Blog Post

Case de sucesso SIEG Soluções e Federal Petróleo<span class=6 min read">
Cotidiano Contábil, Tecnologia

Case de sucesso SIEG Soluções e Federal Petróleo6 min read

A Federal Petróleo tinha um problema: atuando em um mercado acirrado e de vital importância para o país — o setor de combustíveis —, a empresa enfrentava alguns obstáculos relacionados às suas obrigações contábeis. Para otimizar esses procedimentos, a companhia buscou um parceiro de peso.

A seguir, vamos apresentar mais um Case de Sucesso SIEG Soluções inteligentes, mostrando que como a empresa pernambucana sempre valorizou o investimento assertivo em tecnologia de ponta, esse encontro se deu de forma natural. Continue a leitura para entender melhor!

As adversidades que a Federal Petróleo enfrentava

A Federal Petróleo, empresa pernambucana e genuinamente nacional, firmou uma parceria com a SIEG Soluções Inteligentes para otimizar o trabalho contábil obrigatório da companhia.

Mário Gomes, gerente de TI da Federal Petróleo, conta que depender dos próprios fornecedores para baixar e capturar as notas fiscais de forma manual era um fator preocupante. Isso porque mesmo com o envio de cartas, muitos deles ainda assim ignoravam os pedidos. Com isso, agilizar o trabalho contábil se tornava cada vez mais difícil!

Tal como muitas outras companhias, a instituição teve que se adaptar à nota fiscal eletrônica, instituída em 2008, e destinada a armazenar informações geradas com a emissão de documentos contábeis de entrada ou saída.

A inovação coincidiu com um investimento mais robusto em tecnologia por parte da empresa, o que a levou à ascensão.

A adoção de soluções digitais para desburocratizar o negócio

A Federal Petróleo está em funcionamento há 19 anos (período em que alcançou abrangência nacional), e a empresa está presente em diferentes regiões do país — nordeste, sudeste e centro-oeste. São 80 postos federados e 120 funcionários alinhados com um único propósito: gerar o melhor combustível para os seus clientes.

Com toda essa estrutura e alcance, foi necessário potencializar os serviços com o uso inteligente da tecnologia. Com soluções digitais aplicadas ao negócio, ficou mais fácil lidar com um setor dinâmico, como o ramo de combustíveis.

Mário explica que são muitas as mudanças na legislação desse setor, já que se trata de uma área especial para o país, em que muita receita é gerada. Daí a necessidade de ampla fiscalização, tanto na distribuição como na entrega de combustível aos postos.

Nada melhor para otimizar todo esse processo, portanto, do que a aplicação de ferramentas digitais para agilizar as rotinas empresariais. Os acionistas da Federal Petróleo, segundo Mário, “enxergam a tecnologia como um investimento e não como mero custo”. E foi assim que a parceria entre duas companhias sérias começou!

A entrada da SIEG Soluções Inteligentes

O gerente de TI da Federal Petróleo vê com bons olhos a transição para a nota fiscal eletrônica, em 2008. Ele conta que a empresa costumava escriturar as notas fiscais manualmente. O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) era analisado e escriturado por meio do sistema integrado de gestão, conhecido como ERP. No entanto, esse processo gerava muitos erros.

Mário continua: “Posteriormente, o fornecimento do arquivo XML se tornou obrigatório. Porém, fornecedores não enviavam esses documentos, mesmo que o nosso sistema já os importasse”.

O gestor esclarece ainda que a importação minimiza erros, poupa tempo dos colaboradores e ainda diminui riscos de penalização na entrega das obrigações acessórias. E foi nesse momento que a SIEG entrou com a captura dos arquivos.

A Federal Petróleo utiliza o NF-e Sieg, uma solução digital que possibilita que o usuário baixe e capture as notas fiscais eletrônicas sem se manifestar, automaticamente, direto da Receita Federal. Como os profissionais contábeis alocados no país todo são responsáveis pela condução fiscal de suas organizações, é perigoso aplicar o aceite  automático às notas.

Além de evitar esse procedimento, o NF-e Sieg ainda torna mais prática a produção de relatórios contábeis personalizados para serviços de auditoria interna.

Um diferencial importante é que, em muitos casos, a pessoa que opera o software nem sabe que realizou o aceite automático. Essa ação causa a manifestação e é iniciada uma contagem de quinze dias, o que não ocorre com a ferramenta da SIEG.

Os resultados e geração do Case de Sucesso SIEG Soluções Inteligentes

A SIEG entrou com a captura dos arquivos, já que, de acordo com o gerente de TI da Federal Petróleo, os clientes não enviavam os documentos contábeis. Ao constatar a qualidade da tecnologia adquirida, a empresa aplicou o sistema em todas as suas filiais.

Dessa forma, os colaboradores passaram a captar as notas fiscais eletrônicas e escriturar dentro do sistema, em um processo em conjunto com o departamento fiscal, de forma automática.

Problemas relacionados a processos, como a escrituração de notas e obrigações acessórias, diminuíram de forma significativa, eliminando a maior parte do esforço manual. “A SIEG reduziu cerca de 80% dos problemas relacionados às escriturações de notas e obrigações acessórias que nós tínhamos”, explica Mário.

sieg

O auxílio e ferramentas da SIEG

Um diferencial significativo da companhia é que seus consultores especializados estão à disposição para lidar diretamente, tanto com a contratante quanto com as filiais. Isso garante a agilidade do suporte em caso de dúvidas, sem a necessidade de intermediação por parte da sede.

Os números da SIEG falam por si: mais de 50.000 companhias já utilizam suas ferramentas digitais de ponta, destinadas a otimizar o setor contábil das organizações. Com a implantação de um produto SIEG, o cliente tem o seu processo fiscal descomplicado e automatizado. Vamos conhecer algumas das soluções digitais:

  • NF-e SIEG: como vimos, a tecnologia possibilita que os arquivos XML sejam baixados automaticamente e sem a manifestação. O SPED mais rápido do Brasil, o NF-e SIEG, trabalha com as NFC-es e com arquivos SAT;
  • Cofre: gerencia as XMLs do mercado, proporcionando uma opção moderna de salvar os arquivos na nuvem. É possível armazenar NF-e, CT-e, NFC-e e quaisquer outros documentos;
  • Folha: sistema pioneiro na gestão das folhas de pagamento. Elimina a necessidade de digitação, gerando economia de tempo para o colaborador
  • Emissor: permite lançar nota fiscal de forma rápida, em poucos cliques. Com a interface bastante intuitiva, facilita o acesso aos documentos.

A SIEG apresenta soluções digitais que se adequam a diferentes tipos de negócio. Como já sugere o incrível número de parcerias firmadas, a empresa é referência em tecnologia de ponta aplicada à contabilidade.

Além disso, a instalação das ferramentas é fácil e o monitoramento e suporte são customizados de acordo com as demandas de cada cliente — como atesta esse Case de Sucesso SIEG Soluções inteligentes, em uma parceria consolidada com a Federal Petróleo.

Se você gostou do post e quer saber ainda mais sobre as tecnologias e a SIEG, aproveite a visita e entre em contato conosco. Dessa forma, podemos tirar as suas dúvidas e apresentar as nossas soluções digitais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *