

A rotina do escritório de contabilidade é bem agitada e com isso fica fácil se perder em meio às atividades. Além disso, existem tarefas que exigem concentração devido à sua complexidade. Não importa o tamanho do escritório, é importante ter os processos bem definidos para garantir o desenvolvimento saudável e expandir sua cartela de clientes.  Quer entender o que é o mapeamento de processos e como ele é fundamental para a saúde do seu negócio? Continue a ler o artigo! Boa leitura! 

O que é mapeamento de processos?

É desenhar os processos de uma empresa por meio de fluxogramas. O mapeamento é uma ferramenta utilizada para melhorar a gestão das organizações, independente do tamanho que ela tenha. 

Mapear um processo é entender seu passo a passo e verificar se ele cumpre os seus objetivos. 

Com ele, é possível identificar os caminhos dos processos internos e assim evitar gargalos, aumentar a produtividade e otimizar a entrega ao cliente, pois permite entender de forma prática toda operação da empresa.

O mapeamento faz a identificação e a representação das tarefas de um processo e seu fluxo, descrevendo as atividades e relacionando-as com cada pessoa envolvida, com os materiais necessários para essas tarefas e qual será o resultado dessa execução. 

Muitas vezes as empresas perdem dinheiro e tempo com atividades que não são necessárias, sendo assim importante definir um propósito claro e um objetivo bem definido. 

 

Quais vantagens do mapeamento de processo?

Você já percebeu que com mapeamento do processo a empresa consegue se organizar para crescer, mas vou te mostrar mais motivos: 

  • Melhorar o que já é feito; 
  • Documentar as atividades; 
  • Eliminar processos que não geram valor; 
  • Padronizar as entregas; 
  • Reduzir custos; 
  • Otimizar tempo; 
  • Identificar gargalos;
  • Relacionar as pessoas que fazem parte do processo (funções e tarefas);
  • Facilitar o controle de recursos necessários. 

Além disso, com processos mapeados, é possível ver de forma sistêmica e realista tudo que é feito na empresa. Identificando as dificuldades podemos criar planos de ação para melhorias.  Para isso acontecer, é necessário adotar  metodologias de processos, como, por exemplo, o ciclo PDCA :  Plan (planejar), Do (executar), Check (checar/controlar) e Act (agir).

 

Como fazer mapeamento de processos? 

Seguir o passo a passo é fundamental para o mapeamento funcionar. Seguir uma sequência é a melhor forma de extrair o máximo de informações relevantes e assim conseguir melhorar seus processos, vamos começar? 

homem fazendo mapeamento de processos

1 – Identificar o problema

Para gerir é preciso conhecer. E para isso, é fundamental identificar o problema. 

Qual o objetivo a ser alcançado com esse mapeamento? Qual o problema que está impedindo a empresa de alcançar esses objetivos? 

Cada processo deve contribuir individualmente para que se alcance os objetivos esperados e, os que não contribuírem, devem ser eliminados. Deve-se buscar o entendimento de como cada um deles se relaciona e contribui efetivamente para a cadeia de valor, de maneira a montar uma lista de prioridade entre os processos. Por exemplo: 

– Objetivo: resolver retrabalho 

– Problemas: retrabalho, problemas de comunicação e improdutividade.

 

O importante é que o problema fique claro e que seja o foco a partir de agora.

 

2 – Selecionar o processo

Após identificar a questão crítica, deve-se identificar quais processos impactam nessa questão e possuem ações para resolver. A partir daí, começar a relacionar as ações para a solução desse problema. 

Se você vai fazer pela primeira vez um mapeamento de processo, o ideal é você escolher primeiro um processo pequeno e ir aprendendo com ele, pois se escolher um muito complexo, poderá levar muito tempo e isso poderá te desmotivar e fazer com que você abandone o processo. 

Imagine todo o caminho que esse processo irá percorrer de forma simples para que essa atividade ocorra!  

 

3 – Identificação dos responsáveis 

Tão importante quanto conhecer os processos, é colocar a equipe para fazer parte deles e se engajar, pois nada adianta ter a ferramenta em mãos e os funcionários não colocarem em prática as ações necessárias. 

