INSIRA AQUI UM AVISO IMPORTANTE!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Saiba mais

certificado digital

Certificado Digital e Nota Fiscal: Hora de tirar suas dúvidas

A Certificação Digital é uma tecnologia que garante proteção às transações e serviços digitais e foi desenvolvida para garantir autenticidade, confidencialidade e segurança das informações, através da criptografia de dados. No Brasil, vem sendo utilizada desde o ano de 2001 e, em 2007, com o surgimento do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, a Receita Federal e, mais tarde, também fiscos estaduais e municipais passaram a exigir o envio de declarações das empresas por meio eletrônico. Por fim, em 2008, a Nota Fiscal Eletrônica começou a ser implantada no país. certificado digital

Desde então, gradativamente, a rotina contábil tem se modernizado com velocidade, sem perder segurança. O uso dos certificados digitais se torna indispensável para manter os documentos fiscais eletrônicos com validade jurídica e é de suma importância para a gestão dos arquivos fiscais da sua empresa. Pronto para saber mais sobre o Certificado Digital?  Acompanhe o artigo!   xml de nf

 

Conhecendo mais sobre o Certificado Digital

Na verdade, o certificado digital funciona como uma Identidade Digital, uma assinatura eletrônica, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada, e tanto pode ser utilizado para a pessoa física como para a jurídica. Sua função, além de facilitar transações comerciais online, como emitir notas fiscais e regularizar negócios, é também proporcionar a segurança dessas pessoas e empresas. Através de algoritmos encriptados, o certificado digital é capaz de embaralhar os dados, evitando invasões e roubo de seus documentos na internet.

Com ele, simplificamos processos burocráticos, não precisando mais ir a cartórios e pagar taxas para emissão de documentos e procurações, otimizamos o tempo e reduzimos custos ligados à compra, impressão e armazenamento de papel, melhorando assim a eficiência operacional, permitindo que empresa e seus colaboradores foquem energia em auditorias, conferências e validações, além da possibilidade de executar outras tarefas.   xml de nf

 

Obtendo um Certificado Digital

O primeiro passo para criar um certificado é escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona como uma espécie de “cartório” digital e é uma empresa habilitada pela Receita Federal e credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) e, a partir disso, solicitar sua emissão. Após efetuar o pagamento e preencher a documentação solicitada pela AR de acordo com o tipo de certificado escolhido e o tipo de empresa solicitante, será agendado uma validação presencial de toda a documentação. Por último, ocorrerá a instalação e o processo de implementação do certificado será finalizado. Para conhecer as Autoridades Certificadoras credenciadas da sua cidade basta acessar o site do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).   xml de nf

 

Tipos de Certificado

Existem certificados digitais com diversas finalidades, cada tipo tem uma utilização específica. A depender das necessidades de sua empresa, pode ser preciso utilizar mais de um. Nos aplicativos da SIEG utilizamos os modelos NFe, e-CPF e e-CNPJ, os mesmos utilizados na comunicação com a Receita Federal e que permitem a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Só esse ano foram emitidos mais de 3 milhões de novos certificados digitais, um número 61% maior de emissões em relação ao ano 2019. De todos os certificados ativos atualmente, apenas   0,4% deles não são do tipo A1 ou A3. Saiba um pouco mais sobre eles:

 

  • Certificado tipo A1 – Com validade de 1 ano, é um arquivo digital, geralmente em formato .pfx ou .p12, que deve ser instalado diretamente em um computador. Ele não depende de tokens ou cartões para o seu uso, desta forma sua empresa precisa apenas de um certificado para a matriz e as filiais. Além disso, é possível criar cópias para outras máquinas, fazer backup de segurança do arquivo, hospedá-lo no servidor da empresa ou importá-lo em softwares de emissão de nota fiscal eletrônica, no qual a assinatura é feita de forma automatizada. Com ele, você poderá executar vários processos simultâneos e initerruptamente. Sua senha de acesso precisa ser digitada uma única vez durante a instalação.

 

  • Certificado tipo A3 – Em sua maioria, tem validade de 3 anos e, diferentemente do certificado A1, é armazenado e emitido em mídias portáteis, sejam elas tokens (similares a um pendrive), smartcards (cartão com chip) ou diretamente em nuvem. Ele não pode ser extraído ou copiado para outra mídia, mas pode ser instalado e utilizado em qualquer computador, sendo necessário que ele permaneça conectado à máquina durante todo o tempo de uso. O seu acesso é, obrigatoriamente, protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação, solicitados a cada vez que o certificado for utilizado.

 

certificado digital

 

Consultando documentos fiscais eletrônicos

É importante frisar que, desde 07 de julho de 2020, a SEFAZ tornou obrigatório o uso de certificado digital para a consulta completa de XML da NF-e.

Agora que você já sabe a importância da utilização do documento para a sua empresa, saiba que as soluções SIEG são compatíveis com os dois certificados e com eles é possível baixar e armazenar suas notas sem manifestar e gerir com eficiência, rapidez e organização todos os seus documentos fiscais.

Clique aqui e veja como cadastrar o certificado A3 em nosso sistema.   xml de nf

Se a sua dúvida é com a instalação do certificado A1, clique aqui e saiba mais.

 

Artigos relacionados