INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Contadores e a inteligência emocional como aliada

Contadores e a inteligência emocional como aliada

Dominar a habilidade da inteligência emocional é um diferencial no mercado contábil. Leia o artigo e descubra como ser um desses contadores.

Os contadores ou profissionais que trabalham nas empresas contábeis sabem que apesar da inteligência emocional ser um atributo poderoso, ela ainda é pouco explorada na área. A ideia neste artigo é aprofundar essa competência como aliada para resultados mais precisos e eficientes dentro dos negócios contábeis. Boa leitura!

Desconstruindo a inteligência emocional para contadores

A inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros. O termo foi popularizado pelo psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, em 1995. 

A popularização veio através do lançamento de seu livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, um best-seller com mais de 5 milhões de cópias vendidas. Veja as dimensões essenciais destacadas por ele:

  • Autoconsciência: é o alicerce da inteligência emocional. Trata-se de ter consciência das próprias emoções, sentimentos, forças e fraquezas. A autoconsciência permite uma compreensão mais profunda de como nossas emoções influenciam nossas ações e tomadas de decisão.
  • Autogerenciamento: refere-se à capacidade de controlar e regular as próprias emoções, especialmente em situações desafiadoras ou estressantes. Isso inclui a habilidade de lidar com o estresse, manter o equilíbrio emocional e permanecer focado nas tarefas mesmo sob pressão.
  • Empatia: essencial para relacionamentos saudáveis, a empatia envolve a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas dos outros. Ao praticar a empatia, podemos fortalecer conexões interpessoais e desenvolver uma comunicação mais eficaz.
  • Gestão de relacionamentos: esta dimensão diz respeito à capacidade de construir relacionamentos positivos e produtivos. Isso, tanto com os colegas de trabalho, superiores e clientes quanto outras partes interessadas. A gestão de relacionamentos envolve ouvir ativamente, resolver conflitos e trabalhar em equipeo
Contadores e a inteligência emocional como aliada

Inteligência emocional nos escritórios contábeis

Escritórios de contabilidade são ambientes intensos e dinâmicos. Neles, tomar decisões precisas, interagir com os clientes e a administrar o estresse são pontos cruciais para o sucesso. Veja a seguir alguns papéis vitais da inteligência emocional:

1. Melhor base para tomar decisões

Contadores precisam enfrentar decisões complexas que podem impactar significativamente a vida financeira de seus clientes. Esses momentos exigem equilibrar tanto os aspectos técnicos de gerenciamento econômico e tributário das empresas como as implicações emocionais, por exemplo, mostrar aos clientes o potencial que podem chegar com a tomada de estratégias e decisões corretas. 

2. Gerenciar o estresse

A temporada de impostos, prazos apertados e demandas constantes podem gerar altos níveis de estresse nos escritórios de contabilidade. A inteligência emocional é quem faz os profissionais lidarem de maneira mais saudável, reduzindo riscos de exaustão e burnout nessas situações. 

Nesse sentido, quem domina essa habilidade conhece suas emoções e sabe o momento certo de equilibrar o profissional e o pessoal, além praticar técnicas de relaxamento como a respiração profunda, a meditação e até mesmo os exercícios físicos para acalmar a mente. 

3. Comunicação eficaz

Os contadores precisam explicar informações complexas de forma clara e acessível aos clientes. Parafraseando um artigo da Forbes sobre os obstáculos da comunicação eficaz vemos que “a comunicação é a ferramenta de liderança mais poderosa que você possui”. 

Dessa forma, dominar essa habilidade melhora significativamente a comunicação interpessoal. Além de aprimorar a qualidade do atendimento e evitar mal-entendidos. 

4. Relacionamento com os clientes

A empatia é especialmente relevante para o setor contábil, pois os clientes estão constantemente lidando com questões tributárias estressantes. Profissionais emocionalmente inteligentes podem compreender e atender melhor às necessidades dos clientes, fortalecendo a confiança e a fidelidade.

Contadores que desenvolvem a inteligência emocional

Desenvolver essa competência no ambiente de trabalho oferece inúmeros benefícios para o contador e a empresa. Seja um dos contadores que usam a inteligência emocional como aliada. Algumas das principais vantagens incluem:

  • Espírito de equipe: fomentar um ambiente de trabalho colaborativo, onde os membros da equipe valorizam e respeitam as perspectivas uns dos outros. Isso resulta em maior coesão e produtividade do grupo.
  • Maior produtividade: quem desenvolve técnicas de inteligência emocional consegue lidar melhor com interrupções e desafios no trabalho. Dessa forma atinge um nível maior de eficiência e produtividade.
  • Fidelização de clientes: as pessoas se sentem mais valorizadas quando interagem com profissionais que demonstram empatia e compreensão. Clientes satisfeitos têm maior probabilidade de retornar aos serviços do escritório de contabilidade.
  • Redução de conflitos: a inteligência emocional ajuda a minimizar conflitos.O motivo? Profissionais que possuem essa habilidade são capazes de entender outros pontos de vista e responder de forma construtiva.

Contadores e o propósito da inteligência emocional

Para promover a inteligência emocional entre os contadores e colaboradores de um escritório contábil, algumas estratégias podem ser implementadas. A seguir, apresentamos algumas delas para ajudar a transformar seu negócio.

  • Programas de treinamento: ofereça treinamentos e workshops sobre inteligência emocional, destacando seus benefícios para a vida profissional e pessoal.
  • Liderança exemplar: os líderes podem servir como modelos de inteligência emocional, praticando a empatia, escuta ativa e demonstrando um estilo de liderança que valoriza o bem-estar emocional dos colaboradores.
  • Feedback construtivo: criar uma cultura de feedbacks individuais que incluam aspectos relacionados à inteligência emocional. Essa prática vai desenvolver sua liderança e a de seus colaboradores. 
  • Incentivar o autogerenciamento: promover a prática de técnicas de gerenciamento do estresse, como a meditação e a prática de atividades físicas. Elas ajudam a manter o equilíbrio emocional.

Em outras palavras, a inteligência emocional é uma habilidade indispensável em qualquer ambiente de trabalho, especialmente na contabilidade. O desenvolvimento dela cria uma cultura forte entre os contadores. Para além de todos os impactos positivos que sobressaem a organização, o relacionamento com os clientes se torna mais saudável. 

Ou seja, se você ainda não investe nessa competência, agora é a hora de fazer sua empresa alcançar o próximo nível. Para te inspirar nesse momento, a dica final é maratonar a série  “O Efeito Você”. São 8 histórias especiais entre contadores e clientes te esperando nos nossos canais.

Artigos relacionados