INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

dicas

Dicas indispensáveis para fidelizar seus clientes durante 2021

Com a iminente (e tão esperada) normalização pós-pandemia, começa a surgir espaço para a volta do crescimento econômico no Brasil e no mundo durante o ano que acaba de começar. dicas

Mas afinal, o que o contador pode esperar de 2021 e quais atitudes deverá tomar para se manter em destaque no mercado contábil, após um ano de tantas mudanças na economia e no mundo? Trazemos para você um breve panorama sobre a economia brasileira em 2020 e separamos algumas dicas essenciais para fortalecer o seu negócio. Boa leitura!

 

  Ciclos da economia  dicas

Após anos em recessão, o Brasil projetava, no início de 2021, um crescimento do PIB de mais de 2% – algo que não ocorria desde 2013 – e as condições pareciam favoráveis para que isso ocorresse, não fosse a inesperada pandemia do Coronavírus, que paralisou o mundo. O Ibovespa fechou o seu 2º pior mês na história em março de 2020, o mercado de trabalho teve recordes históricos no índice de desemprego e o PIB fechou o ano em um dos piores patamares já registrados.

No entanto, sabemos que a economia e o mercado financeiro são cíclicos e vivenciam altos e baixos ao longo dos anos, muito embora a crise global trazida pelo covid-19 venha sendo um episódio completamente diferente do que passamos ao longo das últimas décadas. Ainda assim, outros ciclos nos trouxeram aprendizados que ajudaram a seguirmos caminhando em meio a tantas dificuldades e surpresas nem sempre tão agradáveis.

Com um ambiente de juros baixos, inflação ancorada e pressão do mercado por novas reformas, além da prudência no âmbito fiscal, é esperado um maior ânimo geral. Mas ainda falamos de projeções e especulações.

Até voltarmos a cenários de maior certeza e estabilidade, o que o contador pode fazer para manter seu negócio seguro e próspero em 2021? Como transmitir confiança e credibilidade para os clientes atuais e prospectar novos clientes?

 dicas

Tecnologia e atendimento  dicas

Dentre os aprendizados que 2020 trouxe para o mercado, a tecnologia aliada à boa experiência do cliente foram grandes alicerces nos mais diversos tipos de negócios do país. Foi possível perceber mudanças significativas na forma como muitas empresas passaram a atender seus consumidores e, especialmente, se comunicar com eles.

Tudo isso já vinha acontecendo naturalmente nos últimos anos, mas foi intensificado com a necessidade do isolamento social. Muitos negócios migraram para o formato online de maneira total ou parcial e o consumidor passou a contar com facilidades e com uma rapidez que nem sempre teve no atendimento presencial. A importância da conexão com o cliente ficou evidente e a tendência é que a opinião do consumidor seja ainda maior durante este ano.

Com pessoas e negócios cada vez mais conectados – com a intenção do trocadilho -, é importante aperfeiçoar as relações humanas e acompanhar, simultaneamente, a evolução tecnológica. Confira algumas dicas primordiais para entregar um bom serviço e, assim, fidelizar seus clientes:

 

Entenda seus clientes e o porquê eles se identificam com a sua marca  dicas

 Faça pesquisas de satisfação. Elas servirão como uma bússola para o trabalho do seu escritório, mostrando se sua empresa está no caminho certo ou não e o que pode ser aprimorado. Através das pesquisas de satisfação será possível direcionar os esforços e a energia de sua equipe para os pontos que pedem mais atenção, tornando a rotina mais eficiente e o trabalho mais focado.

Você mesmo, ou o setor responsável, pode criar e encaminhar aos seus clientes questionários simples e objetivos (a fim de não desencorajar os clientes a respondê-los), focando no que realmente é necessário ser avaliado. Faça perguntas como:

 

– Como é o atendimento do nosso time para você?

– O que você acredita que pode ser melhorado?

– Você indicaria nosso escritório a um amigo?

 

Escutar o seu cliente é fundamental para o sucesso do seu escritório e te auxilia na rápida resolução de problemas. Além de fortalecer o relacionamento com o consumidor, você saberá com precisão quais pontos precisam ser melhorados, o que merece mais atenção e quais são os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa.  dicas

 

Invista em um marketing criativo e inteligente

Produza conteúdos sobre a área de atuação da sua empresa, interaja com o público, tire dúvidas, divulgando assim o seu escritório. As redes sociais são aliadas na prospecção e na manutenção de clientes, que permite que você esteja mais próximo deles ao produzir conteúdo de valor e abrindo mais um canal de comunicação e interação.

