INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

Como aumentar o faturamento no mês do imposto de renda, sem depender do imposto de renda

Sabia que você pode aproveitar os clientes de imposto de renda para gerar novas oportunidades de negócio contábil? Leia o nosso blog post e saiba como fazer. 

 

Não é novidade para nenhum contador que o mês do Imposto de Renda é um dos mais agitados no escritório. A própria Receita Federal mostra o quanto o número de declarações enviadas vem aumentando. Em 2019, o número de contribuintes que entregaram o documento foi de mais de 30 milhões. 

Nesse cenário, muitos clientes não recorrentes aparecem para fazer a declaração dos ganhos anuais e a equipe precisa dar conta de atender toda essa demanda. Porém, mais do que um mês cheio de trabalho, é também um mês de faturamento certo. 

Mesmo que esse aumento nos lucros seja positivo, ainda é grande o número de profissionais que se limitam a essa receita. Assim, não enxergam as oportunidades que podem surgir da situação. Por isso, criamos este blog post que traz essa nova visão para o seu dia a dia e para os seus números. Continue lendo abaixo e saiba mais!

As oportunidades geradas pelo IR

Alguns contadores não pensam em vender nessa época do ano. Ficam tão imersos em entregar as declarações de imposto de renda e não se dão conta que podem transformar esse aumento esporádico de clientes em uma oportunidade. Outros até pensam, mas têm dificuldade de vender ou prospectar porque ficam atolados de trabalho. Então, como fazer para ter um olhar empreendedor nesses momentos?

Sabemos que existem algumas pessoas que aparecem só no mês de abril e é nesses que você precisa focar. A ideia é entender a situação, quais oportunidades são encontradas ali e como você pode abordá-lo para apresentar seus serviços. Recentemente fizemos uma live com o Leandro Bueno, contador e CEO da São Lucas Assessoria Contábil. Na nossa conversa, Leandro passou dicas muito legais sobre o assunto. Se você quiser assistir, é só clicar aqui

O ideal é fazer a venda durante uma conversa, mostrando preocupação com os bens da pessoa. Por exemplo, se você perceber que existe uma oportunidade de diminuição da carga tributária, por que não se oferecer para resolver? O que você precisa é enxergar a chance que não está explícita e mostrar o quanto ela seria benéfica para aquele consumidor que já confiou em você. Mas lembre-se: disponibilizar o seu trabalho não é apenas brigar por preço. É mostrar o quanto ele ganha com essa contratação. 

Mas, esse olhar não deve depender só de você. Toda a equipe deve estar treinada para mostrar um serviço mais sofisticado ou que faça sentido em conjunto com aquele já contratado pelo cliente. Esses são os conceitos de upsell e cross selling, usados principalmente em empresas de tecnologia, mas que se encaixam muito bem nessa situação. 

No próximo tópico, vamos dar algumas dicas de ações que você pode fazer no escritório contábil para colocar em prática esse olhar vendedor. Vamos conferir?

Dicas de estratégias para aumentar o faturamento a partir do IR imposto de renda

Ainda dá tempo de aplicar algumas estratégias com os clientes de imposto de renda deste ano. Afinal, a entrega da declaração foi adiada para o fim de maio. Por isso, separamos 4 dicas para você colocar em prática no seu escritório.  

A primeira ideia é incentivar aqueles que são autônomos a se profissionalizar e criar uma empresa. Esse é um serviço que você pode oferecer e que além de ajudar, gera mais faturamento. Apresente todas as vantagens dessa troca focando nos benefícios para ele. Pense principalmente na ajuda e não na sua venda.

Outra estratégia muito interessante é a indicação. Cerca de 92% dos consumidores no mundo dizem que confiam completamente na indicação de um amigo ou familiar, principalmente quando comparado a qualquer outra forma de propaganda. 

Comece pedindo um feedback, entendendo se a sua equipe está atendendo às expectativas. Depois, peça para o cliente separar 1, 2, 3 nomes de amigos que ele acredita que se beneficiariam com o trabalho de um bom contador. 

Imagine que você faça 50 declarações de imposto. Se cada uma dessas pessoas lhe der uma indicação, já são 50 novas oportunidades de fechar negócio. Se quiser saber mais sobre programas de indicação na contabilidade, é só clicar aqui

Por fim, você também pode oferecer consultoria. Coloque-se à disposição para avaliar a situação do negócio e apontar os melhores caminhos. É um serviço que exigirá só de você ou de alguém da equipe preparado para tal. 

Bom, agora que você já conheceu uma nova maneira para gerar mais dinheiro para a sua contabilidade sem depender do IR, saiba porque você deve aproveitar essas oportunidades. 

Por que devo aproveitar essas oportunidades? imposto de renda

Para começar, é uma chance de gerar mais lucro para o seu escritório contábil. Isso quer dizer que você poderá fazer mais investimentos, contratar mais pessoas, melhorar processos ou ampliar o negócio, por exemplo. 

Além disso, depender só do IR como faturamento é um risco muito grande. Isso porque, os clientes que surgem nesse momento do ano não são constantes, tornando o imposto de renda uma receita temporária e esporádica. Ou seja, não dá pra contar com um dinheiro que pode ou não entrar no caixa da empresa. 

 

Pronto para começar? Agora você já pode começar a colocar em prática o que aprendeu aqui. E se quiser aprender mais ou ficar atualizado de tudo que acontece na contabilidade, cadastre-se na nossa newsletter! É só acessar esse link: quero me cadastrar na newsletter.

Artigos relacionados