Minuto SIEG!
Antes de seguir a leitura do artigo, queremos compartilhar uma informação importante com você que precisa baixar XML em lote, de Forma Segura e SEM MANIFESTAR automaticamente, direto da RECEITA FEDERAL. Conheça o NF-e SIEG, que é líder no país com mais de 60.000 usuários  99,9% satisfeitos – BAIXAR XML – SIEG

 

Olá Amigo Visitante,

Temos recebido uma avalanche de perguntas mensalmente em nosso blog de todos os tipos, e o assunto baixar XML é o que mais recebemos. Ex.: Porque  baixar XML é tão importante nos dias atuais e como ele pode ajudar ao setor contábil se blindar, evitando autos de infração dos clientes?

Para responder essa pergunta e muitas outras, preparamos um manual rápido, com dicas e sugestões que podem ajudar ao setor fiscal dos escritórios contábeis e/ou empresas.

Para não perdemos tempo, dividimos em dois grupos distintos, de como visualizar a necessidade/importância dos arquivos XML para cada público.

Grupo 1 – ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

Grupo 2 – EMPRESAS DIVERSAS

BAIXAR XML

Porque a Receita Federal criou as NFe, CTe?   BAIXAR XML

Antes de mais nada, vamos com um pouco de história…

A Receita Federal, para otimizar o controle de todas as operações de compra e venda no país, procurou automatizar o processo de emissão de Notas Fiscais e Conhecimentos de Transporte, visando um maior controle dos processos, possibilitando uma fiscalização em tempo real, aposentando o antigo processo, em que ela era a última a tomar conhecimento das operações no país.

Hoje com a possibilidade da alta tecnologia embarcada no processo de emissão de documentos fiscais, torna a fiscalização em tempo real possível, pois a geração de qualquer nota fiscal de entrada ou saída, é feita na base da receita e cada XML possui o seu respectivo protocolo de autenticidade/autorização no momento da emissão.

Porque preciso baixar XML e armazenar por 5 anos?BAIXAR XML

Baixar XML é uma tarefa rotineira entre os analistas fiscais, este arquivo deve ser armazenado por um período de 5 anos, caso a Receita Federal precise conferir as informações, elas devem ser apresentadas por meio eletrônico.

Além dessa necessidade,  baixar XML e armazenar automaticamente, possibilita a automação para o setor fiscal, independência e segurança. Pois as DANFes, como próprio nome diz, é um documento auxiliar para transporte. Desta forma, empresas que ainda insistem em armazenar as DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) não estão seguras. Este documento só serve para o acompanhamento do frete, pois nele está presente a chave de acesso para consulta do XML.

  1. Como baixar XML diretamente na SEFAZ?

A tarefa de baixar os arquivos XML na SEFAZ, não é uma tarefa muito fácil não, pois é necessário a digitação da chave de cada NFe, CTe, para ter acesso as respectivas XML.

Qualquer pessoa que possua o certificado digital, pode ter acesso a RECEITA FEDERAL e digitar as chaves de acesso (44 algoritmos) da Nota Fiscal. Sem o Certificado digital, somente poderá ser visualizado os dados das Nfe e/ou Cte, porém ão poderá baixar XML

É importante frisar, que a plataforma Sefaz não baixa XML em lote e ainda tem o captcha para complicar!

O download de NFes e CTes através da Sefaz só pode ser realizado nota por nota. Esse processo não é prático e nem eficiente.

Você pode está se perguntando: COMO BAIXAR XML DE FORMA AUTOMÁTICA E PRÁTICA?

Essa pergunta merece a sua atenção em especial, pois existem vários serviços na internet que prometem BAIXAR XMLefetuar esse processo de baixa de forma automática, porém não informam aos usuários que tudo que o aplicativo deles baixam é de forma errada. BAIXAM MANIFESTANDO… É isso mesmo! Dando ciência da operação, antes de conferir, se tudo que está dando ciência, realmente o seu cliente realmente concorda/comprou.

(SOMENTE É OBRIGADO DAR CIÊNCIA DE 100% DAS COMPRAS OS SEGUIMENTOS DE MEDICAMENTOS E COMBUSTÍVEIS). Caso sua carteira, não possua clientes desses seguimentos, não é obrigatório MANIFESTAR.

  1. BAIXAR XMLO que eu preciso para baixar XML? Chave de acesso e certificado digital

Uma dica interessante para localizar a chave de acesso da Nota Fiscal, é localizar o código de barras na DANFe, na parte superior do documento, ela fica logo abaixo.

Porque preciso do certificado digital, para BAIXAR XML?

O certificado digital é basicamente a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica. Ele é amplamente usado em documentos fiscais como NFes, CTes e ainda NFSes, pois os órgãos fiscalizadores, como a Sefaz ou prefeituras, através da transmissão das informações, apuram se os dados estão corretos e se são verídicos.

Não caia na roubada de baixar XML dando CIÊNCIA DA OPERAÇÃO, pois muitos  aplicativos ofereçem  BAIXAR XML, BARATO E FÁCIL. Atenção para a questão de segurança, pois é importante garantir a validade jurídica do seu documento fiscal.

  1. Como baixar XML de forma automática e SEM MANIFESTAR?BAIXAR XML

O dia a dia corrido do setor fiscal, alinhado com a desorganização dos clientes, é uma bomba relógio trabalhando em favor dos auditores fiscais. Pois é quase uma tarefa impossível, armazenar 100% das XML de entrada e de saída dos últimos 5 anos.