É necessário identificar as pessoas e as áreas da organização que serão responsáveis por cada atividade. Também é necessário identificar os métodos de trabalho utilizados pelos colaboradores que executam cada tarefa.

É importante que sejam detalhadas as atividades envolvidas no processo e quem hoje está responsável e, se não houver um responsável, fazer essa associação. Além de tudo, definir a qual líder este funcionário se reportará para dar apoio. Por exemplo:

Atividade: Fazer conferência das notas fiscais de entrada

Responsável: Aline Souza

Como executa: Faz o download através da SIEG.

Dessa forma, serão identificadas quais atividades cada membro na equipe está fazendo e se algum deles tem mais atividades que outros. 

Mas, cuidado! Não chegue mapeando processos sem convidar as pessoas a fazer parte desse processo, ou sem ao menos informar o que está acontecendo. Se não houver transparência, possivelmente existirá uma resistência muito grande. 

 

4 – Treinar a equipe mapeamento de processos 

É preciso que todos estejam alinhados. Realize treinamentos e reciclagens periódicas para que todos se mantenham atualizados e para que o trabalho se mantenha uniforme.

Além disso, utilizar a tecnologia ao nosso favor é fundamental! Para isso, é legal implementar softwares para melhoria das atividades, como o sistema da SIEG, que vai facilitar a vida de quem executa tanto a parte fiscal como o departamento pessoal. 

Acompanhe também as atualizações dos sistemas que são utilizados na sua empresa, para ficar a par de eventuais atualizações e melhorias e para que os responsáveis pela sua utilização explorem ao máximo o potencial e as possibilidades desses sistemas.

Siga treinando e conscientizando os funcionários sobre o uso dessas tecnologias para evitar erros e retrabalhos. Lembrando a eles que, quando eles são treinados, estão sendo valorizados, aumentando sua capacidade técnica e sua autonomia.  

 

5 – Construção e documentação do fluxo

Nessa etapa, é fundamental ter em mente a ideia de agrupar e construir um raciocínio lógico e sequenciado das informações, capaz de mostrar todas as partes do processo. 

O seu fluxograma deve ser fiel sobre como os processos estão desenvolvidos pois ele mostrará os erros e também as oportunidades. 

Contenha o impulso de querer resolver logo cada problema que vai aparecer no caminho! Vai haver um momento específico de planejar e executar cada solução. 

Aqui é preciso focar no detalhamento do processo. 

Você pode traçar aqui o ciclo PDCA com as seguintes perguntas: 

  • Quem?
  • O Que?
  • Quando?
  • Como?
  • Onde?
  • Por quê?

Respondendo essas perguntas, você vai encontrar uma maneira de aprimorar o seu processo. Um detalhe importante: se você não consegue responder  por que um determinado trabalho é feito, cuidado! Isso é sinal de que pode estar acontecendo desperdício de tempo.

 

6 – Identificar e analisar os problemas 

Neste passo, serão analisadas as lógicas das tarefas, se existem tarefas redundantes ou se existem atividades desnecessárias. 

É feita a análise dos problemas para identificar a causa de cada um, de forma coletiva, em equipe como um brainstorming, onde os colaboradores vão dando sugestões e os colegas, complementando. 

 

7 – Desenvolver o mapa ideal 

Agora é a hora de melhorar o que está ruim, através das informações levantadas e dos problemas analisados, deverá ser mostrado um processo agora redesenhado. 

Tenha em mente que as mudanças são para o melhor, por isso sempre envolva a equipe no processo para não haver resistência. 

 

8 – Estabelecer medidas de controle mapeamento de processos 

Indicadores de desempenho são a melhor forma de monitorar aquilo que está sendo realizado. Caso contrário, o planejamento inteiro pode ser deixado de lado e não alcançar o objetivo esperado. 

Além de tudo, os indicadores são ferramentas de gestão que devem ser levados com os objetivos gerais da empresa; com seus valores e ideais. 

Assim, além de facilitar a vida na análise dos gestores, os processos mapeados e definidos facilitam na identificação de gargalos, fluxos desnecessários, além disso permitem uma análise da empresa como um todo, visando garantir um ótimo resultado entre os setores de forma interligada. 

Artigos relacionados