Já conferiu a nova regulamentação sobre a NFS-e Nacional? É que agora o Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) propõe um padrão para a emissão de NFS-e a nível nacional. A ideia é criar um ambiente digital que assegura a integridade dos dados, bem como disponibilizar informações para os empresários e simplificar as integrações com as prefeituras.
Seguindo essas implementações, atualizamos nosso sistema para que você possa fazer o download automático das NFS-es padrão nacional através do SIEG HüB. Ou seja, pode confiar na SIEG que a gente resolve essa para você. O nosso compromisso é de seguir evoluindo para oferecer as melhores automações do segmento contábil com todos os ajustes e facilidades que precisa.
Nesta quarta-feira (01), fizemos um Webinar detalhando todas as mudanças para a nossa base de clientes. A partir disso, selecionamos as principais perguntas e respostas para te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Se liga!
Principais dúvidas
1) Vamos conseguir capturar os serviços tomados de qualquer município?
O SIEG HüB irá capturar as notas de serviços tomados de qualquer município, sem limitação, desde que a empresa prestadora do serviço seja um MEI. Isso ocorre devido ao MEI ser, atualmente, o regime que utiliza obrigatoriamente o padrão nacional da NFS-e.
2) Como capturar NFS-e Nacional com certificados já cadastrados?
Para os certificados já cadastrados no SIEG HüB será necessário apenas editar o cadastro do certificado e marcar a opção NFS-e Nacional. A atualização dos certificados deverá ser feita por empresa neste primeiro momento. Referente ao AutodocS, o SIEG HüB continua baixando as notas normalmente.
3) Consigo capturar as NFS-e Nacional com o certificado A1 do contador?
Para capturar a NFS-e pelo Portal Nacional é necessário cadastrar o certificado A1 da empresa. No momento não está disponível a opção para utilização da procuração, do login gov.br, ou pelo certificado A3. Em breve traremos atualizações sobre esses pontos.
4) Após marcar a opção NFS-e Nacional, em quanto tempo as notas estarão disponíveis?
Após a atualização, as notas estarão disponíveis na próxima consulta do certificado. Serão capturados todos os arquivos de notas emitidas e recebidas no modelo padrão nacional disponíveis no Portal. Já nas consultas seguintes, as notas serão baixadas de acordo com a emissão do cliente.
5) Para conseguir importar é necessário o município estar com cadastro conveniado e ativo no Portal da NFS-e Nacional?
O MEI é obrigado e realizar a emissão da nota fiscal de serviço através do Portal Nacional, deste modo não é necessário existir o convênio para que o SIEG HüB capture as notas, apenas o certificado A1 do MEI.
6)As prefeituras que ainda não aderiram ao Portal Nacional para NFS-e continuarão da forma antiga?
As consultas continuarão sendo realizadas também no portal municipal desde que o portal esteja disponibilizando acesso ao MEI. Para as empresas de outros portes e regimes tributários que não estão obrigadas a emitir no modelo nacional, a consulta será mantida no padrão atual. Na medida em que tivermos atualizações dos municípios, traremos novidades a respeito.
Em caso de mais dúvidas acesse nosso chat ou nossos canais de comunicação. Estamos sempre prontos para te atender.