Somente com um sistema muito eficiente e preparado para isso, para conseguir organizar em pastas por: CNPJ, ANO, MÊS e ainda separar NOTAS CANCELADAS, NOTAS COM EVENTOS, etc. Após toda essa tarefa, gerar um BACKUP nas NUVENS DE FORMA AUTOMÁTICA, podendo ser acessado a qualquer tempo, de qualquer lugar.

 

 

Dado essa necessidade, é que nasceu há 9 anos a SIEG. Líder nacional no tratamento de XML, com mais de 60.000 usuários em todo o país,  e com 99,9% de satisfação. Investimos fortemente em processos seguros e já conquistamos grandes empresas nacionais e multinacionais, como:baixar xml

Confira mais clientes clicando AQUI

 

Armazenamento seguro de XML nas nuvens, no maior DATA CENTER do MUNDO – BAIXAR XML

Quem é comerciante ou tem um escritório de contabilidade, já sabe. Toda empresa tem que armazenar os documentos fiscais por no mínimo 5 anos. Essa obrigação é do contribuinte, porém muitos escritórios se aventuram nessa seara e prometem fazer o armazenamento.

Antigamente os investBAIXAR XMLimentos em ARQUIVOS MORTOS era uma dor de cabeça e alto investimento em profissionais habilidosos, para poder localizar com facilidade um documento fiscal.

Armazenamento de arquivos fiscais é obrigatório e pode trazer penalidade para quem não apresentar no momento da fiscalização.  A Falta de XML/notas fiscais podem acarretar em multas pesadas que podem até fechar empresas. Dependendo da quantidade de XML faltantes.

Dessa forma, vou fazer uma pergunta: VOCÊ TEM TODAS AS XML DA SUA EMPRESA E/OU DOS SEUS CLIENTES DOS ÚLTIMOS 5 ANOS? Não queremos te assustar, porém se sua resposta foi NÃO, você nos deixou preocupado! Não perca tempo, podemos resgatar alguns meses anteriores e te ajudar a colocar em dia o seu escritório.

Como armazenar as XML de forma SEGURA?  – BAIXAR XML

Você pode ter que investir bastante em processos complexos e nem tanto seguros:

  1. Armazenar em servidor robusto, porém com o risco de perda por vírus, umidade, hacker ou acidentes;
  2. Armazenar nas nuvens:

Essa ultima forma é uma tendência mundial, que tem levado a milhões de pessoas, a trocarem o armazenamento local, por virtual. Arquivos desde:  músicas, documentos office, backups etc… Porém vamos entender um pouco mais sobre armazenamento nas nuvens…

Muitas pessoas tem recorrido ao armazenamento em serviços gratuitos ex.: Google Drive e até o pagos para guardar as XML, porém, tem o maior trabalho todos os meses criando pastas e mais pastas e fazendo UPLOAD de forma manual.

Essa forma, além de cansativa, é passível de falha. Além da dificuldade para localizar a Nfe 15893433 emitida há 4 anos. As nuvens SIEG, faz busca otimizada e localiza uma Nfe, CTe, NFCe em menos de 5 segundos, através de 10 possíveis filtros inteligentes…

Quais as vantagens de BAIXAR XML no momento da geração pelo emissor?

Nos dias atuais, com a competição cada vez mais acirrada, clientes deixando as comprar o que precisa de ultima hora,  estoque mínimo entre outros pontos. Nunca foi tão necessário, que as informações sejam precisas, seguras e em tempo real.

Os empresários que confirmem essa verdade. É imprescindível que tudo que é gerado para uma empresa, possa ser conferido no momento da geração, pois só assim dará tempo, para correções de: especificações, quantidade,  frete, preço etc…

Além da conferencia de materiais solicitados aos fornecedores corriqueiros, pode ser detectado Notas não autorizadas/ indevidas, evitando assim tributação indevida.

Já para o setor fiscal, é um sonho poder ter independência e não ficar aguardando DANFes e ou envio de XML no fim do mês. Gerando perdas de prazo para gerar as obrigações ou trabalho em excesso, para processar dezenas de clientes em poucos dias. Com a SIEG, é possível obter em tempo real, todas as entradas e/ou saídas, de: NFe, CTe e NFCe…

Gere relatórios avançados e/ou básicos de forma personalizada para AUDITORIA – BAIXAR XML

baixar xml

Com nossa ferramenta de relatórios, você vai conseguir gerar, o relatório que você desejar, para auditar as entradas e/ou saídas do seu cliente.

Mesmo sem ter o menor conhecimento em programação. Todos os relatórios, são gerados em EXCEL.

Tenha na sua mão a mais poderosa ferramenta de edição e criação de gráficos do mundo.  Com SIEG você pode mais!

Caro leitor, quase não demos conta do tamanho do nosso post, para não tornar a sua leitura cansativa, confira outros posts aqui no blog, que temos muito material interessante para você.

Deixe abaixo seu comentário!

Além das dicas acima, temos muito a compartilhar acerca do nosso aplicativo, inclusive, você pode obter um lucro legal usando nossas soluções. Além de agregar valor ao seu escritório, hoje já são milhares de escritórios espalhados por todo o país, fazendo as baixas de XML de forma correta e segura.

Você também pode armazenar arquivos não fiscais e compartilhar com seus clientes, como:

folha, imposto de renda dos sócios, contratos sociais etc…

Solicite um consultor SIEG em sua cidade, que teremos o maior prazer em tomar um cafezinho com você.

Saudações,

Equipe SIEG