Publique artigos no seu próprio site ou em um blog, utilize redes como LinkedIn, Instagram, Facebook e até mesmo o Whatsapp. Essas são maneiras eficazes de transmitir autoridade e credibilidade. Aproveite para mostrar seus diferenciais.

Use a criatividade: realize ações criativas como cartões fidelidade, vouchers, sistemas de pontuação, selos de desconto, sorteios. Com um planejamento detalhado e estruturado, você cria sistemas eficazes de fidelização.

 

Aposte na tecnologia

Apesar da competitividade do setor contábil, em 2020 a abertura de empresas passou de 1 milhão e em 2021 a expectativa gira em torno desse mesmo número. Aproveite!

Monte uma estratégia digital robusta. Explore a aceleração tecnológica que ocorreu devido à pandemia, adapte-se e esteja sempre à frente. Muito embora um processo de retomada de hábitos juntamente com o fim da pandemia seja aguardado, as relações de consumo e de trabalho se transformaram e é importante entender como isso pode ser proveitoso.

Invista em soluções tecnológicas para o seu escritório. A contabilidade digital é extremamente eficaz, segura e ágil. Aqueles que já estavam acostumados e adaptados a ela, seguramente conseguiram prosseguir com sua rotina mais tranquilamente, através do atendimento remoto, rotinas automatizadas, mais ágeis e precisas.

Explore automações, se pergunte o que mais pode ser modernizado em seu escritório para que os seus colaboradores tenham tempo para se dedicar às atividades mais analíticas. É possível automatizar o envio de boletos, a conciliação bancária, a apuração e o upload de documentos fiscais.

 

Mesmo com tanta tecnologia, o atendimento deve ser sempre humanizado

Além das mudanças causadas no atendimento presencial, o atendimento virtual foi fortemente disseminado. Chats, vídeo chamadas e conversas feitas apenas pelo celular ou pelo computador aumentaram a sensação de isolamento. Por isso, é importante treinar sua equipe para se adaptar a estas situações. 

Um atendimento virtual não precisa ser robótico, tente quebrar a rigidez e apostar num tom mais humanizado. É preciso encontrar o equilíbrio entre o que a tecnologia nos proporciona e o que nós, como pessoas, conseguimos assimilar.

A evolução para um atendimento mais preciso, rápido e produtivo com os recursos que a tecnologia nos traz é um ganho imenso, mas, compreensão, empatia e solidariedade são características do ser humano que não poderão ser substituídas por máquinas. Instrua e treine sua equipe para que todo o time caminhe alinhado às atualizações tecnológicas, sem perder o toque de qualidade no atendimento que apenas características humanas podem trazer. 

dicas

dicas

Como a SIEG me ajuda a fidelizar clientes?  dicas

Com larga experiência no mercado, a SIEG desenvolve softwares para o setor contábil, entregando soluções que permitem uma excelente gestão de documentos fiscais eletrônicos, contribuindo na otimização da rotina e do tempo do contador e da contabilidade.  dicas

Atividades manuais estão muito mais sujeitas a erros e falhas do que aquelas realizadas com o auxílio de sistemas e softwares de gestão. Ao automatizar processos repetitivos, se elimina o risco de erros e há o aprimoramento na maneira como os processos são realizados. Além disso, sem a utilização de documentos físicos, descartamos a possibilidade de extravios, alterações ou danificações nos documentos, bem como o gasto com armazenamento e transporte deles; documentos digitais trazem agilidade no trabalho, rigidez na segurança e reduzem significativamente o surgimento de dados divergentes.  dicas

Todos esses ganhos para o escritório contábil geram, consequentemente, um enorme ganho na relação com os clientes, pois agregam valor ao serviço prestado. O tempo ganho com a automatização de tarefas permite que o contador direcione melhor energias e recursos e desenvolva um trabalho estratégico, analítico e consultivo, atuando melhor e se aproximando mais dos seus clientes.

Entre outras vantagens, na SIEG o cliente da contabilidade também conta com o uso das nossas aplicações, tem acesso direto aos nossos canais de atendimento e suporte, e dispõe de armazenamento dos seus documentos fiscais, guias de pagamento entre outros, num espaço compartilhado (em nuvem) com o contador. 

Nós auxiliamos não somente proporcionando uma captura de documentos fiscais muito mais fácil, mas uma gestão mais ágil e uma relação mais integrada com seu cliente! Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça melhor as nossas soluções. 

Artigos relacionados