INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

contabilidade produtor rural

Contabilidade digital como aliada do produtor rural

Onde houver atividades produtivas, a contabilidade se apresentará como uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento dessas operações e para o bom entendimento do custo dos itens produzidos. Sabemos que a organização contábil de uma empresa é fundamental para o seu crescimento e sucesso. Dito isso, você já pensou em adicionar a contabilidade para produtor rural no seu portfólio de serviços? A contabilidade digital pode atuar como uma grande aliada do produtor rural! 

Existem algumas peculiaridades importantes para atender este público, no entanto, o objetivo é o mesmo da contabilidade para empresas de outros segmentos. É fundamental registrar as atividades do negócio e produzir informações confiáveis para orientar a tomada de decisão, tendo como horizonte o crescimento e sustentabilidade da empresa, que neste caso é uma empresa rural. Explicamos um pouco sobre estas particularidades a seguir.  Boa leitura! 

  • Uma oportunidade para o contador e uma necessidade para o produtor

O agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira e os produtos do campo geram riqueza e empregos para todo o país. Com sua constante modernização e crescimento, o produtor rural precisa se conscientizar cada vez mais sobre a necessidade e importância de uma gestão otimizada. A contabilidade é um imperativo para controlar as atividades e os resultados, seja de um minifúndio, seja de uma grande propriedade. 

Dessa forma, o contador se torna um aliado essencial para auxiliar o produtor rural a ampliar a visão sobre o seu negócio.  Por meio dos resultados trazidos pela regularização das atividades e do fornecimento de informações estratégicas  ele poderá traçar caminhos fundamentais para o sucesso do empreendimento rural. 

No entanto, como já explicamos, a contabilidade rural tem algumas particularidades que pedem cautela, bem como desafios a serem superados. Você vai precisar de conhecimentos específicos que vão além da contabilidade geral. Reunimos algumas informações básicas sobre a contabilidade rural, para que você possa começar a atuar nessa área.

 

  • O que é contabilidade rural 

A contabilidade rural, nada mais é que a contabilidade que cuida das questões fiscais e tributárias das propriedades rurais, gerenciando o negócios de cada cliente de maneira que ele se mantenha dentro da legalidade, da mesma maneira que nos negócios urbanos. Os ativos e passivos dos negócios mudarão, mas as vantagens de uma contabilidade moderna e eficiente será equiparável e vantajosa como em todos os outros setores. 

Através dela é possível controlar a propriedade rural nos aspectos financeiros e econômicos e assim, consequentemente, também nos aspectos administrativos, pois,  ao entender o ponto de equilíbrio da empresa – o quanto o cliente precisa gerar de receita a fim de cobrir as despesas e conseguir ter lucro -, será possível realizar melhores tomadas de decisões. As tomadas de decisões, por sua vez, auxiliarão no desenho de novas estratégias para melhorar os resultados e possibilitar o aumento de lucro e de produtividade. 

 

  • Controle gerencial 

Com medidas simples é possível ter um excelente controle gerencial da empresa rural e, como resultado, agregar valor aos serviços entregues pelo seu negócio contábil. 

Sem o controle gerencial, o empreendedor terá de lidar com fatores como o desconhecimento dos resultados do negócio, aumento ou diminuição das atividades exploradas sem base concreta, sofre maior risco de realizar investimentos desnecessários. Além disso,  terá muito mais facilidade de endividamento e perda de ganhos que poderiam ser obtidos com uma melhor produtividade.

Em contrapartida, recorrendo a um bom controle gerencial, o empresário terá em mãos diversos indicadores estratégicos e importantes que mostrarão a viabilidade do negócio, grau de endividamento, porcentagem da utilização de capital de terceiros, resultado total e resultado por hectare, entre outros. 

 

  • Livro Caixa Digital do Produtor rural 

Um dos maiores desafios dos contador que tem em sua carteira de clientes empreendedores rurais, é conseguir lidar com a organização dos dados contábeis, que muitas vezes é deixada para ser feita após a safra. Para evitar essa dificuldade, é importante frisar os riscos de multas e sanções ocasionados por essa prática, diante da quantidade de dados e informações que precisam ser apuradas e dos prazos da rotina contábil, incluindo a entrega do Livro Caixa Digital. Mas o que é o Livro Caixa Digital? 

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), instituído por meio da Instrução Normativa rfb nº 1.848/2018 e em vigor desde 2019, está integralmente ligado ao SPED e é um instrumento de escrituração contábil para pessoas físicas que mantêm operação rural. 

Seu objetivo é apurar os resultados da atividade no campo como receitas, despesas de custeio e investimentos realizados pelo produtor rural durante o ano. Deve ser entregue anualmente, junto com a entrega do IRPF. Atualmente, a obrigatoriedade de entrega é para produtores que excedam o valor de R$4,8 milhões de faturamento por ano, conforme Instrução Normativa RFB nº 1903, de 24 de julho de 2019. 

É importante saber que existem diferentes multas e penalidades para as diversas situações, tais como a perda do prazo de envio, omissão de informações, envio incorreto de dados, não cumprimento de obrigações. Os valores das multas variam de, no mínimo R$50,00 até 1,5% do valor das transações comerciais. Além disso, pode ocorrer a suspensão ou cassação da inscrição do produtor.  Por isso, o Livro Caixa Digital deve receber toda atenção necessária. 

