Baixar notas fiscais eletrônicas é de suma importância para as empresas, e a falta desse procedimento pode causar diversos problemas, sendo um deles a chegada de multas. Logo, na internet, existem diversas opções de realizar a baixa desses arquivos XML. Sobretudo, a mais comum é acessando pelo portal da SEFAZ, de maneira gratuita. Antes de tudo, neste artigo explicaremos o passo a passo deste processo. Boa leitura!
Comece pela SEFAZ
Primeiramente, você precisa acessar o portal de SEFAZ, e em seguida, digitar a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. Depois, clique em “eu não sou robô” no recaptcha.
Contudo, clique em download do documento e escolha o certificado. De modo que, em seguida, escolha o diretório de onde você irá salvar o seu XML da nota fiscal.
Pronto! Você terá a nota armazenada no seu computador, autorizada e com validade jurídica. Com isso, vale lembrar que quando salvamos a nota fiscal, ela fica armazenada eletronicamente em um arquivo do tipo XML. Dessa forma, para certificar e garantir a sua validade, é utilizada uma assinatura digital.
Baixe os arquivos XML em lote
Agora se você precisa baixar os arquivos XML em lote, com mais agilidade e em tempo real, temos uma dica especial para você. O SIEG HüB.
Com ele, você pode baixar os XML em lote, automaticamente. Além disso, você terá acesso a relatórios personalizáveis, impressão de DANFES, além de oferecer armazenamento dos documentos fiscais na nuvem, com mais organização, evitando a perda de seus arquivos.
Devemos salientar que o XML precisa obedecer um padrão nacional de escrituração fiscal e que seu envio ao comprador é obrigatório. Além dessa obrigação, o XML deve ser armazenado por, no mínimo, cinco anos — tanto pelo comprador como pelo fornecedor.
Investir em um software de gestão que armazene os arquivos de maneira otimizada, como o SIEG HüB, é de suma importância, pois ele armazena todas as notas em ambiente seguro, podendo ser apresentadas e consultadas a qualquer momento.
Gostou do nosso artigo sobre resgatar XML e quer saber mais sobre o software de gestão de documentos fiscais da SIEG? Basta entrar em contato conosco gratuitamente por meio do atendimento online ou solicitar o nosso contato via telefone, por meio do nosso site.