 

  • Alguns aspectos importantes  contabilidade digital como aliada o produtor rural

Tanto o contador quanto o cliente devem estar atentos a alguns fatores. O produtor rural deve observar as informações referentes à receita bruta, que provêm:

  • Da venda de produtos agropecuários, acrescido de valores referentes à venda de bens e benfeitorias, utilizados na exploração da atividade rural;
  • De valores relativos à entrega de produtos agropecuários por meio de permuta ou dação de pagamento; 
  • Do valor pelo qual o subscritor transfere os bens e direitos utilizados na exploração da atividade rural, bem como os produtos e os animais delas decorrentes, a título de integralização de capital.

Atenção: os valores referentes à venda de terra nua não devem ser incluídos no cálculo da receita bruta. 

Também é importante observar investimentos e despesas que podem ser dedutíveis do resultado da apuração. As despesas abrangem os gastos necessários à manutenção da fonte pagadora e à percepção de rendimentos da atividade rural e são considerados como investimentos aqueles que visam à melhoria da produtividade, à expansão da produção e ao desenvolvimento da atividade rural. 

Contabilidade Produtor rural

  • Facilitando a contabilidade rural do seu cliente contabilidade digital como aliada do produtor rural

1- Elabore um Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é fundamental para o medir a saúde financeira de qualquer empreendimento e com a contabilidade rural não seria diferente. Isso porque, com ele você consegue acompanhar as movimentações financeiras da empresa por meio da entrada de receita e saída de despesas e saber qual o capital de giro do seu cliente. 

Com essas informações bem organizadas o seu cliente conseguirá planejar os gastos e ficar melhor preparado para eventuais despesas não planejadas e, claro, contar com a maior precisão de dados possível sempre será fundamental para os processos estratégicos e de tomada de decisão.

2- Faça o inventário da propriedade rural

Esse é outro ponto importante para a gestão do negócio do seu cliente. O inventário é o primeiro levantamento a ser feito em um ano contábil, pois permite conhecer a evolução do balanço patrimonial, permitirá o cálculo dos custos das depreciações e remunerações do capital. Além disso, para organizar o fluxo de caixa e otimizar a contabilidade rural é importante ter registrado todos os ativos e passivos referentes à atividade.

No registro são levados em conta a terra, benfeitorias, máquinas e implementos agrícolas, culturas permanentes, animais em estoque, entre outros. 

3- Controle de custos 

O controle de custos merece atenção especial na contabilidade rural, já que é preciso garantir que o produto final cubra todos os gastos e investimentos por um longo período. Alguns exemplos de custos diretos são sementes, fertilizantes e mão de obra da lavoura. Custos indiretos envolvem pagamento de galpões de armazenagem, aluguel de maquinário, serviços mensais. É preciso também levar em conta os custos e despesas de depreciação, amortização e exaustão (esgotamento de recursos naturais) 

Usar essas  informações trará uma excelente melhoria na gestão financeira da propriedade e decisões a respeito de expansão ou melhorias das atividades econômicas podem ser norteadas através destes dados. O seu cliente entenderá melhor o comportamento dos preços dos insumos gastos e conseguirá enxergar melhor os custos de safras anteriores, podendo assim, planejar melhor as ações futuras para aumentar a rentabilidade da produção rural. 

 

  • SIEG como pilar estratégico e fator facilitador

Se no ambiente urbano ainda existem muitas empresas sem o controle e planejamento adequados, na zona rural essa situação é ainda mais comum. Um dos grandes desafios é mostrar as vantagens da contabilidade para o produtor rural. Para auxiliá-lo nessa jornada, abordamos até aqui alguns aspectos importantes. No entanto, muitos contadores que já atuam na área relatam dificuldade em conseguir expandir seu trabalho e até mesmo conscientizar os empreendedores rurais quanto à importância da contabilidade na gestão e na regularização do agronegócio. O que fazer, então? Se valer da contabilidade digital é a resposta.

A chegada da tecnologia na área rural tem trazido inúmeros avanços e apresentar a contabilidade digital aos seus potenciais clientes certamente fará toda diferença, porque ela  traz ainda muito mais benefícios para o produtor rural. Além de todas as vantagens da contabilidade tradicional, com o auxílio da tecnologia, o serviço prestado pelo contador ganha muito mais valor, agilidade, segurança e precisão. 

Contabilidade Produtor rural

  • Inúmeras vantagens contabilidade digital como aliada do produtor rural

A SIEG proporciona para o contador uma gestão inteligente e completa de todos os documentos fiscais existentes (inclusive NF-e e CT-e para o e-CPF), além de possibilitar uma maior integração entre cliente e contabilidade, pois os nossos benefícios e soluções se estendem também para o seu  cliente, inclusive nossos canais de atendimento. 

Como um dos maiores desafios é conseguir organizar, buscar ou recuperar notas fiscais do produtor, a captura automatizada é um grande diferencial. Além disso, é possível recuperar notas do passado no período de até 5 anos. Com SIEG, contador e cliente conseguem organizar documentos, justificar despesas, avaliar possíveis benefícios tributários e a  realização do Livro Caixa Digital, ITR, IR e DAP são facilitadas. Além disso, todos os XML’s são armazenados em nuvem, acessíveis a ambas partes através do HüB SIEG num espaço compartilhado onde também é possível enviar guias de pagamentos e outros documentos importantes. Em suma, você estará 100% integrado à empresa rural, com acesso em tempo real aos documentos fiscais. 

 

Entre em contato conosco, conheça melhor as nossas soluções e prepare-se para se aventurar na contabilidade rural! 

 

Artigos relacionados